Conheça 5 alimentos que ajudam a combater o estresse

Você já deve saber que comer bem é fundamental para alcançar um estilo de vida saudável para o corpo e para a saúde, mas você sabia que também tem influência na nossa mente? Existem alguns alimentos que ajudam a combater o estresse de forma natural. Abaixo, nós listamos cinco deles!

Conheça os alimentos anti-estresse

A ansiedade figura entre as principais características do estresse, abrindo espaço para comportamentos como distúrbios alimentares. É comum recorrer à comida para se sentir aliviado nessas situações, o que tem uma explicação científica: durante os momentos de estresse, o corpo tenta controlar esse quadro liberando cortisol na corrente sanguínea. Essa substância tem um alto teor de açúcar, o que ajuda a liberar serotonina, desacelerando os batimentos cardíacos e oferecendo uma sensação de prazer e relaxamento. Em meio a isso, muita gente recorre a hábitos alimentares ruins, como o consumo de açúcares e gordura para garantir a mesma serotonina do cortisol.

Banana

A banana oferece nutrientes que estimulam a produção de serotonina. Ela é rica em vitamina B6, assim como em triptofano. Além de seu valor nutricional, essa fruta é bastante saborosa, podendo ser consumida de diversas formas e em inúmeros horários.

Chás

Os chás são ótimos para tomar no frio, ajudando o corpo a se manter quente e reduzindo a sensação constante de fome tão comum nessa época. Como se não bastasse, alguns são ótimos para acalmar, ajudando a lidar com o estresse. Entre os principais estão o de erva-cidreira, de passiflora, de camomila, de maracujá e de alecrim.

Cacau

O cacau também consiste em um alimento rico em triptofano, ajudando no processo de acalmamento. O ideal é que ele seja consumido em conjunto com outras frutas, como a maçã e a própria banana.

Amêndoas

As amêndoas têm uma lista interessante de nutrientes, como vitamina B2 e E, zinco e magnésio. Alguns deles são muito eficientes na produção de serotonina, aumentando os níveis no corpo. A dica, então, é comer um punhado ao dia, mas sem exagerar, já que amêndoas apresentam um valor calórico maior.

Laranja

Conhecida como fonte de vitamina C, a laranja também oferece magnésio, potássio e cálcio. Ela ajuda na redução do cortisol após picos de estresse e evita que esse hormônio fique no corpo, algo capaz de aumentar os índices de açúcar no organismo e auxiliar no ganho de peso.

Veja dicas gerais sobre como reduzir o estresse

Assim como a relação entre alimentação e estresse, há outros fatores que têm ligação direta com esse mal. Não há uma fórmula mágica para se livrar da doença, mas vale a pena adotar um conjunto de hábitos saudáveis. O que mais influencia no surgimento do estresse é um estilo de vida desregrado, incluindo a má alimentação, sono ruim, sedentarismo, gestão ruim de problemas pessoais e outras questões corriqueiras.

É preciso reformular todos as práticas rotineiras, adequando a vida a um modelo mais saudável. Entre as principais mudanças, você precisa dar atenção especial aos seguintes pontos: prática frequente de atividades físicas; alimentação saudável, livre de gordura, açúcar e alimentos de origem animal; atividades divertidas para lidar com a pressão cotidiana; sono adequado; bom relacionamento familiar, pessoal e no trabalho.

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