5 superalimentos para corredores turbinarem os treinos

O preparo para corridas exige dedicação não só com os treinos, mas também nos cuidados com os alimentos para os corredores. E isso é essencial, principalmente com o aumento no número de praticantes dessa modalidade.

A prática de corridas torna-se cada vez mais popular. Isso porque é uma forma de aliar práticas de atividades físicas com uma espécie de desafio que você se propõe constantemente. Para conseguir evoluir com consistência, é importante prestar atenção em muitos fatores: preparação física, hidratação e, também, alimentação — esse último é uma parte muito importante e que merece sua atenção.

Por esse motivo, preparamos este post para apresentar 5 superalimentos para corredores que vão revolucionar os seus treinos. Boa leitura!

A importância de uma boa alimentação para os corredores

Os treinos de corrida podem ser bastante eficientes e intensos, mas é imprescindível que outros cuidados sejam tomados, até mesmo para garantir a eficácia dos resultados.

Se, por exemplo, você se alimenta mal, ao consumir alguns alimentos que interferem na sua energia, pode ocorrer um processo de fadiga precoce. Com isso, os treinos não rendem como deveriam.

Além disso, uma alimentação equilibrada é capaz de ajudar no ganho de massa, responsável por sustentar os treinos. Também pode auxiliar na proteção das articulações e cartilagens, pontos importantes para garantir a longevidade como corredor.

É importante ressaltar que os resultados dos alimentos para os treinos não são imediatos. Ou seja, o esportista precisa manter esses hábitos saudáveis regularmente para que possa sentir os efeitos a longo prazo.

Os 6 principais superalimentos para corredores

Então, quais são os principais superalimentos que podem ser utilizados pelos atletas de corridas para melhorar seus rendimentos e garantir resultados cada vez mais eficientes. Veja os principais deles e seus benefícios!

1. Água

A água é um componente fundamental para todo esportista, e para os corredores isso é fundamental. Isso porque, durante a prática, há uma perda considerável de água por meio da transpiração, que precisa ser reposta tanto durante quanto após os treinos e a corrida em si.

Outra opção, caso você se enjoe facilmente de água, é consumir a água de coco. Além de auxiliar na hidratação, esse alimento também é capaz de fornecer minerais importantes como potássio e magnésio, que são fundamentais para as reações do metabolismo no processo de liberação de energia.

2. Oleaginosas

As oleaginosas (como castanhas, amêndoas, amendoim, nozes, entre outros) são importantíssimas para os atletas. Elas são ricas em triptofano, um aminoácido importante que participa da composição de serotonina, auxiliando em um melhor humor e, também, na regulação do apetite.

Também são ricas em magnésio, zinco e vitamina E, importantes para a composição da testosterona, que auxilia em um melhor rendimento, bem como melhoram a circulação sanguínea. E, também, são importantes fontes de proteína, que auxilia na composição da massa muscular, auxiliando na sustentação dos seus treinos.

3. Batata-doce

Muitos corredores, para manterem um menor peso, cortam carboidratos complexos da sua dieta. Isso é um erro, pois eles são importantes para o fornecimendo da energia necessária para as corridas. Mas, então, qual a solução para equilibrar essa balança? A batata-doce pode ser uma ótima opção!

Ela tem baixo índice glicêmico, o que não compromete a sua dieta. Também é rica em vitaminas A e do complexo B, bem como potássio, fósforo, antocianinas, cálcio e fibras. Ela auxilia, assim, na reposição do glicogênio perdido nos treinos e nas corridas, estimula o intestino, auxilia na prevenção da diabetes e do colesterol alto.

4. Aveia

Uma dieta rica em fibras é muito importante para os esportistas. E a aveia pode ser uma aliada interessante. Isso porque ela auxilia na liberação gradual da glicemia, mantendo a energia durante toda a prática esportiva.

A melhor recomendação é consumir a aveia junto com uma fruta antes do treino. Ela pode auxiliar em uma liberação gradual de energia ao longo de 40 minutos.

5. Banana

Muitos corredores passam por problemas com cãibras, durante ou após os treinos. E para auxiliar na redução dessa questão, o consumo de banana pode ser um importante aliado. Ela também é considerada uma espécie de anabolizante natural para os corredores.

Ela é rica em potássio, fibras e minerais e tem a vantagem de ter baixo índice de gordura. Assim, além de combater o desconforto das cãibras, também auxilia na produção de energia para a prática e, também, para a função muscular.

Sua função no pré-treino é no auxílio de estocagem de carboidrato. Já no pós-treino repõe o potássio perdido na transpiração durante as corridas.

Outros cuidados importantes para a saúde dos corredores

Para conquistar bons resultados é importante não só investir em boa alimentação no seu dia a dia. Também é essencial pensar em outros hábitos saudáveis que auxiliam não só no rendimento da corrida, mas também na sua própria saúde. Veja alguns dos principais:

  • não exagere nos estimulantes: apesar de trazerem um pico de energia imediato, eles podem causar uma fadiga considerável posteriormente. Além disso, podem prejudicar seu sistema gastrointestinal e trazer riscos cardiovasculares;
  • tenha cuidado com o overtraining: respeite os tempos de descanso do seu corpo. O erro de cometer excessos pode levar a uma fadiga física e, consequentemente, obrigar você a parar os treinos por mais tempo do que gostaria, prejudicando sua preparação para corridas;
  • treine apenas com orientação de especialistas: ao agir dessa forma, você minimiza os riscos de lesões e problemas de saúde;
  • não treine em jejum: alguns atletas costumam propagar que essa é uma prática que traz maiores resultados. No entanto, se você está começando agora, é preciso tomar cuidado para não sofrer com picos de hipoglicemia e hipotermia;
  • não corra, se está sentindo dor: isso pode ser indicativo de overtraining ou lesões. Por isso, todo cuidado é pouco. Respeite os sinais que seu corpo está emitindo.

Tomar cuidado com esses pontos e saber quais são os principais alimentos para corredores é fundamental para que você consiga melhores resultado e evolua tal como deseja em suas práticas desportivas.

Quer mais dicas interessantes para sua saúde e que pode auxiliar em suas práticas esportivas? Assine nossa newsletter e receba nossas dicas diretamente em seu e-mail!

Últimas Notícias

Alimentação