Alimentação fora de casa: como seguir a dieta no dia a dia?

Seguir uma dieta saudável e equilibrada parece ser bem mais fácil quando estamos em casa, pois conhecemos a origem de cada alimento e podemos montar um prato de acordo com nossas necessidades. No entanto, basta estarmos na rua para que tudo vá por água abaixo. Por isso, saber como se alimentar bem fora de casa é essencial para seguir a dieta no dia a dia e não se render às tentações que fazem mal para a saúde.

Quer se manter em forma e melhorar sua qualidade de vida? Continue a leitura e confira como você pode comer bem todos os dias!

Planeje o que vai comer com antecedência

Se você não tiver ideia do que deve comer para fornecer os nutrientes que seu organismo necessita para ter um bom funcionamento, a tendência é escolher qualquer coisa do cardápio, deixando-se levar pelas belas imagens que mexem com seus desejos, principalmente, em um momento de fome. Para evitar esse problema, o ideal é planejar com antecedência o que comer durante a semana, de preferência, seguindo as orientações de um nutricionista. Dessa forma, você poderá fazer escolhas mais seguras e saudáveis.

Defina horários certos para as refeições

Mesmo diante de uma rotina corrida e cheia de compromissos, é fundamental reservar um horário específico para cada refeição e repeti-lo diariamente, fazendo disso um hábito. Assim, seu organismo passa a ser programado para funcionar como um reloginho, evitando que você coma fora de hora e em quantidades desnecessárias.

Evite consumir frituras e fast-food

Mesmo que pareça tentador optar pelos alimentos preparados rapidamente, como frituras e fast-food, é indicado ficar longe dessas alternativas. Opte por grelhados ou cozidos. As comidas fritas já não são saudáveis e, quando feitas fora de casa, podem se tornar ainda mais perigosas se não receberem os cuidados necessários, podendo, inclusive, gerar enjoos e dor no estômago.

Além disso, lanches preparados em restaurantes de fast-food geralmente são pobres em nutrientes e cheios de conservantes. No longo prazo, isso contribui para o desenvolvimento da obesidade devido ao excesso de calorias que possuem.

Escolha as bebidas e sobremesas com atenção

Em se tratando do que escolher para beber fora de casa, prefira sempre sucos naturais e frescos, como os que são feitos a partir de frutas ou em polpa. Isso porque eles fornecem substâncias importantes para o nosso organismo, por exemplo, fibras e vitaminas. Por sua vez, fuja de refrigerantes e demais bebidas industrializadas. Mesmo aquelas que se dizem saudáveis são carregadas de açúcar e conservantes, facilitando o ganho de peso e o desenvolvimento de doenças renais, diabetes e problemas cardíacos.

Quanto às sobremesas, também é recomendado consumir frutas ou opções com pouca concentração de açúcar, como versões lights e integrais.

Abuse das saladas

Iniciar as refeições com uma deliciosa salada como aperitivo é uma ótima forma de desfrutar dos benefícios dos alimentos saudáveis. Porém, é preciso realizar a escolha certa, ou seja, nada de pedir opções repletas de acompanhamentos calóricos. Prefira saladas feitas com vegetais crus, verduras e oleaginosas. Para temperar, opte por limão, azeite ou vinagre. Evite aquelas recheadas de torradas, maionese ou nozes salgadas, por exemplo, que normalmente são cozidas em óleos insalubres.

Dispense os molhos

Bateu aquela vontade de comer uma massa italiana? Não tem problema, desde que isso seja feito em quantidade moderada e você tenha cuidado com o molho escolhido. É recomendável dispensar os molhos brancos e à base de queijos, pois são muito calóricos, e preferir o tradicional de tomate fresco, que é mais leve e nutritivo.

Tem interesse em fazer uma reeducação alimentar e adquirir hábitos mais saudáveis? Entre em contato com a gente e descubra como podemos ajudá-lo!

Você também pode se interessar por:

Pirâmide alimentar dupla: confira o que é como se alimentar melhor

Ser vegetariano faz mal? Esclarecemos os mitos dessa alimentação!

8 coisas que você precisa saber para fazer um almoço saudável (com sobremesa!)

Últimas Notícias

Alimentação