Conheça 10 alimentos de origem vegetal ricos em proteína

Os alimentos de origem vegetal são fundamentais para a manutenção de uma dieta saudável e adequada para quem busca um estilo de vida melhor. Eles possuem os nutrientes que o corpo precisa para funcionar bem, por isso vale a pena incluí-los no seu cardápio cotidiano, principalmente os que são ricos em proteína.

A alimentação saudável é um dos fatores importantes para a longevidade, evitando o desenvolvimento de doenças e mantendo o corpo pronto para uma vida melhor, com mais disposição e saúde. Que tal conhecer os principais?

Este post traz 10 alimentos de origem vegetal ricos em proteína e mostra como você pode encontrá-los em suas refeições diárias. Confira!

1. Soja

Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. Uma xícara de chá do grão equivale a um peito de frango pequeno. Ou seja, você pode manter seu corpo nutrido sem precisar consumir alimentos de origem animal.

Além disso, a soja é uma grande aliada no combate ao colesterol, além de suas propriedades que suavizam os efeitos da menopausa, ajudando também contra a osteoporose. A soja é um vegetal que dá origem a vários outros alimentos, como o leite, o tofu e a farinha.

2. Grão-de-bico

Saboroso e de fácil preparo, o grão-de-bico é um dos alimentos vegetais mais versáteis, com bons níveis de proteínas e fibras e que aparecem em muitas opções de alimentos. Essas características fazem com que esse vegetal seja indispensável em uma alimentação equilibrada e cuidadosa.

O grão-de-bico pode ser feito cozido, sendo misturado em saladas frias mais incrementadas ou até mesmo sozinho, temperado a gosto. Ele também é pouco calórico e sua quantidade de fibras faz com que seja facilmente digerido pelo organismo

3. Tofu

Apesar da aparência e textura próximas ao queijo branco, o tofu é um alimento saudável e de origem vegetal, já que é um derivado da soja. O sabor dele é bem leve e pode ser um ótimo acompanhamento para saladas, cortado em cubos, mas também pode ser feito grelhado e temperado.

O valor nutricional do tofu é muito interessante, o que faz com que ele seja um importante alimento em uma dieta regrada. A cada 100 gramas, 10 são de pura proteína, tudo isso com baixas calorias. Ele também é de grande ajuda à saúde da mulher, pois ajuda a regular os hormônios na menopausa e reduz as chances de câncer de mama, graças aos seus fitoestrógenos.

4. Quinoa

Poucos sabem o poder da quinoa, mas é possível afirmar que ela é um dos alimentos de origem vegetal mais nutritivos e importantes. Esse grão possui um alto nível de aminoácidos, sendo mais exato, todos os nove que o corpo humano necessita.

Por ser um grão, você pode adicionar a quinoa a qualquer tipo de prato, como sopas, no arroz, na salada e em qualquer outra refeição, focando sempre em absorver o que ele tem de bom, já que seu sabor é mais leve e não influencia tanto no prato.

5. Lentilha

Muito conhecida na cozinha brasileira, a lentilha traz, além da sorte que se busca em toda virada de ano, bons níveis de proteína, necessários para o organismo, fibras e minerais.

Ele é um ótimo alimento para quem tem dificuldades de se sentir saciado, sendo fundamental nos dias mais frios, em que o corpo trabalha em um ritmo mais acelerado, aumentando a sensação de fome.

A lentilha pode ser preparada cozida, misturada no arroz ou até mesmo feita em sopas, com outros legumes que enriqueçam a receita e a deixem mais saborosa!

6. Aveia

A aveia também é um dos mais populares alimentos de origem vegetal, costumando ser muito consumida no café da manhã com bananas e outras frutas. Esse grão também tem bons níveis de fibras, ajudando no emagrecimento e regulando o trabalho intestino.

A aveia também favorece a atividade cardiovascular, é antioxidante e é fundamental para a redução do colesterol ruim. A aveia em flocos é a do tipo mais conhecido do grão, podendo ser misturada com diversos alimentos em quantidades adequadas, sem exageros para não ingerir muitas calorias.

7. Aspargos

Os aspargos têm bons níveis de proteínas, mesmo não sendo um dos vegetais que mais possuem o nutriente. Entretanto, seus outros benefícios combinados fazem com que ele seja de grande importância em uma dieta balanceada.

Seus efeitos depurativos, ou seja, que purificam o organismo, além de sua capacidade diurética, que ajuda a eliminar os líquidos do corpo, reduzindo o inchaço, fazem do aspargo um alimento que tem um papel de destaque.

8. Espinafre

Vegetal verde, o espinafre é uma ótima fonte de aminoácidos, além de ter boa quantidade de proteína por grama (a cada 100, 7 g são de proteína). Ele também é rico em ferro, cálcio e fósforo, sendo um vegetal importante e muito fácil de ser consumido.

O espinafre pode entrar em saladas de todos os tipos, além de seu preparo mais simples, porém, muito saboroso, quando é refogado com alho. Ele pode ser acompanhamento de outros pratos, mas dependendo do momento, pode ser consumido sozinho.

9. Ervilhas

Uma xícara de chá de ervilha tem 8 g de proteínas, o que faz dela um dos melhores alimentos de origem vegetal. Além de suas propriedades, a ervilha também é muito saborosa, podendo ser adicionada facilmente em saladas ou podendo também figurar em sopas, tão tradicionais no Brasil.

A ervilha pode trazer boas fontes de nutrientes para qualquer tipo de prato, o que faz dela um alimento coringa e muito versátil.

10. Castanha de caju

A cada 100 gramas da castanha de caju, 15 são de proteínas. Essa semente é muito saborosa e é uma tradição na culinária brasileira. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, regula as taxas de colesterol e contém gorduras que são muito saudáveis ao organismo.

Você pode comer a castanha de caju nos lanches da tarde, do meio da manhã e na ceia, antes de se deitar. Por ser em pequenas porções, a castanha de caju é uma opção ideal para esses momentos intermediários.

Os alimentos de origem vegetal são indispensáveis para qualquer dieta saudável e que busque aliar nutrientes e proteínas ao sabor, com uma vasta lista de opções de receitas simples e que podem ser preparadas no dia a dia. É importante sempre consultar um nutricionista, para que ele possa orientá-lo a incluir esses alimentos em sua rotina.

Você gostou desta lista de 10 alimentos ricos em proteínas? Assine a nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail mais posts como este!

Últimas Notícias

Alimentação