Proteínas vegetais: 8 opções para você substituir a carne

Não há substitutos para as proteínas das carnes? Nada disso! Há diferentes alimentos de origem vegetal que são ricos em proteínas e adequados para o consumo de quem busca uma dieta saudável e um estilo de vida melhor. Esses alimentos são repletos de nutrientes que o corpo precisa para funcionar bem, ter disposição e saúde. Eles ainda têm o benefício de poder ser consumido sem preocupações, diferente das carnes que possuem gorduras saturadas e, se consumidas em excesso, podem trazer riscos à saúde. Que tal conhecer os principais alimentos ricos em proteínas vegetais? Confira!

carne

1. Soja

Esse é um legume muito importante para a dieta de qualquer pessoa graças a sua grande quantidade de proteínas. Uma xícara de chá do grão equivale a um peito de frango pequeno. Ou seja, você pode manter seu corpo nutrido sem precisar consumir alimentos de origem animal. A soja também é uma grande aliada no combate ao colesterol, além de suas propriedades que suavizam os efeitos da menopausa.

2. Grão-de-bico

Saboroso e de fácil preparo, o grão-de-bico é um dos alimentos vegetais mais versáteis, com bons níveis de proteínas e fibras e que aparecem em muitas opções de alimentos. Essas características fazem com que esse vegetal seja indispensável em uma alimentação equilibrada e cuidadosa.

3. Tofu

Apesar da aparência e textura próximas ao queijo branco, o tofu é um alimento saudável e de origem vegetal, já que é um derivado da soja. O valor nutricional do tofu é muito interessante: a cada 100 gramas, 10 são de pura proteína, tudo isso com baixas calorias. Ele também é de grande ajuda à saúde da mulher, pois ajuda a regular os hormônios na menopausa e reduz as chances de câncer de mama, graças aos seus fitoestrógenos.

4. Quinoa

Poucos sabem o poder da quinoa, mas é possível afirmar que ela é um dos alimentos de origem vegetal mais nutritivos e importantes. Esse grão possui um alto nível de aminoácidos, sendo mais exato, todos os nove que o corpo humano necessita. Por ser um grão, você pode adicionar a quinoa a qualquer tipo de prato, como sopas, no arroz e na salada.

5. Lentilha

Muito conhecida na cozinha brasileira, a lentilha traz, além da sorte que se busca em toda virada de ano, bons níveis de proteína, necessários para o organismo, fibras e minerais. Ele é um ótimo alimento para quem tem dificuldades de se sentir saciado, sendo fundamental nos dias mais frios, em que o corpo trabalha em um ritmo mais acelerado, aumentando a sensação de fome.

6. Espinafre

Vegetal verde, o espinafre é uma ótima fonte de aminoácidos, além de ter boa quantidade de proteína por grama (a cada 100, 7 g são de proteína). Ele também é rico em ferro, cálcio e fósforo, sendo um vegetal importante e muito fácil de ser consumido.

7. Ervilhas

Uma xícara de chá de ervilha tem 8 g de proteínas, o que faz dela um dos melhores alimentos de origem vegetal. Além de suas propriedades, a ervilha também é muito saborosa, podendo ser adicionada facilmente em saladas ou podendo também figurar em sopas, tão tradicionais no Brasil.

8. Castanha de caju

A cada 100 gramas da castanha de caju, 15 são de proteínas. Essa semente é muito saborosa e é uma tradição na culinária brasileira. Ela ajuda a fortalecer o sistema imunológico, regula as taxas de colesterol e contém gorduras que são muito saudáveis ao organismo. Você pode comer a castanha de caju nos lanches da tarde, do meio da manhã e na ceia, antes de se deitar. Por ser em pequenas porções, a castanha de caju é uma opção ideal para esses momentos intermediários.

Você também pode se interessar por:

Conheça 6 alimentos antioxidantes fundamentais para sua alimentação

Mudança de hábitos: como virar um vegetariano?

Ser vegetariano faz mal? Esclarecemos os mitos dessa alimentação!

 

 

Últimas Notícias

Alimentação