Alimentos para controlar a ansiedade

De acordo com o National Institute of Mental Health, dos Estados Unidos, os distúrbios de ansiedade são os transtornos mentais mais comuns no país e representam 18% da população.

Terapias e medicamentos podem ajudar a aliviar os sintomas de ansiedade. Porém, existem outras opções de tratamento e a alimentação tem papel importante no controle da doença.

Além de hábitos saudáveis, como ter uma dieta equilibrada, beber bastante água, e limitar ou evitar álcool e cafeína, existem outras dicas alimentares que podem ajudar a aliviar a ansiedade, como ter uma dieta rica em grãos integrais, legumes e frutas.

Quando você come também é importante. Não pule as refeições. Fazer isso pode resultar em liberação de açúcar no sangue que faz você se sentir nervoso e pode agravar os sintomas de ansiedade.

A conexão intestino-cérebro também é muito importante, uma vez que uma grande percentagem (cerca de 95%) dos receptores da serotonina são encontrados no revestimento do intestino.

Alimentos que podem auxiliar a controlar a ansiedade

  • Pesquisas mostram que dietas ricas em magnésio ajudam a controlar comportamentos relacionados com a ansiedade. Como fontes de alimentos ricos em magnésio podemos citar folhas verdes tais como espinafre e acelga, além de nozes, sementes e grãos integrais;
  • Os alimentos ricos em zinco, tais como castanhas de caju têm sido associados à redução de ansiedade;
  • Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como abacate e amêndoas.
  • Estes alimentos estimulam a liberação de neurotransmissores como a serotonina e dopamina. Eles são um primeiro passo para te ajudar a lidar com a ansiedade.

Para ler a matéria completa, visite o site da Harvard Health Publications.

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