Como baixar o colesterol: confira as principais dicas!

Você sabe como baixar o colesterol? Quando em excesso, o perigo que o colesterol traz é iminente. Então, é fundamental um trabalho de controle dos seus níveis. O tratamento do colesterol deve ser multidisciplinar, individual — varia de acordo com as necessidades de cada indivíduo — e prescrito por médicos especialistas. Normalmente, ele passa pelo uso de medicamentos, mas também é essencial que haja uma mudança na alimentação e em outros hábitos. Quer como baixar o colesterol e ter maior qualidade de vida? Dá só uma dica que nós separamos!

Qual é a relação entre o colesterol alto e a alimentação?

O organismo humano produz cerca de 70% do colesterol presente nele, sendo que os outros 30% ficam a cargo dos alimentos ingeridos. Apesar de ser um percentual menor, o que você ingere tem uma influência muito grande na manutenção de um quadro saudável do corpo. Determinados alimentos podem ser inimigos da sua saúde, contribuindo diretamente para o aumento do LDL, viu? Então, para priorizar a saúde, há a necessidade de cortar alguns itens do seu cardápio. Açúcares, gorduras e o álcool são os principais. A questão não é excluir totalmente essas substâncias dos alimentos, mas controlá-las, tendo em vista que esses lipídeos são parte integrante do bom funcionamento do organismo.

Alimentos para adotar na sua dieta

Veja, a seguir, quais alimentos que previnem doenças e também são importantes no controle do colesterol:

  • aveia: controla a circulação sanguínea e inibe a absorção do colesterol no sangue;
  • nozes e castanhas: possuem a arginina, vasodilatador natural que combate o acúmulo de gordura nas paredes das artérias;
  • azeite: regula as taxas de colesterol graças ao ácido oleico, além de combater a diabetes e fortalecer o sistema cardiovascular;
  • laranja: possui flavonoides, que são antioxidantes que comprovadamente atuam na regulação dos níveis de LDL;
  • linhaça: rica em ômega 3, previne doenças cardiovasculares, aumenta o colesterol bom e diminui o ruim;
  • soja: faz o controle ideal dos níveis de colesterol, aumentando o HDL e reduzindo o LDL;
  • chia: também rica em ômega 3, reduz o LDL e aumenta o HDL;
  • frutas vermelhas: elas são ricas em antioxidantes e inibem as partículas de LDL presentes na corrente sanguínea;
  • cebola: impede a formação de coágulos no sangue, melhorando a circulação.

Qual é a relação entre atividade física e colesterol alto?

Para saber como baixar o colesterol, é preciso falar sobre sedentarismo. Os benefícios da atividade física são diversos, contribuindo para a boa forma, para a longevidade e para a manutenção de um corpo saudável. Entretanto, não manter essa rotina torna o organismo um terreno fértil para o surgimento de doenças de todos os tipos. Entre as complicações, colesterol alto está incluído. A regulação de suas taxas passa diretamente por certas enzimas, as quais também atuam nos níveis de triglicerídeos. O ideal é que elas estejam em equilíbrio no seu organismo, promovendo a redução do LDL. Para isso, você não pode ficar parado.

As melhores atividades físicas para adotar

Para se manter fora do quadro de sedentarismo não é difícil. Isso porque existem diversos tipos de atividades físicas possíveis, fazendo com que as limitações e as preferências pessoais sejam respeitadas, sem excluir ninguém da possibilidade de praticar exercícios. As atividades aeróbicas são as melhores quando o assunto é o favorecimento do HDL, o colesterol bom. Entre elas, as principais são:

Atenção quanto aos níveis de estresse

O estresse é um dos fatores indiretos que tem relação com o colesterol. O organismo reage de maneira específica nessa situação, liberando níveis altos de açúcares no corpo, para que ele lide com supostas situações de risco. O estresse também gera a distorção da real sensação de fome. As pessoas tendem a buscar refúgio nos alimentos, especialmente os ricos em gorduras e açúcares, os quais despertam a serotonina, capaz de melhorar o humor. Contudo, é preciso buscar outras maneiras de lidar com o estresse. Abusar dos alimentos prejudiciais à saúde resulta no aumento do colesterol.

Você também pode se interessar por:

Tratamento Detox: como conquistar uma vida equilibrada?

Saiba por que incluir alimentos frescos nas refeições diárias

Conheça 5 alimentos que ajudam a combater o estresse

Últimas Notícias

Alimentação