Conheça os melhores sucos pré e pós corrida

Antes de colocar o pé no asfalto e começar a correr, é essencial que o seu organismo esteja bem hidratado e com reservas de energia. Nesse sentido, investir nos sucos pré e pós treino é uma excelente opção, uma vez que são gostosos, nutritivos, fáceis de preparar e ajudam tanto no desempenho quanto na recuperação depois da prática esportiva.

Após nos exercitarmos, o nosso corpo consome mais oxigênio, ativando as vias metabólicas específicas que dão origem à formação dos radicais livres — substâncias altamente reativas que, quando produzidas em excesso, danificam as células sadias do nosso organismo, facilitando a ocorrência de uma lesão muscular.

Com a escolha dos ingredientes certos, você pode preparar sucos que dão aquele gás que você precisa para correr por mais tempo, combatendo os radicais livres e favorecendo o restabelecimento dos músculos. Quer saber mais? Confira quais são os sucos que potencializam os resultados da sua corrida!

Sucos para tomar no pré-treino de corrida

Os sucos são considerados uma boa alternativa de pré-treino para corrida, haja vista que esse tipo de atividade exige um corpo hidratado. Todo atleta precisa de carboidrato para correr no mesmo ritmo do início ao fim do percurso, e nada melhor do que fazer uso dos carboidratos presentes nas frutas e vegetais.

Porém, tome cuidado com as frutas muito doces, já que elas adicionam calorias à sua dieta. É indicado dar preferência para aquelas com maior teor de água, que contribuem significativamente para a sua hidratação. Conheça a seguir os melhores sucos para preparar e tomar antes de correr!

Suco de mamão com água de coco e linhaça

O mamão apresenta grandes quantidades de sais minerais, como fósforo, cálcio, sódio, potássio, ferro, vitamina A, C e vitaminas do complexo B, que juntos melhoram o funcionamento do organismo. A fruta tem betacaroteno que combate os radicais livres e previne contra doenças. Também há a concentração de fibras solúveis que reduzem o colesterol, e papaína, que estimula a digestão, absorção de nutrientes e as funções do intestino.

Quando corremos, perdemos uma grande quantidade de água por meio da respiração e do suor. Caso a perda de líquidos esteja acima de 2% do seu peso corporal, você corre risco de desidratação. A água de coco tem cálcio, potássio e magnésio, que evitam esse problema, além de combater a fadiga, e fazer bem para o coração, pois impede o acúmulo de gordura nas artérias.

Por sua vez, a linhaça é rica em ômega-3, que deixa o sangue menos viscoso, diminuindo os riscos de infarto do miocárdio e AVC e combatendo o colesterol ruim.

Ingredientes:

  • 250g de mamão;
  • 200ml de água de coco;
  • 10g de linhaça.

Modo de preparo:

Coloque o mamão e as sementes de linhaça no liquidificador e bata por dois minutos. Em seguida, acrescente a água de coco e bata por mais três minutos. Feito isso, é só coar e tomar a bebida natural.

Suco de beterraba e laranja

A beterraba tem 88% de água em sua composição, sendo ótima para hidratar o organismo. Essa raiz é fonte de cálcio, ferro, carboidratos, manganês, magnésio, selênio, potássio, vitamina C, colina, vitamina B9 e B3, entre outros nutrientes que ajudam na manutenção da saúde.

O ingrediente tem uma grande quantidade de nitratos, que aumenta a disposição e melhora a performance atlética, principalmente na prática dos exercícios de alta intensidade e que requerem resistência. O potássio da beterraba atua no funcionamento adequado dos músculos e nervos, impedindo a ocorrência da fraqueza, fadiga e cãibras durante a corrida. Já a laranja apresenta propriedades antioxidantes, o que aumenta a proteção contra a degradação muscular provocada pelos radicais livres.

Ingredientes:

  • 200g de laranja;
  • 50g de beterraba.

Modo de preparo:

Primeiro passe a beterraba na centrífuga de frutas, depois a laranja. Se preferir, adoce com uma colher de mel e o suco está pronto para ser consumido.

Sucos para tomar no pós-treino de corrida

Depois de praticar um exercício físico intenso, os nossos músculos sofrem um grande desgaste — condição que pode causar fadiga muscular e lesões. Para contornar essa situação, é recomendado consumir proteínas, que também estão presentes nas frutas e agem na recuperação pós-treino. Descubra quais sucos não podem faltar na sua dieta depois de se exercitar.

Suco de goiaba, maçã e cenoura

A goiaba é fonte de carboidratos, sódio, magnésio, fibra pectina, potássio, licopeno, vitamina C, taninos e flavonoides. Portanto, a fruta tem propriedades antioxidantes, ou seja, que inibem a produção de radicais livres, e ainda auxilia no bom funcionamento do coração e do intestino. A sua composição também oferece proteínas, que recuperam os músculos do desgaste sofrido anteriormente.

Na maçã, você encontra uma grande quantidade de catequina, que nada mais é do que fitonutriente com ação anti-inflamatória, responsável por restaurar e regenerar as estruturas danificadas durante o treino. Sem falar que a cenoura é um potente antioxidante, que também combate os radicais livres, tem bastante potássio e evita o cansaço e dores no corpo um dia após a corrida.

Ingredientes:

  • 100g de goiaba;
  • 250g de maçã;
  • 150g de cenoura.

Modo de preparo:

Para começar, passe a maçã e a cenoura na centrífuga. Na sequência, bata a goiaba e o suco obtido no processo anterior no liquidificador por três minutos. Coe o líquido e tome-o.

Suco de couve, laranja e hortelã

A couve é uma aliada poderosa para os atletas, visto que tem vitamina A, vitamina C, manganês, e flavonoides que reduzem a ação dos radicais livres. Como contém muitas fibras, o alimento diminui o colesterol e faz bem para o coração, evita a fadiga e cãibra porque é fonte de potássio, relaxa os músculos devido ao manganês — classificado como um relaxante natural.

Conforme já foi dito, a laranja tem vitamina C, agindo como antioxidante. E a hortelã tem propriedades analgésicas, aliviando as dores musculares que são comuns após um treino longo e intenso.

Ingredientes:

  • 150g de couve;
  • 200g de laranja;
  • 20g de hortelã.

Modo de preparo:

Inicie passando a couve e a laranja na centrífuga. Finalize batendo o suco desses dois ingredientes com a hortelã no liquidificador. Por fim, é só tomar essa bebida gostosa e refrescante.

Importância da alimentação natural para quem pratica atividades físicas

Para conquistar bons resultados não basta apenas se exercitar. Antes disso, é fundamental preocupar-se com a sua alimentação. Isso porque uma dieta equilibrada, composta por alimentos naturais, traz inúmeros benefícios que impactam a sua performance no esporte.

A partir do consumo de frutas, legumes e grãos na forma sólida ou líquida, o corredor melhora o seu preparo físico. Tratam-se de alimentos de baixa caloria e que aceleram a queima de gordura extra durante a corrida, apresentando nutrientes que também recuperam os músculos e a energia após o treino.

E aí está pronto para correr? Com os sucos pré e pós treino, você conquista um bom desempenho durante a corrida. Ainda, previne eventuais dores e desconfortos que podem atingir o seu corpo depois de correr e que poderiam atrapalhar a continuidade da atividade física.

Gostou desse post? Siga o nosso Facebook e Instagram e acompanhe mais dicas para uma vida saudável!

Últimas Notícias

Alimentação