‘Dedicar um tempo para a alimentação é dedicar um tempo para si mesmo’

A chef e terapeuta alimentar Anna Elisa de Castro já sabia desde cedo que tinha uma ligação especial com a culinária. Quando criança, passava os finais de semana na casa da avó, onde cultivava uma hortinha e cozinhava (de verdade!) em uma casinha de bonecas. “Era tudo pequenininho, mas tudo funcionava. Fazia almoços para os funcionários da fazenda”, conta.

A paixão virão profissão. Anna Elisa é, hoje, um dos principais nomes da gastronomia saudável brasileira. Na próxima semana, a apresentadora do GNT vai ministrar um workshop de culinária natural, orgânica e sustentável na Semana Especial de Gastronomia do Rituaali – o primeiro centro de Medicina de Estilo de Vida do Brasil. “Vamos colocar a mão na massa e ensinar o básico para ter uma boa saúde. Quem estiver no Rituaali essa semana vai descobrir que ser saudável é muito mais fácil do que se imagina”, garante a chef.
Como surgiu seu interesse pela culinária?

Minha mãe é uma cozinheira de mão cheia. Quando eu era criança, passava todos os fins de semana na fazenda da minha avó e tive a sorte de ter uma casinha de bonecas que tinha uma cozinha. Tudo pequenininho, mas tudo funcionava. Tinha minha própria hortinha e fazia almoços para os funcionários da fazenda.

Você sempre pensou em gastronomia relacionada à saúde?

Sempre gostei de cozinhar, e cresci em contato com as plantas e com os bichos. Aos poucos fui percebendo que o ato de comer era muito mais que um momento de prazer.

De que forma é possível conectar o equilíbrio da alma e da mente à alimentação?

O corpo é um. Todos os órgãos estão conectados entre eles e também com as emoções que sentimos. Já sabemos que existem alimentos para cada órgão. Então a alimentação nutre corpo, mente e alma. Os alimentos têm muitas propriedades e podemos usá-los para nutrir nosso corpo.

Existe algum alimento que você acredita que não pode faltar no seu cardápio?

Feijões. São ricos em proteínas e, servidos com um cereal integral, formam uma proteína completa.

Recentemente o Ministério da Saúde divulgou uma pesquisa que revelou que mais da metade dos brasileiros estão com sobrepeso, e que a obesidade atinge um em cada 5 brasileiros. Na sua opinião, a que se deve esses índices tão alarmantes? É possível mudar esse cenário?

A alimentação hoje em dia é totalmente industrializada, com muitos conservantes, e os principais são açúcar e sal. Esse cenário já está mudando aos poucos. Vejo pelo sucesso da N.O.S Escola (fundada por Anna Elisa de Castro, é a primeira instituição de saúde integrada do país e é especializada na busca da saúde por meio da alimentação) e a procura de todos por uma transformação de vida.

Muitas pessoas alegam falta de tempo para alimentar-se saudavelmente. De que forma é possível superar esse obstáculo para ter uma alimentação equilibrada no dia a dia?

Falta de tempo é um problema de todos hoje em dia. Temos que eleger prioridades. Se a pessoa realmente quer mudar sua alimentação, precisa dedicar um tempo para isso. O melhor é descobrir que, dedicando tempo para a alimentação, você está dedicando um tempo para si mesmo.

Que dicas você pode dar para quem quer começar a mudar os hábitos?

Escolha um hábito de cada vez e pratique ate que ele esteja incorporado ao seu dia a dia, depois passe para outro.

Você criou a primeira escola de saúde integral do Brasil. Como funciona essa filosofia?

Saúde integral é um conceito que reúne alguns pilares importantes da nossa vida, como: alimentação saudável, relacionamentos, espiritualidade, profissão e atividade física. Você não pode ser saudável só comendo bem. Essas áreas de sua vida tem que estar em equilíbrio para que você tenha uma saúde integral.

O que os hóspedes do Ritual podem esperar da Semana Especial de Gastronomia com Anna Elisa de Castro?

Vão colocar a mão na massa, e aprender o básico para uma boa saúde. Tenho certeza que um bom hábito vai ser introduzido nessa semana. Os hóspedes vão descobrir que ser saudável é muito mais fácil do que se imagina.

Qual a sua receita favorita? Pode nos passar?

Ixi, que pergunta difícil… Gosto de tantas! Vou ensinar várias que eu amo na Semana de Gastronomia… Venham conhecer!

Últimas Notícias

Alimentação