Conheça os efeitos do açúcar no organismo

Quem não gosta de uma boa dose de açúcar? Uma sobremesa após as refeições, um chocolate enquanto assiste aos filmes, um doce para passar o tempo. E, quando você vê, já está consumindo o açúcar em excesso! Você sabe quais consequências esta prática pode trazer para a sua saúde?  Neste artigo, nós explicamos o por quê do açúcar ser considerado um dos grandes vilões da alimentação e quais as doenças mais comuns associadas a ele. Continue lendo!

Veja o que o açúcar causa no organismo

1) É prejudicial ao fígado

O excesso de açúcar é capaz de sobrecarregar o fígado — um efeito similar à cirrose. A frutose, em especial, é a principal fonte desse problema, pois o fígado encontra dificuldades para processar altas doses desse nutriente. Os efeitos podem ser irreversíveis, causando uma série de danos ao fígado.

2) Causa doenças variadas

Algumas doenças mais conhecidas também podem ser decorrentes desse hábito alimentar. O açúcar tem relação direta com a diabetes, com disfunções cardiovasculares, com altos níveis de colesterol e com o aumento da pressão arterial.

3) Entrega calorias vazias

Além de ser prejudicial, o açúcar também é completamente inútil ao organismo. Ele carrega calorias vazias que são totalmente livres de nutrientes. Não há nenhum benefício na ingestão, ou seja, deixar de consumir não traz nenhum déficit. O açúcar tem apenas calorias, que são completamente absorvidas pelo corpo quando o alimento é processado pelo organismo. O único efeito é o ganho de peso.

4) Causa resistência à insulina

A insulina é fundamental para que as células queimem açúcar, entretanto, o consumo em excesso causa disfunções sérias. A principal delas é a resistência à insulina: por consequência, o açúcar fica livre na corrente sanguínea, causando déficit em funções básicas do organismo. Nesse momento, doenças como a diabetes podem surgir. 

5) Aumenta os níveis de ácido úrico

A frutose causa o aumento do ácido úrico no organismo, facilitando o aparecimento de problemas cardíacos e renais. Por esse motivo, é importante a realização periódica de exames de sangue em as taxas possam ser medidas.

No Rituaali, nós trabalhamos em cima de uma gastronomia vital em que priorizamos o consumo de alimentos orgânicos e de origem vegetal, sem açúcar industrializado e processados. No ato de entrada, os hóspedes recebem uma dieta personalizada prescrita pela nossa equipe médica. Além disso, contamos com um programa único de combate ao sobrepeso e obesidade. Venha nos conhecer!

Você também pode se interessar por:

Sucos desintoxicantes: saiba o que são e como incluí-los na dieta

Como fazer um almoço saudável: 6 dicas para não errar — com sobremesa!

Como baixar o colesterol: confira as principais dicas!

 

Últimas Notícias

Alimentação