Você conhece o leite vegetal?

Quando você pensa em leite, o que vem à cabeça, o de vaca? Pois saiba que existem inúmeros tipos de leite vegetal derivados de sementes ou cereais tão nutritivos ou mais saudáveis, livres de aditivos e supergostosos. Tem de coco, de amêndoas, de castanha-de-caju. De linhaça, amendoim, nozes, quinua. Tem de soja, gergelim, arroz integral, castanha-do-pará, semente de girassol e até de semente de abóbora. Todos livres de hormônios, sem exploração animal e o melhor: você pode fazer em casa.

Selecionamos 4 variedades de leite vegetal para você preparar e beber à sua saúde:

Leite de coco

Rico em magnésio, potássio, ferro, zinco, selênio, vitaminas C e E, ácido láurico, é supernutritivo, sendo excelente fonte de gordura boa. E mais: regula a saciedade. Receita: 1 coco seco, 600 ml água quente (ou para cada xícara de coco ralado, 6 de água). Quebre o coco natural (com um martelo de cozinha), retire a polpa e liquidifique com a água. Coe bem.

Leite de amêndoas

Quem gosta de amêndoas põe o dedo aqui! Agora imagine um leite com sabor dessa oleaginosa rica em vitaminas E, B12, cálcio, magnésio, fósforo e que ajuda no controle do colesterol. Dica: essa receita se adapta a castanhas (do-pará e de-caju), nozes e avelãs. Como fazer: 7 xícara (chá) de água, 1 xícara (chá) de amêndoas. Deixe-as em repouso em 3 xícaras de água de um dia para o outro. Jogue fora o líquido e bata-as no liquidificador com as outras 4 xícaras de água. Coe num pano (espremendo bem) ou numa peneira fina. Guarde em um pote tampado na geladeira.

Leite de quinoa

A quinoa é a melhor fonte de proteínas dentre os vegetais (supera a aveia e o trigo). Fonte de vitaminas A, E, C, e do complexo B, zinco, cálcio, potássio, ômega 3 e 6, é também rica em gordura boa, que ajuda a regular o colesterol, entre outras maravilhas. Receita: 200g de quinoa, 500ml de água. Deixe a quinoa de molho de um dia para o outro. Descarte o líquido, ferva com os 500ml numa panela e bata tudo no liquidificador. Coe bem.

Leite de arroz

É um dos mais fáceis de fazer em casa e dos que menos pesa no bolso (custa, em média, 25 vezes mais barato do que comprar pronto). Tem textura rala, sabor leve de arroz, é cheio de proteínas, Vitamina B1 e um ótimo desintoxicante. Receita: 1 litro de água, 1 xícara de chá de arroz cru (de preferência integral), opcional sal ou baunilha. Deixe de molho de um dia para o outro, leve ao fogo por 15 minutos. Bata no liquidificador e coe duas ou três vezes. Guarde refrigerado. Rende 5 porções.

Dicas

Lave bem os grãos e use sempre água filtrada nas receitas. Depois de prontos, os leites vegetais são apropriados para beber frio ou morno (fervidos podem talhar). Você pode usar os resíduos em bolos, tortas doces e salgadas, vitaminas, mingaus, sopas, massas de pães, biscoitos, suflês e o que mais a sua imaginação criar.

Gostou? Compartilhe com os amigos.

Últimas Notícias

Alimentação