NEAT exercises: a arte de queimar calorias com as atividades diárias

Quem está no processo de perder peso, sabe que queimar calorias é um processo fundamental. E você sabia que dá para fazer isso com atividades do nosso dia a dia? Nós sabemos que nem sempre há tempo e/ou disposição para fazer exercícios de alto impacto, então todo e qualquer método alternativo é bem-vindo. Há um conceito que explica como as atividades diárias nos ajuda: Non-exercise Activity Thermogenesis Exercises, também conhecido como NEAT exercises.

Essa atividade termogênica sem exercício permite que o corpo queime calorias e se mantenha trabalhando, ainda que não exista movimentação relevante. Ela consiste em uma alternativa muito interessante para quem tem pouco tempo, mas quer emagrecer e deseja manter o corpo ativo.

Conheça os principais exemplos de NEAT exercises

Brinque com os seus filhos

Brincar com as crianças pode ser uma ótima maneira de praticar NEAT exercises de forma divertida ao mesmo tempo em que cumpre o seu papel familiar. Não importa qual a atividade é feita, mas a forma como você a encara. Coloque intensidade nas brincadeiras e se envolva com o que o seu filho propor. Fazendo isso, ainda é possível bloquear o excesso de tecnologia na vida das crianças — algo que tem se tornado normal. Brinque de esconde-esconde, pega-pega, pratique esporte e qualquer atividade que mantenha você e os pequenos em movimento.

Ande a pé sempre que possível

Sempre que possível, deixe o veículo de lado, dispense o aplicativo de transporte e vá caminhando. Andar é uma alternativa excelente para manter o corpo em movimento, sem que isso signifique exercícios de alto impacto. Você vai perceber que há muitas oportunidades de fazer isso durante o dia.

Mantenha-se de pé por mais tempo

Sentar-se em uma cadeira já se tornou um movimento que você nem pensa duas vezes antes de fazê-lo? Então, é preciso refletir sobre isso. Afinal, se você trabalha em um escritório, a sua realidade é passar a maior parte do tempo sentado. A primeira grande vantagem, e a principal delas, é a possibilidade de queimar calorias. No entanto, manter-se de pé é algo ainda mais importante, que traz benefícios amplos ao seu corpo. A postura, por exemplo, é altamente favorecida. Isso porque é comum que conservamos a posição adequada ao sentar-se. Portanto, ao passar menos tempo nessa posição, as dores nas costas passam a ser menos frequentes — graças à posição da sua coluna.

Limpe a casa dançando

Os trabalhos domésticos podem ajudar a queimar muitas calorias, sendo um dos principais NEAT exercises. E o melhor é que dá para fazer isso de forma ainda mais divertida e movimentada: dançando! Então, coloque o som do seu artista favorito para tocar, limpe tudo e sincronize os movimentos com passos de dança.

Movimente-se enquanto cozinha

Cozinhar é uma atividade importante, mas que nem sempre estimula a movimentação ideal. Contudo, você pode adaptar o tempo que passa na cozinha e fazer com que ele seja mais proveitoso. Valorize cada movimento que você faz, criando repetições como se fosse uma verdadeira ginástica da culinária. Precisou abaixar-se para pegar algum ingrediente? Aproveite e execute uma sequência de agachamentos. O mesmo pode ser feito quando você precisa ficar na ponta dos pés para pegar algo em um local mais alto. Repita o movimento elevando os calcanhares, de forma a exercitar a musculatura da perna. Boas calorias podem ser queimadas durante o preparo de uma deliciosa refeição!

Exercite-se enquanto está sentado

Ficar sentado é inevitável em alguns momentos do seu dia. Apesar de você se sentir totalmente descansado e relaxado nessa posição, é possível se manter em movimento ainda assim. Por conta de estar, certamente, com as mãos ocupadas, digitando ou escrevendo, foque no que pode fazer com as pernas. O melhor exercício, nesse caso, é fazer a repetição de movimentos dos calcanhares, elevando eles e mantendo a ponta dos pés no chão. Dessa forma, é possível fortalecer a musculatura da panturrilha e gastar algumas calorias.

Queima de calorias: como o nosso corpo funciona?

No nosso corpo, as calorias são a força necessária para aquecê-lo diante da necessidade de algum esforço. Toda vez que qualquer exercício é praticado, as calorias são queimadas para que seu corpo execute a tarefa. Essa é uma atividade comum para qualquer pessoa e vai muito além das simples corridas, caminhadas ou qualquer outra prática tradicional.

A matemática é simples quando o assunto é calorias: gaste sempre o equivalente ao que ingerir durante o dia. Essa é a principal forma de não ganhar peso. Por conta de a alimentação trazer calorias para o corpo, é preciso se movimentar para gerar a queima delas. Homens e mulheres de diferentes faixas etárias têm exigências metabólicas distintas. Fatores como idade, altura e peso influenciam no cálculo para saber o quanto de calorias o corpo precisa para funcionar durante o dia. Essa ingestão é obrigatória, mas é ideal que ela venha acompanhada da queima.

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