O que é emagrecimento sustentável e como posso fazer?

Perder peso é uma necessidade constante da nossa sociedade, que, diante dessa demanda, acaba por se envolver em dietas confusas, radicais e pouco saudáveis. O emagrecimento sustentável vai na contramão disso.

A alimentação é um fator fundamental na perda de peso, entretanto, ela não é a única preocupação necessária. É essencial que outros hábitos sejam mudados, para que o corpo e a mente estejam alinhados, tornando o processo de emagrecimento realmente saudável e com resultados de sucesso.

Você vai ver, neste post, como o emagrecimento sustentável traz uma proposta de perder peso com segurança, sem fazer loucuras e com eficiência. Confira!

Entenda o conceito de emagrecimento sustentável

É comum ver pessoas que, constantemente, envolvem-se em dietas, mas que quase sempre não conseguem mantê-las por muito tempo, o que ocasiona o efeito sanfona. Além disso, essa inconstância no peso colabora para a falta de confiança e de motivação. Por mais que haja esforço e dedicação, é importante que a dieta adotada seja realmente a mais adequada.

Perder peso é um processo complexo e que precisa ser feito com muita segurança. Ele não consiste apenas em emagrecer, mas em fazê-lo de maneira saudável e, principalmente, com continuidade e uma verdadeira mudança de hábitos e de mindset. A proposta do emagrecimento sustentável é esta: entrar em um processo que se mantenha relevante e contínuo.

A ideia de uma dieta sustentável, com a finalidade de emagrecer, visa à condição de hábitos que se sustentem, sem que sejam um fardo para quem os adota. Assim, é possível levar adiante os hábitos de um novo estilo de vida, de modo que eles se tornem naturais ao cotidiano.

Com uma mudança por completo, relacionada a hábitos, é possível adaptar corpo e mente para aceitar a nova condição, para, aí sim, conseguir emagrecer de maneira permanente, com a capacidade de adotar esses hábitos a longo prazo e não ver todo o esforço ser em vão.

O emagrecimento saudável visa à adoção de hábitos que tragam satisfação pessoal e que permitam que quem assuma esse novo estilo de vida esteja bem psicologicamente. Esse é um fator fundamental para dar continuidade a uma mudança geral e ampla.

Processo simples, porém eficaz

O emagrecimento sustentável não propõe nada mirabolante, mas mudanças contínuas e amplas, em todas as áreas da vida da pessoa. É possível afirmar que essa proposta é bastante simples, sem sacrifícios.

Com a adoção desse novo estilo de vida por completo, com muita disciplina e dedicação, é possível ver resultados bem rápidos, desde que tudo seja seguido. Cada organismo reage de uma forma, pois os metabolismos trabalham de maneiras diferentes, mas é possível ter uma redução de 3% a 5% do peso nos primeiros 7 dias.

Apesar dessa possibilidade de bons resultados em um curto espaço de tempo, somente a continuidade e o entendimento da necessidade de uma mudança completa vão proporcionar uma perda de peso eficiente. É preciso entender que o emagrecimento sustentável propõe uma mudança em todos os aspectos do cotidiano, e não somente na parte alimentar.

Conheça os passos do emagrecimento sustentável

Obter o emagrecimento sustentável não exige nada além do que você pode conseguir fazer no seu cotidiano. Todo esforço respeita suas limitações e cobra somente dedicação e disciplina. As mudanças são de âmbito físico, alimentar e mental, de modo que você esteja totalmente submerso em um novo estilo de vida.

Você vai poder ver, a seguir, por meio dos passos, como o emagrecimento sustentável vai estimular os cuidados com todas as áreas da sua vida!

Durma bem

Uma boa noite de sono, além de proporcionar um dia seguinte de muita energia e disposição, também permite ao corpo trabalhar enquanto você descansa. Dormir pouco ou não ter um sono tranquilo faz com que esse processo não funcione da maneira necessária.

Não ter uma noite adequada de sono faz o corpo frear o metabolismo durante a madrugada, deixando de queimar gordura e de eliminar líquidos. Isso acontece para que, no dia seguinte, haja energia o suficiente para acordarmos e seguirmos nossos compromissos. Durma, em média, de 7 a 8 horas.

Faça 3 refeições por dia

Há muito se discute sobre o hábito de refeições de 3 em 3 horas, entretanto, esse não é o modo mais recomendável de se alimentar. Nele, o estômago não tem tempo suficiente para realizar todas as etapas do processo digestivo, descansando adequadamente e reduzindo seus níveis de acidez.

É fundamental manter apenas 3 refeições por dia. A primeira (café da manhã) deve vir após a oxigenação do corpo, ou seja, um período de jejum em que é recomendável praticar exercícios. Almoço e jantar devem ser repletos de nutrientes e balanceados. É importante que as refeições tenham o propósito de sempre oferecer ao corpo o que ele precisa, mas nada além disso.

Faça exercícios regularmente

Os exercícios são fundamentais na vida de qualquer um. A importância deles se dá desde a queima de calorias até a manutenção de um corpo ativo, livre de doenças que surgem com o passar dos anos. Cerca de 30 minutos diários de atividades já atingem o mínimo, trazendo muitos benefícios.

É fundamental adotar uma atividade de sua preferência, que dê prazer. Também é igualmente importante consultar um médico para saber suas possibilidades relacionadas aos níveis de esforço.

Alimente-se adequadamente à noite

A última das 3 refeições feitas durante o dia deve ser a mais leve, sem nenhum tipo de alimento pesado e mais complicado de ser digerido pelo organismo. Durante o sono, nosso corpo não tem tanta capacidade de processar comidas desse tipo, o que pode ocasionar a retenção de gorduras.

Entretanto, apesar de leve, essa refeição da noite deve ser repleta de nutrientes, pois isso evita o despertar com a sensação de fome, atrapalhando o exercício matinal em jejum.

Beba água

A água é um elemento fundamental do nosso organismo, compondo de 60 a 65% do corpo humano, sendo assim, você precisa estar sempre repondo esse fluido. O recomendável é ingerir 2 litros por dia, mas essa quantidade pode aumentar dependendo do nível e da frequência de exercícios físicos, tendo em vista que, durante a prática, a perda de líquido é maior, assim como em dias muito quentes.

Beba suco verde

O suco verde tem sido bastante indicado para quem busca uma alimentação e um estilo de vida saudável, e realmente ele é muito importante. O principal atrativo dessa bebida são seus ingredientes, como as frutas, as folhas e os legumes. Ele é nutritivo e antioxidante, sendo ótimo para ser consumido no café da manhã.

O emagrecimento sustentável demanda uma mudança de hábitos, fazendo com que o novo estilo de vida seja possível de ser mantido apenas com disciplina. Assim, a mudança será constante, trazendo benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ter acesso a outros posts como este? Então continue a visita ao nosso blog e descubra se é possível perder peso em dietas restritivas! Vamos lá!

Últimas Notícias

Alimentação