Os poderes da batata doce

Ela tem alto valor energético (90 cal/100g) e baixo teor de gordura (menos de 0,1 g/100 g). É rica em potássio, cálcio, magnésio, fibras, betacaroteno e vitaminas A, C, B6, além de adoçar naturalmente o cardápio nosso de cada dia. Estamos falando da batata-doce, também conhecida como batata-da-terra, batata-da-ilha, jatica e jetica. Originária dos Andes, esse tubérculo se espalhou pelos trópicos e é hoje uma das hortaliças mais cultivadas no Brasil. Pra nossa sorte!

Os poderes da batata doce

  • Energia pura – Fonte de carboidratos de baixo índice glicêmico, ou seja, a absorção pelo organismo é mais lenta, a batata-doce fornece energia ao se transformar em glicose, sem provocar fadiga. Por isso, e por ajudar no ganho saudável de massa muscular, é uma constante no cardápio de desportistas (dica: comer uma hora antes do treino).
  • Fibras – Consumida com moderação, é uma aliada em dietas de emagrecimento, uma vez que suas fibras dão aquela (desejada!) sensação de saciedade. E, de quebra, melhoram o funcionamento do intestino.
  • Potássio – Contém potássio, que ajuda a regular os sinais de pulsação nervosa funcionando como um relaxante para contrações musculares, o que previne contra câimbras, por exemplo.
  • Cálcio – O cálcio é o metal mais abundante no corpo humano e mais de 90% dele estão nos tecidos ósseos. É essencial para o organismo e para controlar a acidez e a coagulação do sangue, a divisão celular e prevenir doenças como a osteopenia e a osteoporose, entre outros benefícios. A batata-doce possui cinco vezes mais cálcio do que a batata-inglesa. Bom motivo para incluí-la na lista de compras, não?
  • Betacaroteno – Tal como a cenoura, a abóbora, o mamão e a manga, a batata-doce possui alto teor de betacaroteno, antioxidante que participa na formação de melanina (pigmento protetor da pele contra raios ultravioletas e responsável pelo bronzeamento), inibe radicais livres, melhora a imunidade e fortalece cabelos e unhas.
  • Vitaminas – A Vitamina C tem importante papel na formação óssea, dentária, na cicatrização de feridas, na produção de células do sangue e de colágeno. A Vitamina A fortalece o sistema imunológico, protege as córneas, é necessária para o funcionamento das células da pele e das mucosas (como as digestivas, as respiratórias e as do trato urinário, que são barreiras a infecções). A Vitamina B6 contribui para a produção de anticorpos e de hemoglobina, e melhora o sistema nervoso. Todas essas vitaminas abundam na batata-doce.

Versátil, a hortaliça permite variações no preparo como purê, sopas, tortas, panqueca, saladas, na massa de pão doce e até como chips, confira a receita:

Receita de Chips de Batata-Doce

Corte a batata em fatias fininhas, forre o prato do micro-ondas com papel toalha, tempere a gosto (com sal, alecrim, orégano, manjerona ou o que preferir). Leve ao micro por um minuto e meio. Retire o prato, vire as batatas do outro lado, repita o processo. Prontinho, deixe esfriar e eis um lanche saudável para servir à tarde ou levar na bolsa para comer antes do treino, que tal?

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