7 alimentos que ajudam a controlar a pressão alta

Você sofre de pressão alta? Se sim, saiba que a doença é mais comum do que se imagina! A hipertensão, segundo o Ministério da Saúde, atinge um em cada quatro brasileiros adultos. O tratamento para controlar essa doença crônica passa, principalmente, pelo uso de medicamentos. Mas você sabia que esse tratamento pode ser potencializado com alimentos que ajudam a controlar a pressão alta? Confira quais são os mais benéficos abaixo!

Confira os melhores alimentos para controlar a pressão alta!

Linhaça

As sementes de linhaça contribuem para a redução da pressão arterial porque elas impedem o endurecimento dos vasos sanguíneos, evitando a criação da placa bacteriana que se deposita no interior das artérias. Além disso, o alimento é uma importante fonte de ômega-3 e ômega-6, tem propriedades anti-inflamatórias e é capaz de diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).

Chia

Também conhecida como fonte de ômega-3, a chia tem substâncias que atuam como um vasodilatador suave, que ajuda no controle da agregação plaquetária. A semente é ótima para controlar a hipertensão e demais doenças cardiovasculares.

Castanha do Pará

A castanha do pará é uma oleaginosa que fornece antioxidantes importantes, como o selênio, e possui quantidades altas de magnésio. Quando associado com o cálcio, o magnésio faz o controle da pressão e melhora a resistência periférica à insulina. Esse tipo de castanha também tem vitamina E, substância que retarda o envelhecimento e previne complicações cardíacas.

Morango

O morango é uma fruta com um alto teor de fitoquímicos — substâncias antioxidantes que conferem cor aos alimentos e protegem contra doenças —, vitamina C e ácido fólico. Ele não só previne como controla a pressão alta, através de mecanismos que ativam a enzima endotelial óxido nítrico sintetase, que cumpre o papel de aumentar a vasodilatação arterial.

Azeite de oliva

O consumo de 30 ml de azeite de oliva extra virgem na sua dieta é capaz de aumentar a produção de endotelina e óxido nítrico — itens considerados de suma importância para regular a pressão alta. Os mecanismos envolvidos nessa consequência são influenciados pelos compostos fenólicos e conteúdo de ácido oleico encontrados no azeite. É importante dizer que, o azeite de oliva comum e o virgem têm quantidades menores desses compostos, logo a sua ação de controle pressórico também é menor do que a obtida por meio do azeite de oliva extra virgem.

Abacate

O abacate é uma grande fonte de potássio, que é fundamental para que a sua pressão seja mantida em níveis aceitáveis. Além dessa substância, o alimento fornece vitaminas, minerais, fitonutrientes e gordura monoinsaturada, responsável por ajudar a reduzir os índices de colesterol LDL, prejudicial ao organismo humano. O teor de fibra da sua casca atua na limpeza do sistema coronário, evitando doenças do coração.

Espinafre

Esse é um vegetal rico em ácido fólico, que é bom para reduzir o risco de hipertensão. No geral, os vegetais folhosos verdes têm baixas calorias, fornecem potássio e o magnésio que o corpo necessita para manter o nível de pressão sanguínea em atividade normal.

Uma dieta com alimentos para baixar a pressão arterial ajuda o hipertenso a controlar a doença. Contudo, ela deve ser utilizada como um complemento do tratamento médico e não como substituta. A prática de atividade física também é importante para a manutenção do seu bem-estar, mesmo que você comece com uma simples caminhada.

Tem interesse em mudar o seu estilo de vida? Entre em contato com o Rituaali e descubra como podemos ajudar!

Você também pode se interessar por:

Benefícios do chá: conheça 8 tipos que vão ajudar a manter a sua saúde em dia

Saiba agora como controlar o diabetes no seu dia a dia

Imunidade baixa? Saiba quais são as causas e como melhorar

Últimas Notícias

Alimentação