Sucos desintoxicantes: saiba o que são e como incluí-los na dieta

Já faz algum tempo que os sucos desintoxicantes ganharam fama no Brasil. Conhecidos pelo poder de eliminar as toxinas acumuladas no corpo, eles são feitos a base de frutas e vegetais frescos — o que torna a bebida um alimento bastante saudável e nutritivo.

Há inúmeros benefícios em consumir o suco regularmente, como o aumento na disposição, sistema imunológico reforçado e pele hidratada. Entretanto, muita gente ainda não sabe como inserir a bebida no cardápio.

Além disso, existem certos mitos que rondam os sucos detox, o que faz com que algumas pessoas fiquem receosas em consumi-lo. Afinal, será que ele realmente libera as toxinas? O inchaço na barriga desaparece? Existe algum risco em bebê-lo diariamente?

Com o objetivo de responder esses e outros questionamentos, preparamos um guia completo sobre os sucos desintoxicantes! Vamos desvendar alguns mitos sobre o alimento, mostrar seus benefícios e ainda te apresentar diversas receitas. Acompanhe!

Como funcionam os sucos desintoxicantes

Todos os dias o nosso corpo acumula diversas substâncias tóxicas oriundas da ingestão de bebidas e alimentos industrializados, adoçantes, gorduras, agrotóxicos, medicamentos, entre outros.

O próprio organismo possui sistemas “autolimpantes” (como o fígado), que são responsáveis por eliminar essas toxinas por meio da urina, das fezes, do suor e da respiração. O problema é quando a dieta do indivíduo é rica em produtos industrializados, processados e cheios de açúcar e gordura, por exemplo.

Nesses casos, os órgãos responsáveis pela limpeza acabam ficando sobrecarregados e, como consequência, não funcionam corretamente. Em excesso, as toxinas são muito prejudiciais à saúde e podem acarretar uma série de problemas, entre eles:

  • excesso de gordura no abdômen;
  • acnes, espinhas, erupções na pele etc.;
  • dores de cabeça;
  • baixo nível de energia;
  • congestão nasal;
  • problemas digestivos (gases, prisão de ventre etc.);
  • insônia, entre outros.

Podemos dizer, portanto, que os sucos detox atuam como aliados dos órgãos do corpo humano responsáveis por eliminar as toxinas. Isso ocorre porque eles são ricos em componentes antioxidantes, que favorecem uma limpeza hepática (do fígado).

Ao ingerir a bebida regularmente, o organismo tende a funcionar de forma eficaz, sem acumular as substâncias prejudiciais ao corpo humano. Mas, além de evitar os males citados anteriormente, como será que essa “limpeza” beneficia a sua saúde?

É isso que você vai descobrir nos tópicos seguintes! Acompanhe conosco!

Mitos e verdades sobre sucos desintoxicantes

Assim como todo alimento da “moda”, os sucos detox também têm mitos e verdades sobre sua eficácia. Em primeiro lugar, vale destacar que nenhuma bebida, por mais saudável que seja, é milagrosa.

Para ter uma qualidade de vida mais elevada, é importante que todo o cardápio seja balanceado de modo que o corpo receba os nutrientes necessários para um bom funcionamento. Além disso, inserir uma atividade física no dia a dia é essencial.

Afinal, de nada adiantar beber um suco desintoxicante pela manhã e ser uma pessoa sedentária que come hambúrguer, batata frita e refrigerante no jantar, não é mesmo?

De qualquer maneira, a bebida pode ser um começo (e até um incentivo) para você mudar alguns hábitos alimentares. A seguir, você confere 7 mitos e verdades sobre os sucos.

1. Os sucos detox são extremamente saudáveis

VERDADE. Quando feitos com ingredientes 100% naturais — de preferência sem adição de açúcares — os sucos detox proporcionam inúmeros benefícios nutricionais. Além de suas propriedades antioxidantes, eles fornecem alguns nutrientes essenciais, como:

  • vitaminas e minerais: presentes em vegetais e frutas;
  • fibras: além de saciar a fome por mais tempo, elas auxiliam no combate aos radicais livres, melhorando a digestão, fornecendo mais energia e combatendo o estresse.

Para que a bebida fique ainda mais saudável, recomendamos utilizar frutas e vegetais sem agrotóxicos. Geralmente, você consegue encontrar esses alimentos em feiras familiares e agroecológicas. Informe-se sobre onde elas acontecem em sua cidade.

2. Os sucos podem substituir as refeições principais (almoço e jantar)

DEPENDE. É possível tomar somente suco por alguns dias, desde que haja prescrição médica. Nesses casos, as bebidas costumam ser mais encorpadas, feitas com frutas, vegetais, sementes, entre outros ingredientes. No entanto, jamais substitua as refeições principais (almoço e jantar) por sucos sem o acompanhamento de um especialista, ok?

3. Uma dieta à base de sucos detox pode trazer riscos à saúde

VERDADE. Como dissemos, se preparado sem orientação, um cardápio baseado em sucos detox pode levar a um desequilíbrio nutricional. Lembre-se de que nenhuma dieta restritiva demais é eficaz. Elas podem até levar a perda de peso rápida, porém o efeito não é duradouro.

Tenha em mente que a mastigação faz parte do processo digestivo, além de estimular a saciedade. Uma alimentação saudável requer o consumo de níveis adequados de proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis nas refeições.

4. Os sucos desintoxicantes têm um gosto ruim

MITO. A maioria dos sucos detox são compostos por vegetais, como couve e espinafre. Isso faz com que muita gente acredite que eles são ruins ao paladar. No entanto, saiba que existe uma infinidade de combinações saborosas de frutas e folhas que podem ser feitas. Vai ser fácil, portanto, encontrar uma receita que agrade aos seus gostos pessoais.

5. As bebidas desintoxicantes emagrecem

DEPENDE. Não há evidências científicas para comprovar que o suco, por si só, emagrece. Porém, podemos afirmar que, quando associado a uma alimentação equilibrada e à prática de atividades físicas, ele pode ser um grande aliado da balança.

Isso ocorre porque os sucos desintoxicantes são ricos em fibras — substâncias que não são digeridas e nem absorvidas pelo organismo humano. Esse fator faz com que eles ocupem um espaço considerável do estômago, aumentando a sensação de saciedade.

Como consequência, tendemos a consumir menos calorias ao longo do dia. Esse hábito, quando repetido diariamente e associado aos exercícios, pode levar à perda de peso.

Mas, atenção: não é preciso exagerar na quantidade de suco. O ideal é consumir de um a dois copos por dia, além de manter um cardápio completo e balanceado.

6. Os sucos ajudam a desinchar a barriga

DEPENDE. Bom, essa afirmação segue a mesma lógica da anterior. As fibras presentes nos sucos detox melhoram a função intestinal, o que pode ajudar a desinchar a barriga.

No entanto, a bebida sozinha não tem esse poder — já que o inchaço também está relacionado à retenção de líquidos. O ideal, portanto, é unir o consumo de fibras a uma alimentação com baixo teor de sódio. Por isso, evite alimentos industrializados e o consumo excessivo de sal.

7. Quanto mais frutas no suco, mais saudável ele será

MITO. As frutas e os vegetais, quando transformados em suco, mudam a sua estrutura. Isso faz com que o açúcar presente nesses alimentos (em forma de frutose e sacarose) seja absorvido mais rapidamente pelo organismo, se comparado a uma fruta in natura.

Logo, quanto mais frutas no suco, mais açúcar. Por isso, evite colocar tudo o que vir pela frente. Para te ajudar, preparamos algumas receitas saudáveis ao final deste post!

Benefícios reais dos sucos desintoxicantes

Além de auxiliar no processo de emagrecimento, os sucos detox trazem inúmeros benefícios para a saúde. Afinal, a bebida é composta por ingredientes naturais que, juntos, proporcionam todas as vitaminas e minerais indispensáveis ao organismo.

A seguir, você vai conhecer algumas vantagens em manter as toxinas bem longe!

Mais força ao sistema imunológico

Se ingeridos diariamente, os sucos desintoxicantes fornecem alguns nutrientes essenciais para manter o nosso sistema imunológico forte. Dessa forma, eles auxiliam na prevenção de doenças, como gripes e resfriados.

Para aumentar ainda mais a sua imunidade, uma dica é investir em ingredientes ricos em vitamina A, já que esse nutriente estimula a produção de células imunizantes.

São exemplos de alimentos que contém boas dosagens da vitamina:

  • cenoura;
  • espinafre;
  • manga;
  • mamão;
  • couve manteiga;
  • tomate.

Sistema digestivo a todo vapor

Como já dissemos, os sucos detox são ricos em fibras, que ajudam a equilibrar o sistema digestivo. Além disso, a bebida auxilia o funcionamento do fígado, fazendo com que ele trabalhe corretamente. Como consequência, temos uma digestão mais eficiente, o que evita problemas como prisão de ventre, diarreia, espasmos no cólon, entre outros.

Cólon limpo e saudável

Durante a evacuação, o cólon — parte central do intestino grosso, que armazena os restos de alimentos — se esvazia. O problema é que, quando há prisão de ventre ou muitas toxinas acumuladas, ele não consegue se limpar corretamente.

O material acumulado nesse órgão pode trazer inúmeros problemas, como inflamações, dor e inchaço. A boa notícia é que os nutrientes contidos nos sucos desintoxicantes ajudam o cólon a se livrar dos resíduos, fazendo com que ele funcione melhor.

Pele e cabelos impecáveis

Manter as toxinas bem longe do organismo tem outro benefício: o combate ao envelhecimento precoce da pele. Além disso, como a maioria dos ingredientes tem ação anti-inflamatória, a bebida ajuda no processo de hidratação do corpo, deixando cútis e cabelos mais bonitos.

Hipertensão controlada

Controlar a hipertensão é um grande desafio para as pessoas com problemas cardiovasculares. Entretanto, saiba que alguns sucos são capazes de reduzir a pressão.

Isso porque, além de eliminar as toxinas, eles ajudam a retirar o excesso de sódio acumulado no organismo — substância que influencia no aumento da pressão.

Dessa forma, dê preferência a ingredientes como:

  • couve;
  • salsa;
  • pepino;
  • abacaxi;
  • toranja;
  • espinafre;
  • cenoura, etc.

Mais facilidade para aderir a um cardápio saudável

Ao começar a consumir os sucos detox, a tendência é deixar de lado as bebidas açucaradas, como os refrigerantes. Esse é o primeiro passo para a adoção de um cardápio saudável e equilibrado. Afinal, com o tempo, você vai descobrir receitas novas e se surpreender ao ver como a combinação de ingredientes naturais pode ser interessante.

Muitos vegetais que antes você torcia o nariz — como o espinafre, por exemplo — vão se tornar deliciosos quando combinados com alguma fruta. Assim, você começará a buscar novos alimentos de forma natural, deixando de lado os industrializados.

Emagrecimento a longo prazo

Quando você começa a fazer dietas restritivas demais, pode até ser que haja uma perda de peso. No entanto, as chances de você engordar novamente são altas! Afinal, além do cardápio hipocalórico favorecer a compulsão alimentar, ele não funciona a longo prazo.

O mesmo não ocorre quando você reeduca o seu paladar. Nesses casos, a perda de peso pode demorar mais para acontecer, porém será duradoura e eficaz. Os sucos detox, quando associados a um cardápio balanceado e à prática regular de exercícios físicos, te fornecem tudo o que o seu corpo precisa para emagrecer. Experimente!

Ossos fortes

Muitos ingredientes contidos em alguns sucos desintoxicantes — couve, espinafre, linhaça, acelga etc. — contêm cálcio, mineral que ajuda a fortalecer os ossos.

Músculos relaxados

Além do cálcio, muitas bebidas antioxidantes são também ricas em magnésio. A vitamina é essencial para o relaxamento muscular, principalmente dos praticantes de atividade física.

Exemplos de ingredientes ricos em magnésio:

  • uva;
  • banana;
  • abacate;
  • espinafre;
  • couve;
  • acelga;
  • granola;
  • aveia;
  • castanha de caju;
  • beterraba, entre outros.

Como incluir os sucos na dieta

Bom, incluir as bebidas detox na dieta é tarefa fácil. Basicamente, é só turbinar sua geladeira e a dispensa com frutas e vegetais (de preferência orgânicos) ricos em componentes antioxidantes e ter sempre alguns grãos (chia, linhaça etc.) à disposição.

Os melhores horários para tomar a bebida são pela manhã (de preferência em jejum) e à noite, sendo que cada período tem um benefício mais evidente. Conheça-os:

  • de manhã: quem toma o suco de manhã faz com que o sistema digestivo funcione corretamente durante todo o dia. Para maximizar a absorção de nutrientes, o ideal é ingerir a bebida meia hora antes de uma refeição;
  • à noite: esse é o melhor período para potencializar a ação antioxidante do suco. Para isso, o recomendado é tomá-lo antes de dormir, cerca de duas horas após o jantar.

Se você tem uma rotina bastante agitada, uma dica é cortar as frutas em pequenos pedaços durante o fim de semana e congelá-las. Além disso, você pode lavar todos os vegetais previamente e colocá-los dentro de um recipiente bem fechado — sendo possível também congelá-los. Dessa forma, o preparo do seu suco vai ser mais rápido e você não terá a desculpa da “falta de tempo”.

Ah, vale lembrar que quanto antes você consumir a bebida, melhor. No entanto, ela conserva todos os nutrientes até três horas após o preparo. Por isso, não se preocupe!

Se você quer começar a inserir o suco na dieta, mas não faz ideia de quais ingredientes comprar, separamos algumas frutas, verduras e grãos essenciais. Confira:

  • limão, melancia, laranja, kiwi, maçã e abacaxi: ricas em vitaminas e flavonoides, essas frutas ajudam a “varrer” as toxinas e os radicais livres;
  • mirtilo: além de sua ação antioxidante, o mirtilo evita inflamações;
  • gengibre: melhora o sistema digestivo e circulatório e tem ação anti-inflamatória;
  • couve: além de auxiliar na desintoxicação, a couve é rica em magnésio (relaxante muscular) e cálcio (fortalece os ossos);
  • água de coco: rica em potássio e magnésio, a água de coco pode ser utilizada nos sucos para deixá-los ainda mais saudáveis.

Vale ressaltar que esses são só alguns exemplos de ingredientes contidos nos sucos. Há uma infinidade de combinações que podem ser feitas. Independentemente das escolhas, prefira os alimentos orgânicos, cuja produção é livre de agrotóxicos e aditivos químicos.

Além disso, sempre que possível, o ideal é procurar um nutricionista para que ele indique um cardápio destinado às suas necessidades pessoais — principalmente se você está tomando o suco com algum objetivo (emagrecer, melhorar o sistema digestivo etc.).

Além disso, para ter mais saúde, não basta apenas tomar suco. É muito importante que todas as suas refeições sejam balanceadas e que você pratique algum exercício físico.

Se você quer ter uma vida mais saudável, uma dica é procurar um centro de medicina. Além de ajudar a modificar sua alimentação, esses lugares auxiliam quem quer ter um estilo de vida mais equilibrado.

Por que os sucos detox também são chamados de ‘sucos vitais’

Você já ouviu falar em sucos vitais? Não? Pois saiba que eles são uma das principais alternativas para quem deseja obter uma alimentação mais saudável e purificadora.

Mas como ele age no organismo? Bom, esse tipo de suco é feito a partir de uma combinação de diferentes frutas, verduras, legumes e ervas ricos em antioxidantes.

Juntos, esses alimentos geram uma maior ativação de enzimas restauradoras do equilíbrio energético do organismo e contribuem para a limpeza dos órgãos, principalmente o fígado e o intestino.

Tudo isso traz um perfeito equilíbrio ao organismo, oferecendo um descanso para o sistema digestivo e para o cérebro. Além disso, como são feitas sem substâncias artificiais, essas bebidas promovem uma verdadeira limpeza do paladar, auxiliando as pessoas que querem vencer vícios a certos alimentos, como salgados, doces e gorduras.

Nesse sentido, os sucos desintoxicantes podem ser considerados bebidas vitais, já que seguem o mesmo princípio de utilização dos ingredientes.

Receitas de sucos desintoxicantes

Agora que você já aprendeu como os sucos desintoxicantes agem no organismo, é provável que queira aproveitar seus benefícios, não é mesmo? Pensando nisso, separamos algumas receitas deliciosas e altamente saudáveis da bebida. Acompanhe!

Suco de cenoura, beterraba e hortelã

  • 1 cenoura;
  • 1 pepino (com casca);
  • ½ beterraba média e crua;
  • ½ xícara de chá de talos e folhas de hortelã;
  • 1 suco de limão e raspas da casca.

Neste suco temos inúmeros benefícios. A cenoura, o limão e o pepino são ótimos aliados da desintoxicação, já que seus nutrientes funcionam bem juntos e o açúcar da cenoura suaviza a acidez do limão. Além disso, a beterraba contém grandes quantidades de fibra, o que melhora o funcionamento do intestino e aumenta a saciedade — sem contar nas vitaminas (A, B, C) e minerais como fósforo, magnésio, zinco e potássio.

Suco de laranja, cenoura e gengibre

  • 2 laranjas;
  • 2 cenouras;
  • 200 ml de água (1 copo);
  • 1 colher de chá de gengibre ralado (5 g).

Além de desintoxicar o organismo, esse suco é capaz de fortalecer o sistema imunológico e combater doenças, como gripes e resfriados. Vale ressaltar, ainda, que o gengibre é um excelente anti-inflamatório natural e, portanto, evita a retenção de líquidos.

Suco de maçã, beterraba e gengibre

  • 200 ml de água (1 copo);
  • 1 colher de sopa de farinha de linhaça;
  • lascas de gengibre;
  • 1 beterraba pequena com casca;
  • 1 maça fuji com casca;
  • suco de 1 limão.

Neste suco, temos um diferencial: a farinha de linhaça. Além de ser rico em fibra, o alimento conta com vitaminas B1, B2, C e E, além de minerais como cálcio, zinco, magnésio, fósforo e potássio. Outro nutriente importante é o ômega 3. Com esta bebida, portanto, você desintoxica o organismo e previne diversos problemas, como o infarto.

Suco de abacaxi, cenoura e limão

  • 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos;
  • 1 cenoura;
  • 1 xícara (chá) de talos de erva doce fresca;
  • 1 suco de limão e raspas da casca.

Juntos, esses ingredientes fazem uma verdadeira limpeza no organismo, além de fornecerem mais energia e disposição ao indivíduo. Se você não gosta de erva doce, uma dica é substituí-la pelo hortelã. Não se preocupe, pois os benefícios são os mesmos!

Modo de preparo dos sucos

Todas as receitas descritas neste post são feitas da mesma forma: basta bater os ingredientes em uma centrífuga ou em um liquidificador com um pouco de água. Para deixar a bebida ainda mais saudável, recomendamos utilizar a água de coco.

Além disso, sempre que possível, evite usar açúcar e adoçante. Se a fruta for muito amarga, uma dica é misturá-la com outra mais doce. Se você quiser uma bebida mais cremosa, vá adicionando a água aos poucos até que a consistência esteja adequada ao seu gosto pessoal.

Como pudemos ver, existem diversos benefícios em consumir os sucos detox — também chamados de sucos vitais. Adicionando um ou dois copos em nossa dieta diária, ajudamos os nossos órgãos (fígado, intestino, cólon etc.) a trabalharem melhor, otimizando o funcionamento do organismo como um todo.

Vale lembrar que, além de consumir a bebida de forma correta, é importante construir um cardápio equilibrado e balanceado. A prática de exercícios físicos também é sempre bem-vinda!

Agora que você já sabe tudo sobre os sucos desintoxicantes, compartilhe este artigo em suas redes sociais e convide outros amigos a adotar um estilo de vida mais saudável!

Se quiser conhecer um pouco mais sobre nossa dieta de sucos vitais, acesse a página do Rituaali!

Últimas Notícias

Alimentação