Tratamento Detox: como conquistar uma vida equilibrada?

A poluição, a ingestão de certos alimentos e o uso de remédios faz com que o nosso corpo acumule diversas toxinas diariamente. Nesse sentido, o tratamento detox tem a função de eliminar essas substâncias ruins que se fixam em órgãos do nosso corpo. Se feita corretamente, a terapia traz inúmeros benefícios ao corpo e a mente. Entre eles, temos o emagrecimento, a melhora do sono e a diminuição do estresse.

No entanto, um tratamento completo não se refere somente à alimentação. Para que ele seja eficaz, é preciso alinhar um cardápio desintoxicante com a prática de exercícios físicos — além de massagens, banhos, máscaras corporais e outros métodos especiais. Ficou interessado no assunto? Então, continue conosco e entenda como um programa detox completo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada!

Tratamento detox: só um modismo ou funciona de verdade?

Já faz algum tempo que as dietas detox ganharam fama no Brasil. Com a popularidade do método, surgem também diversas dúvidas sobre o seu funcionamento e eficácia. Mas e aí, o tratamento desintoxicante funciona mesmo ou não?

A resposta para essa pergunta é: depende. Atualmente, muitas pessoas têm se aventurado no mundo detox sem a devida orientação médica. Nesses casos, além de não ser eficaz, o tratamento pode trazer prejuízos à saúde do indivíduo.

Isso ocorre porque uma alimentação equilibrada requer o consumo de níveis adequados de nutrientes — e um especialista vai saber respeitar isso. Ao restringir demais o cardápio por conta própria, a pessoa pode causar uma desproporção nutricional.

Por exemplo, há indivíduos que retiram o glúten completamente do cardápio, acreditando que isso será positivo para o organismo. No entanto, se a pessoa não for celíaca (ou, seja, alérgica), não há motivo para retirá-lo, já que ele contém nutrientes importantes.

Realizar uma dieta sem acompanhamento, portanto, pode prejudicar o funcionamento de órgãos importantes do nosso corpo, como o fígado e os rins. Entretanto, se feito adequadamente, o tratamento detox é extremamente eficaz.

Afinal, como funciona o tratamento detox?

Simplificadamente, podemos dizer que o objetivo do tratamento detox é eliminar as toxinas acumuladas diariamente no organismo. Mas o que são essas substâncias? Bom, todos os dias somos expostos a diversos resíduos tóxicos por meio da ingestão de alimentos e bebidas (gorduras, adoçantes, agrotóxicos, industrializados etc.), da exposição à poluição, do uso contínuo de medicamentos, entre outros.

O nosso corpo foi preparado para retirar essas substâncias naturalmente do organismo, eliminando-as na urina, nas fezes, no suor e na respiração. O problema é que, atualmente, a dieta é cheia de produtos industrializados, processados e gordurosos.

Dessa forma, os órgãos “autolimpantes” (como o fígado) ficam sobrecarregados e não conseguem desempenhar as suas funções adequadamente. A consequência é um acúmulo de toxinas no organismo — substâncias extremamente prejudiciais à saúde.

Nesse contexto, o tratamento detox é uma espécie de aliado dos órgãos do corpo humano. Com um cardápio rico em alimentos antioxidantes (que favorecem a limpeza do fígado) e com a prática de exercícios físicos, o corpo tende a “expulsar” as toxinas.

Durante o processo de desintoxicação, o indivíduo não pode ingerir alimentos prejudiciais, como frituras, industrializados etc. A dieta deve ser composta de frutas, vegetais e hortaliças que promovem uma verdadeira limpeza no organismo.

Como dissemos, um tratamento completo também inclui a prática de exercícios físicos, esfoliações corporais e outros. O intuito é remover os resíduos tóxicos de todos os órgãos, como o fígado, rins, pulmões, pele e intestino, melhorando a qualidade de vida. Basicamente, uma terapia detox:

  • estimula o consumo de alimentos saudáveis, como frutas, verduras e legumes orgânicos;
  • elimina a ingestão de produtos prejudiciais (alimentos gordurosos, açucarados, com excesso de sódio etc.);
  • motiva à prática de atividades físicas e à adoção de uma vida mais equilibrada.

Como saber que preciso de um tratamento detox?

O tratamento detox é indicado para as pessoas que comem alimentos industrializados, com elevados índices de gordura, sódio, açúcar, entre outros. Além disso, indivíduos com sobrepeso e indisposição física também são beneficiados com a técnica.

Em épocas festivas, em que há o consumo exagerado de comidas, a terapia detox também é eficaz. Por esse motivo, muita gente busca centros de medicina focados em alimentação após o Natal, Réveillon, Páscoa, entre outras datas comemorativas.

Em todo o caso, é sempre importante ficar ligado nos sinais que o corpo fornece. Afinal, o estilo de vida atual contribui para o acúmulo de toxinas mesmo em pessoas saudáveis. Pensando nisso, separamos alguns indícios de que o seu corpo não está conseguindo eliminar as substâncias tóxicas de forma adequada. Acompanhe!

Indisposição e fadiga

Quando há um acúmulo de toxinas no organismo, os nossos órgãos precisam trabalhar dobrado para tentar retirar o excesso dessas substâncias. Por esse motivo, é comum sentirmos a sensação de cansaço, indisposição e até mesmo fadiga ao longo do dia.

Além disso, certos alimentos — como os açucarados — contribuem com a sensação de letargia. Isso ocorre porque eles aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, mas diminuem com a mesma intensidade, causando a sensação de mal-estar.

Desse modo, se você anda desmotivado, fraco, cansado, com dificuldade de concentração e com desejo de dormir em horários não habituais, fique alerta! É provável que o seu corpo esteja pedindo ajuda para lidar com a sobrecarga de resíduos.

Prisão de ventre

Os intestinos desempenham um importante papel no processo de eliminação das toxinas, afinal, muitas dessas substâncias saem por meio das fezes. Portanto, a prisão de ventre sem motivo aparente também pode ser sinal de que algo não anda bem. Além de aumentar os níveis de intoxicação do corpo, a dificuldade em evacuar pode causar mal-estar estomacal e até mesmo inflamações.

Problemas de pele

Se os principais órgãos responsáveis por eliminar as toxinas (fígados e rins) não estiverem conseguindo cumprir os seus papéis de forma eficaz, a pele entra em ação — o objetivo é ajudar o organismo a eliminar os resíduos. O problema é que, com isso, podem surgir acnes, eczemas, erupções, cravos e outros problemas.

Portanto, se o seu rosto começou a ficar com uma aparência estranha, desconfie de que há toxinas acumuladas em seu organismo.

Dor de cabeça

Ter dores de cabeça de vez em quando é normal. No entanto, se o incômodo for constante, é provável que haja resíduos em seu organismo. Isso ocorre porque as toxinas que ficam no sangue afetam o sistema nervoso, desencadeando várias reações negativas — até mesmo a ansiedade.

Gordura abdominal

Em excesso, as substâncias tóxicas afetam os níveis de glicose e colesterol, aumentando a gordura na área do abdome. Portanto, fique atento a esse sinal!

Ganho de peso persistente

Além da gordurinha no ventre, quem está com toxinas acumuladas no organismo também encontra dificuldades em emagrecer — mesmo que a dieta e os exercícios físicos estejam em dia. Nesses casos, é provável que os resíduos tenham alterado o sistema hormonal. Diante disso, será preciso fazer uma desintoxicação completa.

Superaquecimento do corpo e suor excessivo

Com o fígado trabalhando excessivamente, é normal que aconteça o superaquecimento do corpo. Paralelamente, também temos um aumento no suor, já que o organismo vai tentar de todas as maneiras se livrar do acúmulo tóxico (nesse caso, através da pele).

Mau hálito

Se você anda com mau hálito — mesmo que os seus hábitos de higiene sejam os melhores —, saiba que isso também pode ser sinal de toxinas em excesso. A explicação é que essas substâncias facilitam a proliferação de bactérias na boca e nos dentes.

Além disso, os resíduos contidos no sangue fazem com que a língua se cubra com um revestimento amarelo, o que também pode acarretar mau cheiro e até infecções. Veja outros sinais:

  • dores musculares;
  • constipação;
  • olhos inchados;
  • estresse excessivo etc.

Quais são os benefícios do detox para o corpo?

Quando iniciamos um tratamento detox, o corpo é o primeiro a perceber os sinais. Afinal, sem substâncias tóxicas, todos os órgãos começam a trabalhar de forma mais eficaz. Além da perda de peso, um dos primeiros resultados é o aumento da disposição.

É comum que as pessoas se sintam mais leves, energizadas e com mais ânimo para executar as tarefas do dia a dia. Mas não é só isso. Há inúmeros benefícios! A seguir, nós separamos as principais vantagens do tratamento para o corpo. Veja!

Mais disposição

Como dissemos, o aumento da disposição é um dos primeiros “sintomas” do tratamento detox. Isso porque, ao expulsar as substâncias nocivas, todos os órgãos voltam a trabalhar corretamente e sem sobrecarga — evitando a fadiga e o cansaço.

Além disso, durante o programa, alguns alimentos que contribuem para o aumento da indisposição são retirados da dieta, como as gorduras trans, o açúcar e o sal. No lugar deles, são adicionadas frutas, verduras e legumes, que são fontes de energia naturais.

Silhueta mais fina

Com o aumento da disposição, cresce também a vontade de praticar exercícios físicos — o que poderia explicar o fato do tratamento detox ser um excelente aliado da perda de peso. Mas não é só isso. Com um tratamento adequado, você reeduca o seu paladar!

Essa reeducação é fundamental para quem quer emagrecer em longo prazo. Afinal, em dietas restritivas, as chances de se engordar outra vez são altas. Dentre outras razões, isso acontece porque o cardápio hipocalórico favorece a compulsão alimentar.

Reeducando o seu paladar, portanto, você tende a manter a sua silhueta fininha por muitos anos — é claro, porém, que a prática de exercícios físicos é fundamental.

Sistema imunológico reforçado

Quem faz parte de um programa de tratamento detox tem a oportunidade de ingerir diariamente todos os nutrientes necessários para manter o sistema imunológico forte. Dessa forma, é possível se proteger contra certas doenças, como gripes e resfriados.

Melhora o sistema digestivo

A maioria dos programas detox conta com um cardápio rico em fibras. Além de saciar a fome por mais tempo (favorecendo o emagrecimento), elas auxiliam no combate aos radicais livres. Como consequência, temos um sistema digestivo mais equilibrado e eficiente. Assim, problemas como prisão de ventre e diarreia tendem a desaparecer.

Pele e cabelos mais bonitos

As frutas e os vegetais presentes em um cardápio detox têm ação anti-inflamatória. Isso auxilia no processo de hidratação do corpo, deixando pele, unhas e cabelos mais bonitos. Além disso, um programa completo inclui tratamentos de estética que são capazes de eliminar as toxinas da pele, combatendo o envelhecimento precoce. Ah, alguns lugares ainda fornecem rituais antissinais, conhecidos por sua ação rejuvenescedora.

Menos dores musculares

A dieta de um tratamento detox também conta com bebidas e alimentos ricos em magnésio, como uva, banana, espinafre, couve e aveia. Conhecido pelo seu poder de relaxante muscular, o nutriente é fundamental para os praticantes de atividade física.

Outros benefícios

  • auxilia o funcionamento do cólon, evitando inflamações, dor e inchaço;
  • ajuda a controlar a hipertensão;
  • melhora a capacidade de concentração;
  • aumenta a qualidade do sono;
  • acelera o metabolismo;
  • diminui a retenção de líquido, entre outros.

E os benefícios do detox para a mente?

Engana-se quem pensa que as vantagens do detox se restringem ao corpo, afinal, a mente também é extremamente beneficiada com a prática. Em primeiro lugar, devemos entender que um tratamento detox é diferente de uma dieta detox. Como o próprio nome diz, essa última é focada exclusivamente no cardápio.

O tratamento, por sua vez, tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida como um todo. Nesse sentido, além de estimular a ingestão de alimentos antioxidantes, o método propõe mudanças no dia a dia da pessoa.

Um dos primeiros estímulos refere-se à prática de atividades físicas. Assim, quem entra em um programa completo deve ter em mente que será preciso deixar o sedentarismo de lado e se exercitar.

E quem pensa que tudo isso é complicado, está muito enganado! Durante o tratamento, o paciente é estimulado a refletir e, com isso, ele tende a mudar a sua forma de pensar e agir de forma automática. Quer saber mais detalhes? Então, entenda como o método ajuda a sua mente:

Mente e corpo em equilíbrio

Para ter uma vida equilibrada, é necessário que a sua mente e o seu corpo estejam em sintonia, concorda? Nesse cenário, um bom programa de desintoxicação deve levar em consideração o seu estado de espírito durante a limpeza.

Alguns programas podem conter meditações e, outros, sessões de relaxamento. De qualquer forma, o objetivo é um só: fazer com que o participante reflita sobre os seus hábitos.

Vale lembrar, porém, que cada pessoa tem objetivos e perfis distintos. Por isso, é muito importante buscar um tratamento que ajuste os exercícios conforme as individualidades de cada um.

Estímulo a uma alimentação saudável

Sabemos o quanto pode ser difícil mudar um hábito de longa data — os veganos, por exemplo, não param de comer carne de uma hora para outra. Nesse sentido, um dos intuitos do tratamento detox é te ajudar a se livrar de certos vícios (cafeínas, frituras etc.).

Para que o resultado seja eficaz, não basta abandonar os hábitos de uma hora para outra. É preciso limpar o corpo, retirar todas as substâncias tóxicas do organismo, e substituir os alimentos por escolhas mais saudáveis de forma conscientizada.

Tendo um objetivo bem claro e definido (melhorar a qualidade de vida, por exemplo) e tendo plena consciência do que te faz mal, as chances de ter sucesso na adoção de rotinas saudáveis aumentam consideravelmente — e é isso que os programas propõem.

Descoberta de novos sabores

Ao iniciar um tratamento detox, o primeiro passo será deixar de lado ou alimentos industrializados e as bebidas açucaradas, como os refrigerantes. Isso por si só já é um excelente começo para quem deseja ter uma vida mais equilibrada e com qualidade. O mais legal é que, com o tempo, a pessoa acaba descobrindo novos sabores. Muitas vezes, dizemos que não gostamos de algo apenas pela aparência e não pelo sabor.

Durante um tratamento detox, o indivíduo tem a oportunidade de saborear incríveis combinações de ingredientes naturais, principalmente na forma de sucos. Dessa forma, o paladar é reeducado espontaneamente, estimulando o abandono de industrializados.

Por que realizar um tratamento detox com apoio profissional?

Como dissemos no início deste artigo, iniciar uma dieta detox sem orientação especializada pode trazer prejuízos à saúde. Além disso, um tratamento eficaz não muda somente o seu cardápio, mas sim todos os hábitos prejudiciais de sua vida.

Nesse contexto, é muito difícil que uma pessoa consiga um resultado satisfatório se ela não receber acompanhamento adequado. Afinal, a equipe de um bom programa detox deve ser composta por médicos, nutricionistas, psicólogos e outros profissionais.

Por isso, o ideal é buscar auxílio em um centro de medicina que ofereça esse tipo de programa. Geralmente, funciona assim: você passa por uma avaliação inicial que leva em consideração o seu histórico de dependência e os seus objetivos pessoais.

A partir daí, um médico especializado deve montar um tratamento individualizado. Além de prescrever bebidas e alimentos, é provável que o programa inclua terapias de relaxamento, meditação e aconselhamento — essenciais durante o processo. Se você quer entender porque é tão importante ter esse acompanhamento, separamos os principais motivos para você. Confira!

Avaliação completa e individualizada

Atualmente, existem sites que disponibilizam programas detox na internet. Entretanto, segui-los sem orientação pode ser um risco. Afinal, cada indivíduo é único. Portanto, a duração do tratamento, o cardápio adotado e o tipo de atividade física a ser feita variam.

Aderindo a um programa que tenha apoio profissional você tem a oportunidade de receber uma avaliação completa e individualizada. Sendo assim, diversos fatores serão levados em consideração ao montar o seu plano, como idade, hábitos e objetivos. Isso é muito importante para que os resultados sejam satisfatórios e duradouros.

Apoio psicológico

Durante o processo de desintoxicação, é comum que o paciente sofra de abstinência, afinal, modificar hábitos de longa data nunca é fácil! Se a pessoa não receber apoio adequado, é provável que ela sofra com os sintomas e até desista do programa.

Realizando um tratamento adequado — como os que são oferecidos em centros de medicina —, o indivíduo conta com muitas ferramentas para tornar o processo mais tranquilo. Entre elas, estão técnicas de relaxamento e exercícios de reflexão. Além disso, nesses locais, existem sessões de aconselhamento individuais e grupais. Dessa forma, a pessoa é ensinada a enfrentar a situação da melhor forma possível.

Base forte para a adoção de um estilo de vida saudável

Quantas vezes você já prometeu que iniciaria a dieta na próxima semana? E que pararia de tomar refrigerante? Se você não tiver recebido acompanhamento adequado, é provável que essas promessas não tenham sido cumpridas.

E não há a necessidade de se culpar por isso! Iniciar o processo de construção de uma vida saudável nem sempre é fácil — ainda mais se cultivarmos hábitos ruins. Para que tudo dê certo, é necessário evoluir com calma e conhecer os seus próprios limites.

Com um acompanhamento especializado, você tem a oportunidade de ter sempre por perto profissionais experientes nesse processo. Eles sabem que de nada adianta dizer que “a partir de hoje você não toma refrigerante” ou que “só come alimentos de origem vegetal“.

Pelo contrário, as evoluções na alimentação e no estilo de vida precisam acompanhar o progresso da consciência do indivíduo que, aos poucos, vai entendendo a importância de abandonar antigos hábitos — a vida saudável vem quase que espontaneamente.

Optando por um acompanhamento, portanto, você cria uma base forte para te ajudar a permanecer com as práticas sadias em longo prazo. Tudo isso levando em consideração possíveis sintomas de abstinência que possam aparecer.

Como pudemos ver, realizar um tratamento detox completo é interessante para praticamente todas as pessoas. Afinal, com o estilo de vida de hoje em dia, estamos muito expostos às substâncias tóxicas, seja por meio da ingestão de bebidas e alimentos (refrigerantes, álcool, agrotóxicos etc.), seja pela própria exposição aos poluentes.

Dessa forma, o programa vem para auxiliar o indivíduo a modificar o seu estilo de vida como um todo — e não só a dieta. A consequência é um organismo mais equilibrado, com disposição e energia para realizar as tarefas cotidianas da melhor forma possível.

Agora que você já conhece os benefícios do tratamento detox, baixe o nosso Guia da família em equilíbrio: a saúde começa em casa! e saiba como ajudar os seus familiares a adotar um estilo de vida saudável!

Últimas Notícias

Alimentação