As principais armas para acabar de vez com o inchaço

Por Viva Rituaali
As principais armas para acabar de vez com o inchaço

Você já sentiu as pernas incharem ao final do dia, deixando aquela marca do sapato e da meia que antes cabiam confortavelmente? E o sutiã, que de uma hora pra outra começou a apertar provocando sulcos na pele? Não, suas roupas não encolheram. Provavelmente, você está sofrendo de retenção de líquidos e inchaço no corpo.

Também conhecido como “inchaço”, ocorre quando há um escape de fluídos dos vasos sanguíneos para os tecidos subcutâneos, falha que pode ser ocasionada por alterações hormonais (aumento da progesterona), dietas com excesso de sal e carentes em nutrientes essenciais, por sedentarismo, consumo de medicamentos ou variações de pressão sanguínea. Consequência? Mãos, braços, seios, barrigas, pés, tornozelos e pernas incham e causam tremendo desconforto.

Se você estiver passando por isso, vale lembrar que é sempre recomendado consultar um médico para uma avaliação precisa e excludente de causas mais graves, dentre elas: disfunções cardíacas, hepáticas, renais, imunológica, tireoidianas e de circulação. Agora, mãos à obra para amenizar os sintomas e voltar a sorrir.

O que fazer para diminuir a retenção de líquidos?

  • Beba água, muita água – No mínimo, 2 litros por dia. Invista em chás (verde, branco ou de cavalinha) e sucos diuréticos (abacaxi com hortelã, melancia com gengibre, limonada suíça, sucos verdes). Hidratar-se é excelente para limpar e manter o bom funcionamento do organismo.
  • Diminua o sal e aposte em alimentos naturais – Quer um conselho pra vida? Exclua do seu cardápio enlatados, alimentos prontos congelados, processados e conservas, esses vilões afogados em sódio e gordura, tudo o que a sua saúde não quer, nem precisa. O sal, diminua já. Use e abuse de ervas aromáticas para temperar a comida (orégano, salsa, alecrim, manjericão, cebolinha), de alimentos ricos em água (pepino, aspargos, tomate, nabo, rabanete, melão, mamão, maçã) e potássio (laranja, banana, folhas de beterraba cozinha), que ajudam a eliminar o sódio do organismo.
  • Alimentos aliados – Outras belezuras no combate à retenção de líquidos são os óleos vegetais antioxidantes fontes de fibras (como a linhaça, girassol, trigo, soja) e as folhas verdes (alface, brócolis, espinafre, rúcula, chicória, agrião). Ah, não gosta das verdinhas? Siga a dica da nutricionista Liandra Moralis: “Coloque no feijão, caldos e molhos. Por exemplo: espinafre no feijão, couve na sopa de legumes, beterraba no molho de tomate, entre outros. Assim, os nutrientes estarão presentes, fortificando a dieta e isentando a textura e o gosto indesejável, que são as reclamações frequentes”.
  • Drenagem linfática, oh, yes! – Sim, ela diminui a sensação de inchaço ao atuar justamente na eliminação de líquidos e toxinas concentrados nos tecidos e estimulando a circulação do sangue. Combine essa massagem (no mínimo uma vez por semana) com uma alimentação natural diária.
  • Mexa-se – Caminhe, nade, corra, dance, eleja um esporte que você goste e pratique-o no mínimo três vezes por semana. Exercícios ativam a circulação sanguínea, regulam os ciclos hormonais, tonificam os músculos, melhoram a disposição. Abrem sorrisos.
  • No trabalho –  Para a turma que passa horas sentada, se alongar a cada 50 minutos é providencial. Em pé, estique os braços para cima e incline-se para um lado e para o outro. Alongue o pescoço. Sentado, faça movimentos giratórios com os pés. Quem, ao contrário, jamais senta (agrava se usar salto alto, que dificulta a circulação) deve esticar os músculos da perna flexionando a ponta dos pés, repetidas vezes. Agachamentos também dão uma bela ativada na circulação. Para ambos os casos, um ótimo alongamento para as costas é ficar em pé com as pernas juntas e tentar tocar o chão com as mãos, sem dobrar os joelhos.
  • Em casa – Ao chegar em casa, deitar-se (no sofá, no chão, na cama) e apoiar as pernas na parede, bem no alto. Feche os olhos, respire profundamente. Fique assim por 10 minutos e se sentirá novinho em folha. Desincha até a alma!

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