Cuide das olheiras e dê adeus para o olhar de urso panda

Por Dra. Mariana Dimitrov
Cuide das olheiras e dê adeus para o olhar de urso panda

Olá queridos, como vão? Hoje iremos tratar de um assunto que atinge as pessoas sem nenhum preconceito: homens, mulheres, idosos e até mesmo crianças podem sofrer com este mal chamado “olheiras”.

Basicamente, trata-se do escurecimento da região em torno dos olhos e pode ter diversas causas: acúmulo de pigmentos escuros como melanina e hemossiderina, visualização dos vasos sanguíneos exuberantes por trás de uma pele muito fina, edema ou “inchaço” da região das pálpebras e finalmente por causa das “bolsas de gordura” que vão surgindo com o processo de envelhecimento e enfraquecimento do arcabouço palpebral que sustenta o conteúdo intraocular.

Como tratar? 

E, se as causas são variadas, o tratamento também deve ser voltado para cada uma delas: para tratar do acúmulo de pigmentos que confere um tom escurecido às pálpebras você pode utilizar uma compressa de mamão com leite. Você deve utilizar:

  • ¼ de mamão papaya (que contém uma enzima que promove a renovação celular)
  • 50 mL de leite (que contém ácido lático, uma substância que promove também a renovação celular, hidratação e é clareadora). Para peles secas, utilize o leite integral e para peles oleosas utilize o leite desnatado.

Misture esses 2 ingredientes de modo a formar um creme. Leve à geladeira por 10 minutos e depois aplique sobre as pálpebras, deixando agir por 10 minutos. Depois disso, enxague abundantemente.

E para aquelas situações em que se precisa estar bem rapidamente, como por exemplo quando vamos a uma festa? Você pode fazer compressa com o chá gelado de camomila que tem efeito calmante e anti-inflamatório, deixando agir por 10 minutos.

Outra dica importante para essas situações de “emergência” tem a ver com maquiagem. Você pode usar o corretivo de cor amarela antes de utilizar a base do tom adequado de sua pele. O amarelo do corretivo irá neutralizar o arroxeado do tom das pálpebras e torná-las menos evidentes num “piscar de olhos”…

Se mesmo assim as olheiras persistirem, convém que você faça uma avaliação médica, pois você pode estar necessitando de um tratamento mais intensivo para suas pálpebras.

E por último convém lembrar que viver um estilo de vida mais saudável vai influenciar também numa melhor aparência das suas pálpebras.

Continuaremos esse assunto de pálpebras com uma ótima dica de drenagem para quando os olhos ficam “inchados”.

Até a próxima!

Últimas Notícias

beleza