Máscaras caseiras para uma beleza natural

O rosto é o nosso cartão de visita. Não estamos falando de beleza, simplesmente, mas de uma aparência saudável que denote zelo, autoestima. Quem se ama se cuida, se trata bem. E quer coisa mais linda do que uma pele viçosa e feliz? Sim, felicidade irradia pelos poros. Poros esses que adoram um agradinho.

Antes de ensinarmos o passo a passo de máscaras caseiras para a alegria da cútis e do bolso, é preciso relembrar os tipos de pele: normal, seca, mista, sensível e oleosa. E que você identifique a sua para bem nutri-la. Dica: lave rosto antes e depois da aplicação sempre com água morna. Agora, mãos à obra, ou melhor, ao creme!

Tipo de pele: NORMAL

Boa elasticidade, textura fina, macia, raramente tem espinhas ou manchas. Nem seca, nem gordurosa, tem poros pequenos e pouco perceptíveis. É daquelas que a gente exclama: “Nem precisa de Photoshop!”.

Máscara ideal: 1 colher (sopa) de mel, 1 clara de ovo. Bata até o ponto de pasta. Aplique imediatamente, deixe 20 minutos.

Tipo de pele: SECA

Descama com facilidade, tem textura fina, é opaca e sem brilho. Com pouca elasticidade, apresenta rugas e linhas de expressão por vezes em tenra idade. Requer hidratação constante.

Máscara ideal: Meio abacate, 1 colher (de sopa) de mel e 1 de azeite de oliva. Extraia a polpa madura, bata tudo no liquidificador. Aplique sobre o rosto e deixe por 20 minutos.

Tipo de pele: MISTA

A fatídica zona T (testa, nariz e queixo) é oleosa e as bochechas (por vezes em volta da boca e dos olhos também) com características da pele normal ou seca.

Máscara ideal: Meio pepino (adstringente) batido no liquidificador (até o ponto de purê), desligue. Acrescente 2 colheres (de sopa) de iogurte natural e mexa à mão até ficar uma pasta. Aplique por 20 minutos.

Tipo de pele: SENSÍVEL

Com textura fina e delicada, o nome diz tudo: é sensível a cosméticos, maquiagem, perfume, mudanças de temperatura, entre outros. Se irrita com facilidade, inflama, fica vermelha, coça, arde. É, digamos, temperamental. E mimada: não aceita qualquer produto.

Máscara ideal: 1 colher (de sopa) de cada um dos seguintes ingredientes: flores de camomila (anti-inflamatória), folhas de alecrim, sálvia e hamamélis, farinha de aveia (esfoliante), água morna. Bata tudo acrescentando água aos poucos até ficar uma pasta. Aplique por 20 minutos.

Tipo de pele: OLEOSA

Poros dilatados, óleo pra dar e vender, secreção de sebo acelerada. Pele brilhante e com maior propensão a acnes e cravos (as impurezas entram pelos poros, aí já viu). É fácil de identificar (quem tem, sabe).

Máscara ideal: 2 tomates (adstringente) sem pele ou sementes, 1 colher de (sopa) açúcar e 1 de sumo de limão. Bata tudo no liquidificador até formar uma pasta. Aplique no rosto ou apenas na região acnéica por 15 minutos, três vezes por semana, à noite. Lave bem o rosto.

Se está em dúvida qual seu tipo de pele, use um lenço de papel pela manhã para limpar o rosto.

  • Pele normal não deixará marcas de óleo e estará com elasticidade boa.
  • Pele oleosa deixará o lenço transparente com a gordura.
  • Pele mista manchará de óleo se passar na zona “T” (passe primeiro nas bochechas, se não marcar o papel, é provável que este seja seu tipo).
  • Pele seca não deixa manchas, mas é áspera e ressecada.
  • Pele sensível apresenta manchas, coça, inflama, fica vermelha em contato a produtos, até com lenço umedecido perfumado. Consulte sempre um dermatologista.

Últimas Notícias

beleza