Verão chegou! Conheça cuidados naturais com o cabelo e pele

O verão traz consigo uma série de necessidades de cuidados naturais com o cabelo e com a pele. A exposição ao sol e aos raios UV ligam o sinal de alerta para as consequências da ação contínua desses fatores.

Há maneiras simples de buscar a proteção e a recuperação de nutrientes durante esse período, utilizando soluções simples, repletas de benefícios.

Neste post você vai saber como obter proteção e prevenção para seus cabelos e para a sua pele durante o verão, usando apenas produtos naturais. Confira!

Conheça alguns cuidados naturais com o cabelo

Os cabelos sofrem diferentes agressões durante o verão, como a exposição ao sol e aos raios UV, que causa a perda da queratina e o ressecamento natural dos fios, além de fatores como a areia, a água salgada do mar e o vento.

Fugir para a piscina não adianta muito, pois há o cloro. A ação desse produto químico resulta em fios quebradiços, pontas duplas e até mesmo na alteração da tonalidade do cabelo.

Veja a seguir algumas dicas para se proteger e recuperar os fios após a exposição a essas condições.

Cubra o cabelo

Uma das maneiras mais simples e funcionais de preservar o cabelo nas idas à praia e piscina é cobri-lo. Assim, é possível proteger os fios da exposição ao vento e ao sol. Além disso, nessas condições o cabelo retém maior umidade, evitando ressecamento.

É possível usar desse recurso com muito estilo e beleza, com chapéus elegantes, lenços e até mesmo bonés. Existem opções para todos os gostos.

Faça um tratamento para selar as cutículas capilares

As cutículas capilares ficam abertas após um dia de verão, em que os fios ficam sob exposição dos vários fatores agressivos. Selar as cutículas é fundamental para recuperar a estrutura natural do cabelo, fazendo com que ele esteja novamente protegido.

Para resolver essa questão de forma natural, basta preparar uma solução de 1 colher de sopa de vinagre de maçã diluído em 180 ml de água e aplicar no cabelo, fazendo uma lavagem. Deixe secar naturalmente, sem enxaguar.

Lave o cabelo de maneira simples

Após praia e piscina é fundamental lavar o cabelo com água doce, para que ele se livre de impurezas. O xampu tende a remover a oleosidade natural do cabelo, em um momento que os fios precisam mais dela, devido às agressões que sofreu.

Uma boa maneira de dissolver essa oleosidade sem ter que usar o xampu é usar o óleo de avelã, com ajuda de uma bola de algodão. Basta passar na região da raiz do cabelo após o processo de lavagem simples, só com água.

Use óleos naturais

Os óleos estão entre os principais cuidados naturais com o cabelo. Eles são de grande ajuda no que diz respeito à proteção antes de expor os fios aos riscos do verão. Entre os principais estão os óleos de azeite, abacate, coco e amêndoas.

A aplicação é bem simples, podendo ser feita tanto com o cabelo seco, quanto molhado. Basta pingar algumas gotas na mão e ir aplicando nos fios de baixo para cima, das pontas até a parte de cima, como se estivesse amassando o cabelo.

Faça uma hidratação caseira

A hidratação é fundamental para os fios, e poder ser feita com produtos naturais, que você tem em casa. A solução usada para hidratar conta com os seguintes ingredientes:

  • 1 gema de ovo;
  • 1 folha de babosa;
  • 200 g de iogurte natural;
  • 1 cápsula de vitamina E;
  • azeite de oliva (utilize o copo de iogurte natural e preencha 1/3 dele com o azeite).

Siga o seguinte modo de preparo:

Coloque gema, líquido da cápsula de vitamina e iogurte em um recipiente e misture bem. Em seguida, acrescente azeite e o componente interno da folha de babosa. Mexa tudo novamente e a solução estará pronta.

A aplicação deve ser de baixo para cima, sem chegar à raiz e gradativamente, com o cabelo separado em mechas. Após isso, coloque uma touca de banho e uma toalha por cima dela. Deixe o produto agir por 30 minutos e em seguida enxágue com água fria.

Veja como cuidar da pele de forma natural

Os raios solares causam uma série de efeitos negativos para a pele. Além do ressecamento natural, das manchas e da descamação, quando essa exposição é excessiva e sem proteção, há também o risco do câncer de pele.

Além disso, há o contato com o sal da água do mar e o cloro das piscinas, que também são agressivos à pele. O calor do verão causa a transpiração constante, fazendo com que o corpo perca grande quantidade de líquido.

Seja na proteção prévia, nas medidas para os momentos de exposição a esses fatores e na recuperação após os danos, há soluções naturais muito eficientes. Confira as principais a seguir.

Hidrate com óleos naturais

Assim como nos cuidados naturais com o cabelo, os óleos trazem benefícios para a pele. O óleo de amêndoas é talvez o mais conhecido, usado amplamente e com ótimos benefícios.

O azeite de oliva, aquele que você tem em casa, pode ser usado para recuperar áreas mais ressecadas pelo sol. Aplique nesses locais após o banho, com a pele úmida, enxaguando após 1 minuto.

O óleo de coco é perfeito para áreas como os lábios e cotovelos. Use em pouca quantidade, esfregando e massageando esses locais.

Faça uma esfoliação

A esfoliação é fundamental para renovar a pele, deixando a camada que sofreu ação do sol e de outros elementos para trás, dando lugar a uma nova.

Além disso, esse procedimento é fundamental para desobstruir poros, algo que é muito importante para pessoas que tem uma pele mais oleosa. Uma das melhores receitas contém:

  • 1 colher de sopa de aveia (flocos);
  • 1 colher de chá de água;
  • 1/4 de colher de chá de sal.

Misture os ingredientes até formar uma pasta e em seguida aplique no rosto, massageando. Deixe agir por 10 minutos e enxágue.

Beba água de coco

A pele também é hidratada por meio do que você bebe. Além de trazer esse benefício, os líquidos refrescam e trazem ótima sensação de alívio ao calor.

Uma das melhores opções é a água de coco. Ela tem função de hidratação e também é refrescante e muito saborosa. O potássio e o sódio em seus compostos evitam a desidratação e ajudam a eliminar as impurezas do corpo.

Evite bebidas gaseificadas

Ao se hidratar à beira da piscina ou na praia, evite refrigerantes e bebidas gaseificadas. Além de serem nocivas ao sistema digestivo, possuem açúcar, algo que deve ser sempre evitado.

Lave o rosto de forma adequada

É fundamental em fazer uma limpeza mais profunda 2 vezes ao dia, logo pela manhã e antes de dormir. Use os seguintes ingredientes:

  • 1 morango fresco;
  • 1 colher de sopa de iogurte natural;
  • 1 gota de óleo de lavanda.

Amasse o morango e misture com os outros ingredientes. Massageie a pele com essa solução por cerca de 2 minutos e em seguida enxágue.

Os cuidados naturais com o cabelo e a pele são fundamentais no verão. Mantê-los hidratados e em boas condições é bom tanto para a parte estética, quanto para a saúde. Aproveite e confira algumas receitas de máscaras caseiras naturais para beleza!

Últimas Notícias

beleza