8 razões para correr uma maratona

Já pensou em correr uma maratona? Se você nunca se aventurou nas provas de rua, trouxemos razões convincentes para você começar o quanto antes. Além de proporcionar diversos benefícios físicos e emocionais, correr é uma forma de desafiar o próprio corpo, colocar a saúde em dia e, claro, ampliar o ciclo de amizades.

E então, vamos lá conferir as razões para participar de uma maratona? Não deixe de ler este artigo!

1. Praticar corridas regularmente favorece a perda de peso

Se você está querendo perder peso, a corrida pode ser uma ótima maneira de atingir esse objetivo. Seja para correr uma maratona, seja apenas para treinar, incluir essa atividade física na rotina vai fazer você perder muitas calorias e, se ela vier acompanhada de uma alimentação saudável, as chances de sucesso serão ainda maiores.

Outro benefício da corrida ligado à perda de peso é a definição muscular. Correr favorece a queima de gordura, fazendo com que o corpo fique enxuto. Mas isso não é o mais importante, já que eliminar gordura também ajuda no combate de várias doenças, principalmente as cardiovasculares.

Já imaginou começar a treinar para uma maratona e ainda emagrecer? Com os treinos e o gasto calórico no dia da prova, você vai perceber como a corrida é uma forte aliada da perda de peso.

2. Maratonas são ótimas para aliviar o estresse

No dia a dia, vários motivos podem trazer tensões, como trabalho, estudo, questões familiares, entre outras coisas. Como a atividade física libera endorfina — que é um hormônio que proporciona felicidade e relaxamento —, a prática é aconselhada para aliviar o estresse.

Inclusive, um estudo recente mostrou que a corrida pode funcionar contra o processo de envelhecimento, agindo em nível celular para reverter o impacto do estresse no organismo.

Além disso, ela proporciona o cenário ideal para avaliarmos nossos pensamentos, atitudes e decisões. Correndo, estamos diante de nós mesmos e talvez esse encontro seja o que estava faltando para reduzir as tensões causadas pela vida agitada que a maioria das pessoas têm nos dias de hoje.

3. Faz bem para os ossos e as articulações

A corrida está associada ao fortalecimento dos músculos e dos ossos. Além disso, ela aumenta a lubrificação das articulações, fazendo com que tendões e ligamentos também se mantenham fortalecidos.

Com a prática regular, o organismo adquire a capacidade de se recuperar mais rápido de lesões, como a torção no tornozelo e outros problemas ligados a essa região. Outro benefício associado à saúde é a redução da reabsorção óssea, que é um processo ligado à osteoporose. Isso significa que a decisão de correr uma maratona vai fazer com que seus músculos, articulações e ossos fiquem mais fortes, já que serão necessários treinos regulares antes da prova.

4. Nas corridas, você pode formar grupos e criar novas amizades

Existem praticantes de corrida em todos os lugares e, apesar da opção de correr sozinho, algumas pessoas decidem se juntar a outras para treinar e até mesmo para participar de maratonas. Inclusive, existem comunidades online e aplicativos que facilitam a busca por parceiros de treino.

Uma boa sugestão também é procurar uma assessoria de corrida. Além das vantagens de ter treinos mais elaborados, maior segurança, acompanhamento técnico e excelente infraestrutura, participar desses grupos possibilita o convívio com pessoas diferentes que têm interesses em comuns com você. Já imaginou fazer novos amigos e ter a oportunidade de participar de eventos e maratonas com eles?

5. Melhora o sono

Além de todos os benefícios citados, correr pode garantir uma boa noite de sono. Isso acontece porque a corrida está associada à regulação da temperatura corporal e à liberação de substâncias relaxantes.

No entanto, algumas pessoas podem ter dificuldades para pegar no sono se a atividade física for feita perto da hora de dormir, visto que o organismo fica mais agitado depois de se exercitar. Então, a dica é estabelecer pelo menos duas horas de intervalo entre a corrida e o momento de se deitar.

6. Possibilita conhecer novos lugares

Ao se inscrever em uma maratona, você tem a oportunidade de conhecer um novo lugar, unindo o útil ao agradável. Já imaginou participar de diversas provas e em cada oportunidade visitar uma cidade diferente? Para quem gosta de viajar é uma motivação e tanto, não é mesmo? Poder competir próximo de uma praia ou em locais cercados de muita natureza, com certeza, é uma excelente razão para participar de uma competição como essa!

7. Correr maratonas promove bem-estar e euforia

Correr é uma atividade física de superação. Ao participar de uma maratona, você está se desafiando. Por isso, ao cruzar a linha de chegada, a sensação é indescritível. Além da satisfação de finalizar a prova, uma série de reações químicas ocorrem no organismo, e muitas delas produzem substâncias responsáveis pela euforia.

A sensação de felicidade e bem-estar é tão comum entre os corredores que algumas provas contam com arenas em que são realizados shows artísticos e outras atividades, como mostras de arte, exposições de fotos, feiras etc. A intenção é oferecer diversão e entretenimento aos praticantes mais animados.

8. Funciona como uma terapia

Para muitas pessoas, fazer atividades ao ar livre é uma verdadeira terapia, principalmente se elas promoverem contato direto com a natureza. Como as maratonas geralmente são feitas nas ruas e quase sempre em locais maravilhosos, além da sensação de liberdade e de superação, os praticantes também experimentam os benefícios que esses lugares proporcionam. Ou seja, há a possibilidade de se desligar da rotina e viver apenas o momento.

Tem coisa melhor que isso: fazer o que gosta, cuidar da saúde e ainda deixar as preocupações de lado?

Como você percebeu ao longo do texto, não faltam razões para correr uma maratona. Além de fazer bem para o corpo e a alma, a prática é divertida, possibilita fazer novas amizades e conhecer novos lugares e ainda proporciona uma deliciosa sensação de superação dos próprios limites. Com tantas vantagens assim, o que você está esperando para começar a treinar hoje mesmo?

Gostou de saber mais sobre o assunto? Aproveite a visita ao nosso site e conheça as atividades que o Rituaali oferece, além da corrida!

Últimas Notícias

Bem-Estar