Você sabe quais são os benefícios imediatos da atividade física no seu corpo?

Por Viva Rituaali
Você sabe quais são os benefícios imediatos da atividade física no seu corpo?

Evitar o sedentarismo é uma das recomendações mais comuns nos consultórios médicos em todo o mundo. E isso não é por acaso. Afinal, realizar uma atividade física rotineiramente pode auxiliar na prevenção de inúmeras doenças, além de melhorar a sua disposição física e ajudar a emagrecer.

Apesar da importância de evitar o sedentarismo ser um consenso, nem todo mundo conhece ao certo os benefícios da atividade física para o corpo de uma maneira geral. Esse é o seu caso? Então, continue lendo este post e descubra porque você deve calçar os tênis e se exercitar hoje mesmo!

O que acontece no seu corpo quando você se exercita?

Pode ser uma caminhada, uma corrida no parque ou um treino de musculação. Não importa a atividade, sempre que você realiza um exercício, o seu corpo sente os efeitos dessa prática imediatamente. Quando começamos a realizar uma atividade física, o efeito costuma ser mais curto. Porém, quando essa prática se torna regular, as sensações de bem-estar passam a ser mais duradouras.

Imediatamente após

Logo após você finalizar a sua sessão de exercícios, o seu corpo ainda continua em transformação. E isso acontece principalmente pela produção de uma série de hormônios, como as endorfinas, a testosterona, a adrenalina e o cortisol, que ajudam a nos colocar em um estado de relaxamento, melhorando o humor e reduzindo a ansiedade, que pode se prolongar por horas, dependendo da intensidade da prática.

Nos primeiros 30 minutos após se exercitar, você poderá notar uma rapidez mental, além de uma grande sensação de bem-estar. Conforme você for realizando exercícios com frequência, o seu organismo passará a se adaptar a esses hormônios e o resultado da sensação “boa” passa a ser maior.

Os músculos também passam a queimar uma quantidade maior de açúcar (glicose). Isso significa que o pâncreas passa a produzir menos insulina para manter o nível de glicemia estável, reduzindo as chances de desenvolver diabetes.

Outro ponto interessante é a redução da pressão arterial em repouso, fazendo com que o organismo passe a funcionar melhor, inclusive nas atividades do dia a dia, além de reduzir as chances de problemas como AVC e infarto.

Mais benefícios imediatos da prática esportiva são:

  • melhora no foco, pois existe um aumento de sangue para o cérebro, ampliando a capacidade de concentração logo após os exercícios;
  • redução do estresse, ajudando a suavizar a negatividade, graças à liberação de endorfina (hormônio responsável pelo bom humor) e também ao fluxo extra de sangue para o cérebro;
  • aproximadamente 3 horas após as atividades, o corpo começa a queimar gordura estocada;
  • o coração trabalha melhor, devido ao aumento da performance do sistema vascular com o acréscimo da produção e da queima de oxigênio durante os exercícios;
  • até 24 horas depois da prática esportiva, o organismo ainda pode manter o metabolismo mais acelerado para a recuperação das fibras musculares rompidas durante à atividade.

Entre 1 a 3 meses

Conforme vamos “evoluindo” na prática, nosso corpo também passa a se adaptar a esse novo cenário, se tornando mais eficiente. Por isso, entre 1 a 3 meses é possível sentir outros benefícios, como:

  • melhora no condicionamento físico, não apenas durante o esporte, mas também nas atividades rotineiras, como subir e descer escadas, brincar com seu filho, caminhar pelo supermercado, etc.;
  • melhora no controle da temperatura corporal, evitando influências em mecanismos fisiológicos importantes, como metabolismo, frequência respiratória, digestão, frequência cardíaca, entre outros;
  • sono mais tranquilo e reparador, graças ao controle da temperatura corporal, e também à liberação de substâncias relaxantes no organismo;
  • transformação no DNA, modificando a expressão genética relacionada à força e ao metabolismo.

Quais os benefícios da atividade física regular em longo prazo?

Para que todos os benefícios da atividade física sejam mantidos e ampliados, é fundamental não abandonar os exercícios depois de alguns meses. Incluir a atividade física na sua rotina pode trazer inúmeros ganhos à sua saúde. Veja os principais.

Longevidade

Esse é um dos benefícios mais importantes da prática regular da atividade física, mas também é aquele que a maioria das pessoas não costuma dar tanto valor.

Quem se exercita com frequência reduz as chances de desenvolver problemas de saúde que podem levar à morte, como diabetes, infarto, AVC, hipertensão e até alguns tipos de câncer, graças a todo o mecanismo que explicamos no tópico anterior, principalmente fazendo com que o seu organismo funcione de forma mais eficiente. Isso significa viver mais, com mais saúde, disposição e qualidade de vida.

Saúde do sistema músculo-esquelético

Em longo prazo, você poderá notar uma melhora significativa na saúde das suas articulações, dos ligamentos, dos ossos e dos tendões, que passam a ficar mais fortalecidos, reduzindo as chances de entorses, fraturas e até de osteoporose.

Mas, é claro, para conseguir esses benefícios é fundamental evoluir progressivamente, evitando sobrecarregar sua musculatura ou suas articulações e causar mais problemas do que benefícios.

Redução do triglicérides e do colesterol

O triglicérides e o colesterol ruim (LDL) em níveis elevados é uma preocupação da nossa sociedade — e que pode causar doenças sérias, como a arteriosclerose, levando a infartos e AVCs.

A atividade física regular é uma ótima maneira de manter esses níveis controlados, porque estimula a produção de enzimas como a lípase, fundamentais para impedir o acúmulo de placas de gordura nas paredes das artérias. Além disso, o aumento da produção dessa enzima auxilia na elevação dos níveis do bom colesterol, o HDL.

Emagrecimento

Em longo prazo, os benefícios da atividade física regular ficam mais claros, levando a um importante déficit calórico, por exemplo, o que auxilia nos processos de emagrecimento ou de manutenção do peso corporal.

Além disso, os exercícios também trabalham a musculatura, aumentando o nível de massa magra no organismo e elevando o metabolismo basal, ou seja, a quantidade de calorias que nosso organismo consome apenas para realizar as suas atividades básicas, como respirar ou manter o coração batendo.

Aumento da imunidade

A atividade física regular também pode melhorar a resposta imunológica, garantindo uma reação mais rápida e eficaz contra diversos tipos de infecções. O mecanismo por trás desse benefício é o aumento dos linfócitos que têm como função primordial destruir as células infectadas por vírus ou tumorais.

Outro fator importante que colabora para esse aumento da imunidade é a redução do estresse. Com a prática regular de exercícios, nosso corpo e nossa mente trabalham de maneira mais harmoniosa, com uma inter-relação entre os sistemas endócrino, imunológico e nervoso, deixando o nosso organismo mais fortalecido contra as doenças.

Mas, é claro que, para conseguir todos esses benefícios da atividade física, é muito importante realizá-la sob orientação de um profissional e respeitando os limites do seu corpo, evoluindo aos poucos e evitando o excesso ou a sobrecarga, que podem causar lesões e outros problemas de saúde.

Depois de ler este conteúdo, já está convencido de que a atividade física é essencial para melhorar a sua saúde corporal e mental? Aproveite e leia o nosso post sobre 6 exercícios para realizar ao ar livre e comece hoje mesmo a usufruir de todos esses benefícios!

Últimas Notícias

Bem-Estar