Centro de medicina de Estilo de Vida ou SPA?

Tirar uns dias para descansar, longe de todo estresse e da correria do mundo moderno, cai muito bem. Para relaxar o corpo e a mente, muitas pessoas recorrem a um SPA ou centro de medicina de Estilo de Vida, onde é possível alcançar esses objetivos.

Você sabe qual a diferença entre esses espaços? Muita gente ainda acredita que eles são a mesma coisa, mas mostraremos nesse post que eles têm suas diferenças.

Na hora de decidir, é importante saber quais as características de cada um para escolher aquele que melhor atende às suas necessidades.

Quer saber mais? Confira!

O que é um SPA?

Os SPAs são espaços que oferecem tratamentos e atividades com foco no relaxamento físico e mental dos seus clientes, os quais são, em sua maioria, pessoas que possuem rotinas estressantes e procuram esses locais para descansar e se conectar com a natureza.

Antigamente, eles eram vistos apenas como um local com rituais para relaxar, mas, hoje em dia, eles possuem os mais modernos serviços e profissionais para oferecer massagens, tratamentos holísticos, piscinas naturais, dentre outros.

Eles podem ser de diversos tipos, veja alguns.

SPA resort

São espaços localizados dentro de hotéis ou resorts, com locais reservados para atividades como massagens, duchas, relaxamento em piscinas de água quente e fria, em saunas, e muito mais.

SPA de destino

Possuem estrutura montada para receber hóspedes para estadias de curta, média e longa duração. Seu principal objetivo é melhorar a qualidade de vida dos clientes por meio de atividades coletivas e personalizadas.

Geralmente estão localizados em locais com muito verde, mais afastados dos centros urbanos e com muitas atividades ao ar livre.

Day SPA

Prestam serviços apenas durante um dia ou por uma quantidade contratada de horas. Sendo assim, não possuem quartos. Dentre os principais serviços oferecidos, podemos destacar os de estética, os tratamentos corporais e faciais, a terapia de Kneipp, além de espaços como jacuzzis e salões de beleza.

SPA termal

Localizados próximos a nascentes de águas termais, esses tipos de SPA são utilizados não só para tratamentos de beleza e estética, mas também para cuidados de saúde. Isso porque as águas termais são conhecidas pelos benefícios que proporcionam à saúde, principalmente da pele.

Medical SPA

Esses espaços possuem abordagens médicas e terapêuticas, e focam seus serviços em cirurgias cosméticas, peelings profissionais, preenchimentos e outros tratamentos antienvelhecimento. Além disso, os hóspedes podem contar com programas diversos com foco em saúde e qualidade de vida.

Oriental SPA

Inspirado na cultura oriental antiga, principalmente na Ayurveda e na medicina tradicional chinesa, esses locais possuem abordagem mais holística, levando em conta o restabelecimento mental e espiritual da pessoa.

Além disso, os serviços, os materiais, o design e até os uniformes dos profissionais refletem as tradições orientais. Eles se subdividem em SPA tailandês, SPA indonésio, Ayurveda, dentre outros.

O que é um centro de medicina?

Por outro lado, o centro de medicina é um espaço que, além de proporcionar relaxamento e bem-estar, oferece tratamentos para quem busca solucionar problemas de saúde. Seu principal objetivo é fazer com que o indivíduo encontre o equilíbrio e preserve a saúde.

Seu diferencial é o corpo clínico, disponível 24 horas, além da abordagem personalizada. Cada hóspede possui atendimento de acordo com suas necessidades e seus objetivos.

Antes de iniciar qualquer programa, ele passa por um check-up para saber quais as terapias indicadas para seu caso. Os tratamentos podem durar dias ou semanas, de acordo com cada situação. Dentre os principais programas oferecidos pelos centros de medicina, podemos citar:

  • controle de estresse;
  • emagrecimento saudável;
  • antitabagismo, para quem deseja parar de fumar;
  • tratamento para diabéticos e hipertensos;
  • programas para tratar dores agudas e crônicas;
  • tratamentos faciais.

Quais as diferenças entre SPA e centro de medicina?

Muita gente confunde os dois, mas é importante saber quais as diferenças entre eles na hora de decidir onde se hospedar.

Os SPAs oferecem serviços para quem busca relaxamento, bem-estar, paz de espírito e equilíbrio entre o corpo e a mente. Geralmente, as atividades se restringem ao descanso e nem sempre estão relacionadas diretamente à saúde.

Já o centro de medicina possui uma abordagem médica por meio da qual o hóspede, além de encontrar tratamentos estéticos para melhorar a autoestima e o bem-estar, pode tratar problemas de saúde com o acompanhamento de especialistas e com estrutura adequada. Ou seja: oferece uma gama maior de serviços e tratamentos.

Como escolher entre um centro de medicina e um SPA?

Na hora de decidir em qual se hospedar, devem-se levar em consideração três fatores: serviços oferecidos, equipe e estrutura do local.

Tratamento completo

Optar por um local onde é possível ter tratamento completo, incluindo exames laboratoriais, check-up e controle individual das atividades diárias, é um dos motivos que mais levam as pessoas a escolherem os centros de medicina.

Nos programas de emagrecimento, por exemplo, deve-se considerar não apenas a perda de peso, mas também a manutenção da saúde, a construção de novos hábitos e os efeitos físicos que o tratamento pode provocar.

Equipe especializada

Os centros de medicina são complexos médicos gerenciados por equipe especializada em saúde, beleza, nutrição e gastronomia. A equipe é treinada para oferecer atendimento personalizado e tratar os hóspedes de forma holística e individualizada.

Estrutura adequada

As acomodações devem ser levadas em conta, bem como os espaços para a realização das atividades. É imprescindível que o local ofereça o máximo de conforto e faça o hóspede se sentir em casa, tendo tudo ao seu alcance.

O ideal é que sua experiência seja a de estar em um verdadeiro hotel de luxo, com tudo que tem direito: quartos espaçosos, academia, ambientes ao ar livre, piscinas apropriadas, restaurantes, salas de atendimento, enfim, áreas criadas para cuidar, acolher e promover bem-estar e hábitos saudáveis.

Como você pode perceber, quanto mais completo for, mais condições o estabelecimento terá de atender às suas necessidades. Afinal de contas, você quer se hospedar em um local onde não precise se preocupar com nada e que seja de total confiança, não é mesmo?

Sendo assim, a melhor escolha é se hospedar em um centro de medicina e contar com acompanhamento médico e profissional, além de desfrutar de uma estrutura impecável e de belezas naturais.

Quer saber mais sobre como funcionam os programas de um centro de medicina? Entre em contato com a gente para conhecer nossos serviços!

Últimas Notícias

Bem-Estar