Como melhorar o humor mesmo nos dias mais difíceis?

Você já pensou em como melhorar o humor, mesmo nos dias mais difíceis? Esta condição, que é bastante comum no dia a dia de grande parte das pessoas, é causada por inúmeros fatores, como:

  • más noites de sono;
  • exposição contínua ao estresse;
  • hábitos prejudiciais à saúde;
  • rotina corrida e desregulada;
  • questões hormonais.

Neste post, listamos as principais atividades que podem ser usadas no intuito de melhorar o humor e eliminar sintomas que podem prejudicar sua qualidade de vida. Está interessado? Então continue a leitura!

Pratique atividades físicas

Provavelmente você já deve saber que são inúmeros os benefícios das atividades físicas, não é mesmo? Além de fortalecer o sistema imunológico, reduzir o colesterol, diminuir o risco de doenças cardiovasculares, fortalecer as estruturas ósseas e consolidar o aprendizado diário, por exemplo, elas também liberam tensões, diminuem o estresse, reduzem o cansaço e aumentam o bem-estar.

O ideal é que você se exercite por, no mínimo, 30 minutos ao dia. Escolha alguma atividade que você goste, que te garanta lazer e que possa ser realizada, preferencialmente, ao ar livre. Confira algumas opções!

Caminhada

Indicada para manter a saúde da mente e do coração, a caminhada é capaz de promover o relaxamento dos músculos e de diminuir o estresse e a ansiedade. Se possível, caminhe logo pela manhã em um local que te deixe confortável. A prática vai reduzir as suas tensões e garantir um humor bem mais agradável ao longo do dia.

Andar de bicicleta

Outra opção que ajuda no relaxamento da mente e, como consequência, na melhoria do humor é andar de bicicleta. Prefira praticar essa atividade em locais próprios, como em ciclovias. Pedalar no parque também é uma boa sugestão, já que permite que você sinta mais de perto a natureza e aproveite as belíssimas paisagens.

Corrida

Considerada uma das atividades mais benéficas para o coração, a corrida, quando praticada regularmente, libera hormônios como a endorfina e o endocanabinoide. Eles são responsáveis por promover uma sensação de bem-estar. O resultado é a melhoria do humor, além da redução do estresse, da ansiedade e do combate à depressão.

Durma por, no mínimo, 7 horas ao dia

Dormir mal ou por um curto período de tempo são algumas das principais causas do estresse, do mau humor e até mesmo da depressão. Por esse motivo, o ideal é que você durma por, no mínimo, 7 horas ao dia.

Respeitar esse tempo é uma das maneiras de assegurar que o corpo e a mente descansem adequadamente. Também é importante para promover o relaxamento corporal e cerebral, consolidar e ativar a memória, aumentar a imunidade do organismo, amenizar as sensações estressantes e, claro, garantir que o humor e a disposição estejam bons para o dia seguinte.

Procure um local que realize massagens

Capazes de aliviar as tensões causadas pelo cansaço excessivo e pela rotina estressante, as massagens corporais também são ótimas opções para evitar o mau humor.

A massoterapia (tratamento terapêutico à base de massagens), por exemplo, engloba desde as técnicas mais convencionais, como as relaxantes, até as mais específicas, como as terapêuticas, as que liberam tensões e os métodos que utilizam bambu, óleos essenciais terapêuticos e pedras quentes.

É essencial mencionar ainda que as massagens promovem o relaxamento do corpo, estimulam a circulação da pele e diminuem as dores musculares do dia a dia.

Realize sessões de psicoterapia

Caracterizada por ser um recurso que lida com as dificuldades que o sofrimento humano promove, como conflitos, crises de ansiedade e transtornos depressivos, a psicoterapia permite que você encontre situações favoráveis que vão permitir o seu amadurecimento.

Ao longo das sessões, vão ocorrer a superação de abusos, traumas e conflitos internos. Além disso, ocorre um desenvolvimento pessoal e você passa a ter mais autonomia, motivação, autoconhecimento, confiança em suas decisões e autoestima.

Como consequência, você vai superar cada situação mais complicada do dia a dia e vai ter mais disposição e qualidade de vida, além de impedir que as alterações de humor ocorram com frequência e prejudiquem o seu bem-estar.

Cozinhe mais

Você sabia que cozinhar no tempo livre ajuda a diminuir as tensões de uma rotina estressante e ainda permite que você tenha uma alimentação mais equilibrada?

Os alimentos adequados, ricos em nutrientes indispensáveis à saúde do corpo humano, são capazes de garantir o funcionamento do organismo, impedir o aparecimento de doenças, melhorar o humor, aumentar a disposição, trabalhar na manutenção do peso, promover o equilíbrio hormonal, fortalecer os ossos e, ainda, assegurar mais longevidade.

Por isso, aproveite as frutas, os cereais integrais, as castanhas, as ervas, as verduras e os vegetais para preparar receitas deliciosas e saudáveis. Os sucos vitais, por exemplo, são opções saborosas que promovem muitos benefícios para o corpo, como a desintoxicação dos órgãos internos, a restauração das células do organismo e o descanso cerebral.

Aproveite a aromaterapia

Caracterizada por ser um método terapêutico que utiliza os óleos essenciais para oferecer o bem-estar emocional e físico às pessoas, a aromaterapia atua por meio da inalação de aromas. Com isso, os canais olfativos enviam mensagens para a parte do sistema nervoso responsável pelas emoções e, posteriormente, o cérebro reage, modificando o estado de espírito do indivíduo de acordo com as propriedade aromáticas.

Como benefícios da terapia, destaca-se a capacidade que ela tem de relaxar, animar e causar alegria mesmo em pessoas tristes, desanimadas e agressivas. Ela também alivia o estresse, combate a ansiedade e a irritação e possui efeito calmante. O método pode ser usado em casos em que há a necessidade de efeitos terapêuticos para a vida, especialmente em rotinas cansativas e estressantes.

Pronto! Agora que você já viu como melhorar o humor até mesmo nos dias mais difíceis, aproveite as nossas sugestões e garanta seu equilíbrio tanto mental quanto físico. É essencial falar que o investimento em sua saúde emocional é elementar para que você tenha um desenvolvimento psicológico saudável e, consequentemente, tenha melhores resultados em sua vida pessoal e profissional.

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