Conheça 6 benefícios do tênis para a sua saúde

Você sabe o que é o tênis pode fazer pela sua saúde? Praticar uma atividade física é sempre recomendado para melhorar a saúde e o bem-estar e, entre as opções, o tênis é um dos esportes favoritos, tanto para crianças quanto para jovens e adultos. Mas, será que ele é tudo isso mesmo? Bem mais do que perder calorias, essa atividade é capaz de melhorar até a sua tomada de decisão. Quer saber como? Continue a leitura!

6 maiores benefícios do tênis para você

1. Desenvolve coordenação, flexibilidade e equilíbrio

Quem pratica tênis sabe o quanto esse esporte exige uma boa coordenação em todo o corpo: os pés precisam estar posicionados corretamente, assim como os braços e as mãos. Isso faz com que a cada batida na raquete, o seu corpo tenha que trabalhar para favorecer a flexibilidade, a coordenação e o equilíbrio. O melhor é que esses benefícios podem ser usados em momentos que vão além das quadras de tênis! A flexibilidade, por exemplo, previne lesões e reduz as tensões musculares, enquanto a coordenação diminui as chances de quedas.

2. Queima calorias

Você sabia que o tênis pode ser usado com sucesso para quem deseja emagrecer? Isso mesmo! Avançar, correr e pular são alguns dos movimentos mais usados e que, juntos, queimam bastantes calorias. Uma hora praticando a atividade pode resultar em 420 calorias a menos para as mulheres e até 600 calorias para os homens (quantidade semelhante ao ciclismo ou à corrida, por exemplo).

3. Fortalece a musculatura

Os movimentos do tênis exigem o esforço de várias musculaturas do nosso corpo: braços, pernas, abdômen, costas. Além disso, como o tenista tem bastante variação nesses movimentos e em suas velocidades, os músculos passam a ser mais trabalhados.  Tudo isso, claro, favorece o fortalecimento de várias áreas do corpo, além de um aumento na massa muscular.

4. Diminui o risco de doença cardíaca

Devido ao gasto calórico alto, o tênis ajuda a reduzir e a manter o peso, além de auxiliar no controle da pressão arterial e nos níveis de colesterol, uma vez que a atividade física impacta diretamente essa questão. Combinado à atividade, é importante que você mantenha uma alimentação saudável e balanceada.  Além de todos esses benefícios, aumentamos o nosso ritmo cardíaco enquanto jogamos, o que auxilia na prevenção de doenças cardíacas e vasculares, como infartos e AVCs.

5. Aumenta a capacidade cerebral

Você pensou que os benefícios do tênis estavam apenas ligados à sua saúde física? Pois saiba que os reflexos rápidos, a coordenação motora e a criatividade exigidas na modalidade são também ótimos exercícios para o cérebro. Isso significa que o esporte é capaz de auxiliar a melhorar o pensamento tático e estratégico, além de aprimorar o seu poder de decisão e de foco. Outros pontos que acabam sendo favorecidos são o aumento da autoestima, do otimismo e da autoconfiança.

6. Melhora a saúde óssea

É claro que jogar tênis é um ótimo aliado dos músculos, mas você sabia que ele também pode favorecer a saúde dos seus ossos? Isso porque a prática regular de atividade física consegue aumentar o pico de massa óssea, além de reduzir a perda óssea que sofremos naturalmente a partir dos 30 anos. Isso porque, durante o tênis, você lida com a resistência do ar, a gravidade, o peso da raquete e a própria força do seu corpo.

 

Quem pode praticar tênis?

Em geral, o esporte pode ser praticado por pessoas de qualquer idade, mas é preciso atenção a alguns pontos: a escolha do calçado (que precisa ter um solado chapado) e da raquete (os iniciantes devem optar pela oversize, enquanto os amadores podem preferir utilizar a de alumínio). A única contraindicação é para pessoas com problemas no joelho que impeçam o deslocamento. Nesses casos, o melhor é procurar um ortopedista antes de começar os treinos.

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