Equilíbrio emocional: 5 dicas para conquistá-lo no dia a dia

Que atire a primeira pedra quem nunca tomou uma atitude drástica, e minutos depois, se arrependeu. Afinal, quem se deixou levar pelo momento, e teve o seu comportamento levado pelo impulso? E o motivo por trás disso é simples: falta de equilíbrio emocional!

Quando a novidade é boa, nossos planos não sofrem grandes alterações, e lidamos facilmente com a surpresa. Mas, se o inesperado é uma surpresa indesejável, lidar com a situação parece uma missão impossível, não é? Afinal, mudanças repentinas e imprevistos podem gerar desequilíbrio e desconforto.

Por isso, encontrar o equilíbrio das suas emoções é o primeiro passo para quem deseja ter uma vida tranquila, conviver bem com os amigos e familiares e, ainda, alcançar aquele objetivo ou meta tão almejados.

E aí, quer descobrir como é possível manter o controle emocional em casa e no trabalho? Então, continue lendo este post e confira como tomar decisões certas nos momentos que parecem incertos.

O poder do equilíbrio emocional

Engana-se quem pensa que existe alguém que passe ileso pelas adversidades da vida. Todos temos a zona de conforto abalada em algum instante.

O problema é que, com a situação inesperada, os pensamentos ficam confusos e repletos de negatividade, o que impede que paremos para pensar com clareza e discernimento sobre nossas ações.

Como você reage quando fracassa? Lembre-se daquela desilusão que marcou sua vida — qual foi a sua atitude quando aconteceu? E quando perdeu um amigo ou ente querido, conseguiu manter o foco e evitar as decisões erradas?

De fato, a capacidade de encontrar novos caminhos para essas situações e as demais adversidades é o ponto chave de um bom controle emocional. Permanecer preso em pensamentos e comportamentos negativos, sem dúvida, dificulta ainda mais as coisas.

Nesse sentido, o equilíbrio emocional nada mais é do que a nossa capacidade de enfrentar as situações mais complicadas com calma, ponderação e consciência. E, para quem quer ter mais qualidade de vida e eliminar o estresse, a boa notícia é que existem alimentos e dicas poderosíssimas para te ajudar!

7 alimentos que ajudam no controle das emoções

Dizem que “somos o que comemos”, não é mesmo? Pois, quando o assunto é encontrar o equilíbrio emocional, essa premissa é verdadeira. Incluir alimentos certos e ter uma dieta equilibrada é um dos principais pilares para uma vida saudável.

Diante disso, vejamos o que não pode faltar em suas refeições:

1. Brócolis

Sabe aquele instante em que você esquece a solução para a tarefa que precisa finalizar? Ou quando você faltou ao compromisso que havia agendado por puro esquecimento? Pois é: garantir o bom funcionamento da sua memória é essencial para evitar os problemas do cotidiano.

E consumir brócolis é uma ótima alternativa para isso! Ele é fonte de fibras, cálcio, vitaminas A e C, ácido fólico e antioxidantes. Para que seus nutrientes sejam preservados, e seus benefícios ampliados, uma dica é cozinhar suas porções ou prepará-las no vapor.

2. Abacate

Com tantos problemas e desafios, quem consegue ter uma boa noite de sono? É quase impossível, não é? Entretanto, não são segredo para ninguém as vantagens que oito horas de sono diárias proporcionam ao organismo.

Nesse sentido, para regular o sono — além de relaxar o corpo e a mente — consumir meio abacate pequeno, três vezes por semana, é um exercício saboroso e indispensável.

3. Banana

Não há nada pior do que quando a ansiedade toma conta de nós, concorda? Esse sentimento surge quando os níveis de serotonina — os responsáveis pelo relaxamento e bem-estar — estão reduzidos, ocasionando uma falha no processo de comunicação entre as principais células cerebrais, deixando qualquer pessoa ansiosa e extremamente irritada.

Então, quer abolir esse sentimento de sua vida? Adoce suas refeições com essa fruta rica em vitamina B6 e triptofano — substâncias que previnem a ausência de serotonina no organismo.

4. Chá-verde

Sabe aquele momento no fim do dia em que tudo parece lhe incomodar? Com certeza, você está cansada e estressada, com sensações desagradáveis e que tiram o ânimo de todo mundo.

O segredo para evitar essas más sensações muita gente já sabe: o chá-verde, rico em flavonoides e fotoquímicos — elementos indispensáveis para o processo de neutralização das substâncias oxidantes, que, quando em excesso, causam essas irritabilidades.

Contudo, vale ressaltar que também há cafeína em sua composição, motivo pelo qual não se deve exagerar em seu consumo diário.

5. Mel

Engana-se quem pensa que esse alimento tão adocicado deve fazer parte apenas das dietas infantis. O mel é um verdadeiro calmante natural — e, cá entre nós, tudo o que nos falta no momento em que tomamos decisões erradas é ter calma, não?

Por isso, não deixe aproveitar esse alimento tão poderoso, consumindo uma colher dele por dia! Além de pacificar suas ações e comportamentos, o mel ainda é um excelente aliado para combater a depressão, regenerar toda a flora intestinal e aumentar a eficiência da serotonina no cérebro.

6. Lentilha

Não se deixe mais ser guiada por medo ou angústia: três conchas pequenas de lentilha por semana são o suficiente! O motivo? Todo o desequilíbrio de sensações e emoções é desencadeado pela ausência de magnésio e cálcio no organismo.

Por isso, é fundamental consumir alimentos que os possuam, atuando diretamente nos sentimentos e, ainda, trazendo um efeito ansiolítico, responsável por gerar conforto e tranquilidade.

7.Gérmen de trigo

Quer uma vida sem nervosismo e irritabilidade? Uma boa opção é incluir o gérmen de trigo em sua alimentação. Por conter boas doses de inositol e as vitaminas B5 e B1, ele facilita o equilíbrio das sensações. Além de reforçar a concentração e a capacidade de manter o foco em suas metas e objetivos.

5 maneiras de conquistar o equilíbrio emocional

1. Aprenda a driblar os sentimentos negativos

É importante lembrar que os sentimentos são apenas manifestações dos nossos comportamentos, e que não existe ainda uma fórmula mágica para suprimir rancor, inveja, raiva, ódio ou impaciência.

Para não enfrentar problemas com esses sentimentos ruins, portanto, o ideal é se organizar e aprender a conduzir e gerir todos os seus anseios. Afinal, somente ao identificar o que lhe faz mal é que o controle emocional surgirá.

2. Não ultrapasse os seus limites

Uma coisa é certa: reconhecer e respeitar os seus limites é crucial para combater possíveis arrependimentos por ter dito ou feito algo sem pensar.

É claro que você deve dar o melhor de si, porém, saiba sempre até onde ir diante de todas as situações — esse é o segredo de quem não quer ser traído por suas próprias emoções momentâneas.

3. Pratique exercícios físicos

Quem nunca ouviu aquele ditado “corpo são, mente sã”? Pois é: a melhor maneira de extravasar os seus sentimentos é escolher uma atividade física que lhe dê prazer!

Isso porque, durante os exercícios, o organismo libera as principais substâncias do bem-estar e satisfação, como a endorfina. E o melhor é que, mesmo após o término das atividades, a sensação de relaxamento e disposição continua, devido aos elevados níveis de noradrenalina, dopamina e serotonina.

4. Leia sempre

Para quem não encontra tempo para realizar atividades físicas, essa técnica é perfeita! Afinal, não há desculpa: em qualquer lugar e horário, é possível ler um bom livro.

E, sem dúvida, encontrar na leitura uma “viagem para outros lugares” é a chave de ouro para quem precisa enfrentar os imprevistos do dia a ainda sem perder a paciência e sabedoria.

5. Reserve um tempo só pra você

Por fim, quem disse que é preciso estar cercada de pessoas durante o dia todo? Saber ficar sozinho e encontrar uma maneira própria de relaxar é sinônimo de paz interior. Portanto, deixe sempre um espaço vago em sua agenda, e faça o que tiver vontade. Afinal, esse tempo é todo seu, e você pode gastá-lo como quiser!

E aí, gostou do post sobre equilíbrio emocional? Nossas dicas ajudaram você? Então, conheça também estes 5 hábitos que influenciam a longevidade e aproveite a vida da melhor forma!

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