Está em busca da felicidade? O equilíbrio entre mente e o corpo pode ser o segredo

Há quem diga que o segredo de uma vida feliz está na simplicidade. No entanto, para se alcançar tal estágio, é necessário um equilíbrio genuíno entre todas as esferas de nossas vidas: trabalho, família, bem-estar e saúde e autoconhecimento.

Durante muitos anos se confundiu realização com agendas lotadas, jornadas de trabalho intensas, especializações e constante evolução profissional. E é aqui que o equilíbrio se perde.

Quem sofre com a falta de tempo e o estresse foca apenas um aspecto da vida e esquece que é preciso dar um passo para trás e encontrar maneiras eficientes de desacelerar o ritmo e encontrar tempo para curtir mais com a família e os amigos.

Esqueça a receita perfeita e descubra o segredo de uma vida feliz

A primeira ação a ser tomada por você é desmistificar a falácia que conhecemos como “vida perfeita” — que requer esforço exagerado na vida profissional e pouco autoconhecimento e tempo de lazer — e simplificar suas ações.

Entenda que o centro de uma vida plena e feliz está no equilíbrio, e isso só pode ser alcançado quando você se conhece intimamente e quando se harmoniza corpo com mente em uma ligação poderosa de sabedoria.

Simplifique seus sonhos

Desejamos estar com quem amamos, saúde e felicidade — e são esses nossos sonhos mais intrínsecos, tanto para nós quanto para nossos filhos, amigos, família e cônjuge. Desapegue-se do protótipo de sonho que nos é mostrado diariamente, descubra quais são as suas vontades, medite e conheça seu ser interior.

Alguns minutos por dia de autoconhecimento permitirão que você encontre seu próprio ponto de equilíbrio e passe a viver seu plano de vida exatamente como deveria ser: exclusivo!

Trabalhe no que você tem prazer

Pessoas motivadas rendem melhor e conquistam resultados ainda mais positivos — e é isso que acontece quando se encontra a ocupação ideal. O estímulo intelectual torna o tempo investido em seu trabalho gratificante e permite que você encontre caminhos para crescer cada dia mais, sem que, para isso, se torne uma workaholic que perde aniversários, encontros de família, happy hour com amigos, entre outras atividades que te darão prazer e te ajudarão a relaxar.

Outro ponto a ser levado em consideração é o desligamento do trabalho, que deverá acontecer sempre que você encerrar sua jornada, ao sair do escritório. Sabemos que esse ato não é fácil, mas é preciso treinar a sua mente para que isso aconteça.

Uma boa maneira de realizar esse exercício é controlando o imediatismo da solução. Mesmo que você se lembre de algo que deveria ter sido feito, controle o impulso de resolver a situação no mesmo instante. Anote em um papel ou até mesmo faça uma lista mental para que cada item seja executado no início da próxima jornada de trabalho.

Encontre tempo para cuidar de quem importa: você!

Sim! Você é a pessoa mais importante de sua existência e, se não cuidar de seu corpo e sua mente, não conseguirá manter as outras pessoas felizes. Afinal, uma mãe estressada e sem tempo não consegue ter momentos felizes com seu filho e muito menos dedicar a atenção de que ele necessita para crescer forte e saudável.

É possível encontrar uma atividade física que te dê prazer, como o pilates, ou investir o tempo em uma atividade cultural, como pintura. Quem necessita do equilíbrio perfeito tem no cuidado com a beleza a solução.

Massagem relaxante, drenagem linfática, banhos, máscaras faciais e capilares, esfoliações e massagem sueca. É possível encontrar rituais para relaxar a musculatura, acelerar o metabolismo e melhorar a circulação sanguínea, tudo para que sua qualidade de vida aumente e você tenha mais disposição para passar o tempo com o seu marido, sair com as amigas e cuidar de seu filho, em vez de chegar a casa e só pensar em cair no sofá.

Mude sua alimentação

Boa parte de nossa irritabilidade e estresse se dá por conta de processos inflamatórios desencadeados por alimentos processados e cheios de aditivos químicos, que visam ampliar sua vida útil prometendo mais facilidade na hora de se alimentar.

Nós sabemos que dedicar um tempo à alimentação é também a maneira mais correta de dedicar tempo a você e a sua saúde. A alimentação orgânica vem sendo indicada como a melhor maneira de nutrir o corpo, principalmente por trazer dezenas de benefícios para o organismo.

Livres de agrotóxicos e com produção responsável e sustentável, esses alimentos vêm sendo apontados por especialistas em alimentação como a alternativa para combater problemas de saúde como a obesidade, diabetes do tipo 2, hipertensão e doenças cardiovasculares.

Invista em atividades físicas

Com uma rotina atribulada, é de se imaginar que nem mesmo a atividade física é constante na vida de milhões de mulheres. No entanto, se exercitar favorece a liberação de uma série de hormônios, como a endorfina, que promove o bem-estar e a felicidade e alivia a dor.

O melhor é que existem opções diversificadas para deixar de vez o sedentarismo, como o nordic walking, passeios de bicicleta, trilhas, corrida, jump, dança, musculação, alongamentos, pilates, hidrolight, jogos aquáticos e hidro power.

Diminua o consumismo

O consumismo é um ciclo perigoso. Afinal, trabalha-se para conquistar algo que alguns meses depois já está obsoleto e passamos a nos empenhar ainda mais para conquistar o novo item. Isso se mantém de maneira consecutiva e, quando nos damos conta, estamos nos esforçando demais para adquirir itens que não temos a menor necessidade de possuir.

Por isso, ao praticar o autoconhecimento, você elenca melhor quais são as suas verdadeiras necessidades e consegue identificar o que é essencial para sua vida e o que é apenas mais um item supérfluo, que será deixado de lado em poucos meses.

O segredo de uma vida feliz está nas escolhas que fazemos, no ambiente que frequentamos e na maneira como enfrentamos a vida e vencemos cada um de nossos obstáculos. Uma ótima maneira de conseguir reunir cada uma dessas esferas, e conquistar assim o estilo de vida que sempre desejamos, é encontrando um espaço que te ofereça tudo de que carece.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e amplie o ciclo de equilíbrio de sua vida!

Últimas Notícias

Bem-Estar