Exercícios na água: 5 opções para você começar a praticar!

As atividades físicas na água podem ser mais completas que as na terra? Sim! Em sua maioria, elas conseguem desenvolver a força muscular e aumentar a resistência cardiorrespiratória, a flexibilidade e o equilíbrio, além de outros benefícios que as práticas regulares de atividades físicas conseguem nos trazer. Se você está em busca de novas modalidades para exercitar sua saúde mental e física, está no lugar certo! Confira 5 modalidades de exercícios na água para começar a praticar já!

Quais são os tipos de exercícios na água?

1) Natação

A natação é uma das atividades aquáticas mais populares, principalmente na infância. Mas, depois de adulto, ela ainda pode ser bem benéfica, viu? Frequentemente, a natação é indicada para fins terapêuticos, recuperação de patologias e tratamentos de problemas respiratórios. A prática regular da natação também auxilia no ganho de força e tônus muscular, fortalece o coração e os pulmões, controla o estresse e eleva autoestima. 

2) Hidroginástica

Algumas pessoas têm uma certa desconfiança de fazer hidroginástica por achar uma modalidade reservada para a terceira idade, mas ela é bem-vinda em todas as idades! Ela é recomendada para quem sofre com excesso de peso, sensação de desconforto, problemas nas articulações e dores no corpo. Os movimentos da hidroginástica fazem o sangue fluir melhor, leva oxigênio para o corpo e reduz a taxa do colesterol ruim, prevenindo, assim, as doenças cardíacas.

3) Aqua zumba

Se a sua ideia é se exercitar e se divertir no mesmo lugar, certamente vai gostar de conhecer a aqua zumba. Com essa modalidade, você vai dançar mambo, salsa, merengue e chá-chá-chá e nem vai sentir que está se exercitando. O exercício é de baixo impacto, sendo ideal para as pessoas que apresentam problemas articulares, que estejam se recuperando de lesões ou que apenas queiram se divertir enquanto tonificam os seus músculos.

4) Hidro light

Derivada da hidroginástica, a hidro light é uma atividade aquática que compreende a prática aeróbica diversificada com o acréscimo de equipamentos específicos para maior eficácia dos movimentos. Ela pode ser usada tanto para a prevenção quanto para a recuperação de lesões. A programação de atividades da hidro light é pensada com foco em movimentar os principais grupos musculares quase ao mesmo tempo. Isso permite que você gaste até quatro vezes mais energia do que se estivesse usando um aparelho comum da academia. Como resultado, você queima de 500 a 700 calorias em apenas uma hora se exercitando na água.

5) Deep running

Muita gente adora corrida, mas deixa de correr por causa dos impactos dessa atividade no corpo. Esse é o seu caso? Saiba que uma das principais vantagens da deep running, que nada mais é do que uma corrida debaixo d’água, é ser livre de impactos, logo, não provoca lesões. Todas as pessoas interessadas podem praticar a deep running. Apesar de ser feita em uma piscina mais funda, os praticantes utilizam equipamentos que aumentam o equilíbrio, a segurança e a eficiência da atividade.

Ficou em interessado? No Rituaali, nós possuímos piscinas internas, externas e de natação para a prática das mais diferentes modalidades com o auxílio de um educador físico. As aulas podem ser praticadas individualmente ou em grupo, dependendo do programa escolhido por você. Venha experimentar!

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