Mindfullness: descubra os seus benefícios para a saúde!

O cansaço excessivo, o estresse e o esgotamento mental e físico podem nos fazer entrar em um estado de pouca concentração e atenção a tudo que está ao nosso redor. A técnica mindfullness é uma grande aliada para trabalhar contra esse fator prejudicial às atividades do cotidiano.

É um desafio diário manter as melhores condições físicas e mentais para ter bons resultados no trabalho, além de  preservar relações vivas e interativas na família e no ciclo de amizades. A prática mindfullness ajuda a recuperar a qualidade de vida nesses sentidos.

26Continue a leitura e confira!

O conceito de mindfullness

De maneira literal, a palavra mindfullness nos remete diretamente a um momento de atenção plena e dedicada. Basicamente, o conceito gira em torno disso, já que essa técnica tem como objetivo a busca pelo envolvimento completo com cada uma das atividades e momentos do nosso cotidiano, seja na vida pessoal, no trabalho ou em ambiente acadêmico.

Por diversas vezes, podemos perceber que nossa atenção não era a necessária para determinada atividade. Ter que reler o trecho de um texto várias vezes, perder-se no meio de um filme, perceber que nada foi absorvido do que foi falado na reunião do trabalho nos últimos minutos e muitos outros momentos em que simplesmente estávamos presente apenas de corpo.

Essa sensação de mente distante e uma grande dificuldade de concentração são muito comuns a uma série de pessoas, o que pode ocasionar momentos de lapsos e se tornar um verdadeiro problema.

A técnica de mindfullness objetiva a reconexão com a mente, de modo que o foco seja completo e em altos níveis para todos os momentos do dia.

A origem da técnica

O conceito de mindfullness aplicado como uma técnica de recuperação de foco, concentração e atenção foi desenvolvido pelo médico Jon Kabat-Zinn, a partir de uma palestra que ele assistiu na universidade quando cursava seu mestrado. Ele achou o assunto interessante e pensou que poderia usar esse conceito para desenvolver técnicas científicas e psicológicas para ajudar pessoas que precisavam trabalhar na concentração e diminuir o estresse.

Foi assim que Jon fundou a Clínica de Redução de Estresse na Escola de Medicina da renomada Universidade de Massachusetts. Lá, ele desenvolveu uma técnica totalmente científica chamada Mindfullness-Based Stress Reduction (MBSR). Ela tem como principal foco levar a pessoa para um estado totalmente oposto ao que citamos neste texto, em relação ao lapso total de atenção.

A técnica mindfullness

Desde então, cada vez mais as técnicas de alcance de mindfullness têm sido praticadas ao redor do mundo, sempre em busca de resultados satisfatórios em relação aos níveis de concentração e atenção para as diversas tarefas do cotidiano.

Na busca pelo mindfullness, o praticante naturalmente se desliga de todos os pensamentos e de tudo que está ao seu redor, mantendo-se relaxado e concentrado apenas no que está fazendo naquele momento específico, fazendo uma coisa de cada vez e com dedicação completa.

Esse momento de foco, aliado às técnicas científicas e específicas do conceito de mindfullness, proporcionam ao praticante a entrada a um estado de total atenção e concentração, que se estende a todas as atividades da sua rotina.

As vantagens de adotar a técnica

São inúmeros os momentos em que os benefícios do exercício da técnica mindfullness podem aparecer, indo além do uso para o melhor desempenho no trabalho, por exemplo. A dispersão pode atingir as pessoas em diversos momentos, sendo também um grande empecilho para a vida pessoal.

O estado de mindfullness permite estar totalmente envolvido com cada momento, de modo que tudo seja aproveitado por meio de experiências completas e dedicadas. Assim, cada ocasião será vivida com maior intensidade. A consequência disso é um maior envolvimento, com mais entrega, dedicação e maior possibilidade de raciocínio e demonstração de capacidade intelectual.

Para aproveitar as técnicas de mindfullness, é importante buscar cada vez mais informações sobre ela, aplicando seu conceito no dia a dia e melhorando a relação com o corpo e a mente, que passarão a “funcionar” sempre em 100%.

Que tal vermos os principais momentos em que o mindfullness se mostra completamente vantajoso e útil?

Na redução da ansiedade

Pensar em várias questões de uma só vez traz dois problemas: não se concentrar em nada do que se está fazendo e aumentar a ansiedade. O estado de mindfullness evita a entrada nesse estado tão comum.

No aumento da concentração

Essa é, talvez, a principal vantagem, uma vez que mindfullness significa exatamente um estado pleno de atenção e foco. Assim, é possível ter um desempenho melhor nos estudos, no trabalho e nos relacionamentos interpessoais.

Na relação com a alimentação

O alcance de mindfullness ajuda o praticante a ter melhor consciência ao se alimentar, evitando impulsos e mantendo-o ciente da importância de comer bem e sem pressa.

No comportamento em momentos de pressão

Saber agir sob pressão é importante em diversos momentos e áreas da vida. Tomar decisões importante sem ter plena consciência das responsabilidades e consequências pode ser perigoso. O estado de mindfullness permite fazer uma análise completa do próximo passo, de modo que ele não seja dado em falso.

A aplicação no âmbito corporativo

Essas práticas são totalmente ligadas a conceitos psicológicos, com comprovação científica em relação aos seus resultados, especialmente para o ambiente corporativo, oferecendo o aumento das capacidades de pessoas que ocupam cargos importantes nas maiores empresas do mundo.

Empresas do Vale do Silício, como Google e Apple, são adeptas da técnica, oferecendo acompanhamento aos seus colaboradores, uma vez que o mindfullness aumenta a capacidade de raciocínio, concentração e criatividade dos profissionais.

A técnica tem chegado às empresas do Brasil cada vez mais encarada como um exercício importante para que colaboradores trabalhem com maior concentração e foco nas demandas. Essa valorização faz com que eles consigam demonstrar níveis máximos de competência.

Gostou de saber um pouco mais sobre mindfullness e seus benefícios? Compartilhe este post em suas redes sociais e divida esse conhecimento com seus amigos!

Últimas Notícias

Bem-Estar