Problemas para dormir? 5 jeitos de acabar com essa situação

O estilo de vida moderno, com muita agitação e rotinas corridas, tem causado problemas para dormir em muitas pessoas. Chegar exausto após um longo dia e não conseguir relaxar pode ser algo recorrente e pouco saudável. Essa dificuldade na hora de pegar no sono pode ser causada por alguns hábitos ruins que são desenvolvidos com o passar do tempo. Sendo assim, para recuperar a regularidade ao se deitar, é fundamental buscar mudanças, especialmente no período da noite.

Neste post, mostraremos 5 maneiras de acabar com a tão indesejada insônia. Confira!

1. Busque regularidade nos horários

A tendência natural é que seu corpo se acostume a horários que se repetem frequentemente. Dessa forma, o mais interessante é que você saiba estipular uma espécie de rotina para o seu corpo em relação ao sono. Para isso, você precisa analisar toda a sua agenda e decidir qual horário é o mais adequado para ir dormir, após ter terminado todas as suas obrigações.

O ideal é que você consiga se deitar por volta das 22h, no máximo 22h30. Isso garante que seu sono passe por todas as fases importantes — assim, ele será o mais restaurador possível. Além disso, seu corpo vai poder realizar todas as atividades comuns a esse período, o que permite vários benefícios à saúde a longo prazo.

O sono depende também da produção de melatonina, conhecida como o hormônio do sono. Ela é responsável por regular os horários em que o corpo humano relaxa mais, entendendo que é a hora de dormir. A produção da melatonina se inicia quando o corpo está em ambientes com ausência de luz, ou seja, quando o quarto está mais escuro, na preparação para dormir.

Uma noite de sono completa permite que você passe pelos quatro estágios do sono: 1, 2, 3 e REM (movimento rápido dos olhos). Em cada uma dessas fases o seu corpo vai trabalhar em questões como recuperação completa da energia, aumento da massa muscular, restauração de tecidos e consolidação de aprendizado e da memória.

2. Prepare seu corpo para a hora de dormir

Um dos hábitos mais importantes para quem tem problemas para dormir é a busca pela preparação do corpo. Seu organismo precisa entender que o momento de relaxar completamente está chegando, e isso só é possível por meio da adoção de hábitos. É importante desacelerar cerca de 30 minutos antes da hora de se deitar.

O banho é algo muito eficiente e que é feito comumente. A grande questão é realizar nesse tempo ideal, próximo da hora de dormir. Ele deve ser o mais relaxante possível, com uma temperatura mais alta, morna ou quente Se você optar por uma banheira, ótimo! O ideal é que você saia com os batimentos desacelerados e com o corpo relaxado.

Além do banho, já mais calmo, você pode realizar alguns cuidados com a pele, como a aplicação de hidratantes, esfoliação ou fazer alguns exercícios de respiração. Uma boa massagem nos pés também ajuda a relaxar essa área, que às vezes interfere muito no sono. De forma simples, você pode esticar os pés para frente e manter essa posição, ou se sentar e puxar a parte dos dedos para sua direção, alongando bem.

3. Desligue e se desvencilhe dos eletrônicos

Grandes aliados da rotina e das tarefas do dia a dia, os eletrônicos também podem ser prejudiciais se não forem usados da maneira certa. Os smartphones são indispensáveis na vida de qualquer um hoje, mas deve ser delimitado o horário em que eles são úteis.

Ao iniciar o seu ritual pré-sono, os eletrônicos já devem ser devidamente desligados, e o smartphone deve ser colocado de lado, em um local em que você não terá acesso fácil. Isso garante que nada vai atrapalhar seu plano de relaxar e se deitar cedo. Eles podem ser uma verdadeira armadilha, caso você não consiga pegar no sono rapidamente.

Algumas pessoas acreditam que assistir a um filme na Netflix ou utilizar eletrônicos na cama podem ser hábitos que ajudem o sono a vir, o que é uma ideia totalmente errada. Na verdade, as luzes emitidas por aparelhos eletrônicos tendem a inibir a produção da melatonina, prejudicando o sono e, consequentemente, o seu bem-estar.

4. Torne o quarto um ambiente propício ao sono

Além de preparar seu corpo para evitar problemas para dormir, também é fundamental que o seu quarto esteja receptivo a esse momento. Alguns fatores podem atrapalhar na hora de relaxar, como excesso de luz, temperaturas altas, cama ou travesseiros desconfortáveis e barulho. Algumas pessoas lidam com esses problemas tranquilamente, por terem o sono pesado, mas elas são exceção.

O conforto vem em primeiro lugar: sua cama precisa ser aconchegante e o colchão deve atender às suas necessidades. Problemas de coluna, por exemplo, exigem colchões especiais — pense nisso se for o seu caso, pois fará muita diferença no seu sono. E atenção também ao travesseiro! A posição adequada para dormir é de lado, então ele deve oferecer estabilidade, permitindo que cabeça, pescoço e coluna estejam alinhados.

Outro cuidado importante para evitar problemas para dormir é o excesso de luz. Qualquer fresta mínima que seja pode fazer toda diferença. Um item eficiente é o blackout, uma espécie de revestimento de náilon para as cortinas, que deixa o quarto bem escuro. Luzes de aparelhos eletrônicos também podem atrapalhar, então certifique-se de que isso não vai acontecer.

Não se esqueça também da temperatura! Busque regular seu ar-condicionado de forma adequada, sem que fique quente demais, mas também evitando o frio em excesso que, além de incomodar, também pode fazer com que você amanheça gripado.

5. Mantenha o corpo saudável durante a noite

A busca pela saúde do corpo é constante e incansável, porém, alguns cuidados durante a parte da noite ajudam muito a resolver os problemas para dormir. Para ajudar a desacelerar seu organismo, você pode praticar exercícios físicos entre as 19h e as 20h. O esforço feito nesse período causa o cansaço necessário para que o sono venha com maior facilidade ao se deitar. Essa sensação vem logo após a adrenalina abaixar.

alimentação também é parte fundamental nesse processo de preparação do corpo para o sono. Evite a qualquer custo uma refeição muito pesada durante a noite. O ideal é que você reponha nutrientes de uma forma inteligente, mas sem ir muito além de grãos e saladas.

Assim, seu corpo conseguirá digerir essa comida tranquilamente durante o sono, já que ela é bem leve. O metabolismo desacelerado teria mais dificuldade com refeições pesadas, e isso interfere na qualidade do sono.

Essas dicas são fundamentais para que você consiga superar os problemas para dormir de maneira completa, com hábitos que se encaixam bem na sua rotina e não sejam sacrificantes. Coloque-as em prática e perceba como suas noites serão muito melhores. Mas, caso não funcionem, um médico especialista deve ser consultado para prestar mais esclarecimentos.

Foi bom saber mais sobre esse importante assunto, não é mesmo? Continue no ritmo e confira agora as diferenças entre um spa e um centro de medicina de estilo de vida.

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