Sintomas de estresse: 10 sinais de que você precisa se cuidar

Rotina pesada, correria, pressão no trabalho e em casa, excesso de preocupações, compromissos pessoais e profissionais: esses são somente alguns fatores que causam a exaustão física e mental. Por isso, é importante que você se organize e adquira um estilo de vida saudável, evitando que os sintomas de estresse apareçam.

Esse esgotamento está ligado ao aumento dos níveis de cortisol na corrente sanguínea, alteração que provoca doenças físicas, além de afetar a mente.

Quer se informar mais sobre o assunto? Este post mostrará os sinais silenciosos que você precisa identificar para realizar o tratamento adequado e se cuidar. Confira!

Conheça quais são os principais sintomas de estresse

Os sintomas de estresse normalmente aparecem nas atividades do dia a dia. As coisas que antes pareciam simples agora são complicadas e estressantes, o que trazia satisfação começa a importunar, as conquistas transformam-se em derrotas.

Essas mudanças não são notadas facilmente, pois a pessoa está tão estressada que não consegue identificar e solucionar o problema. A seguir, listamos 10 sinais dessa tensão e quais prejuízos eles trazem à sua saúde.

1. Irritabilidade

A irritabilidade é causada pelo aumento exagerado aos estímulos do ambiente e pouca paciência para incômodos.

O indício mais comum é o descontrole emocional: a pessoa reage de maneira desproporcional e não consegue controlar os seus impulsos, muito menos tolerar situações que a desagradam. Isso gera desgaste emocional, tornando o indivíduo ranzinza e solitário.

2. Agitação

A agitação aumenta a atividade motora e altera os padrões comportamentais. Os sintomas consistem em contorcer as mãos, falar rapidamente, ameaçar ou gritar com outras pessoas e cerrar os punhos.

Esse comportamento deixa o indivíduo inquieto, tenso, irritado e incapaz de relaxar.

3. Problemas de concentração e memória

Os problemas de concentração e memória são bastante silenciosos e desagradáveis. É desesperador quando existem várias tarefas pendentes e a falta de foco impede a conclusão delas.

Essa sensação de impotência pode provocar sérias doenças no organismo. Para aliviar essa percepção, é importante que a origem do problema seja descoberta e tratada por completo.

4. Sensação de perda de controle

Há casos em que a pessoa está muito nervosa por não conseguir solucionar determinada situação e sente que perdeu o controle do que está à sua volta.

Esse é um dos problemas que agravam o estresse, gerando a sensação de impotência e, muitas vezes, fazendo com que o indivíduo desanime e desista de alcançar os seus objetivos.

5. Medo

O medo está ligado a situações de ameaça e aparece de repente. Quando se instala, essa emoção gera algumas manifestações corporais, como: mãos úmidas, palpitação no peito, pernas trêmulas e tremor no corpo inteiro.

Em situações complexas e difíceis de serem resolvidas, o pavor aflora e, se não for controlado, pode ocasionar o pânico.

6. Ansiedade

ansiedade é a sensação decorrente do entusiasmo excessivo do sistema nervoso central, devido à interpretação de uma condição de perigo. Com sintomas muito semelhantes aos do medo, o que os diferencia é que o fator que desencadeia o amedrontamento é real, enquanto o elemento que estimula o comportamento ansioso possui aspectos mais subjetivos.

7. Problemas gastrointestinais

Muito sensível às nossas mudanças emocionais, o sistema gastrointestinal funciona bem se você estiver equilibrado emocionalmente. Dessa forma, o estresse afeta diretamente o aparelho digestivo.

São sintomas ocasionados por problemas emocionais: gastrite, úlcera, dores no estômago, azia, refluxo, intestino preguiçoso, intestino preso, etc.

8. Facilidade de ficar doente

O estresse faz com que a sua imunidade diminua, deixando-o vulnerável a adquirir outras doenças. Com as defesas do organismo mais frágeis, essas reações inflamatórias tornam-se maiores e duram por mais tempo.

As enfermidades que podem ser adquiridas com facilidade devido a esse tipo de tensão são: gripe, asma e doenças autoimunes.

9. Insônia

Gerada muitas vezes graças ao estresse, a insônia é um distúrbio que prejudica a capacidade de dormir ou de permanecer adormecido durante a noite. Esse transtorno afeta a produtividade no trabalho, tornando a pessoa mais cansada, sem energia e com problemas de humor.

10. Tensão muscular

Uma das causas mais comuns da tensão muscular é o estresse. Normalmente, as dores são localizadas e afetam apenas um dos grupos musculares de determinado setor do corpo.

Geralmente, aquele incômodo recorrente vai se tornar mais intenso quando você for exposto a uma situação de estresse, já que o seu corpo descarregará a tensão no ponto mais fraco.

Saiba quais os hábitos saudáveis combatem o estresse

Para combater o estresse e ter uma boa qualidade de vida, você precisa adquirir hábitos saudáveis, como:

  • ter uma boa alimentação;
  • dormir bem;
  • praticar exercícios físicos;
  • controlar o nervosismo;
  • melhorar o humor;
  • consumir sucos naturais;
  • beber muita água;
  • evitar refrigerantes.

Essas são apenas as principais atitudes que você deve adquirir. Lembre-se sempre de que a sua saúde é o mais importante! Sem ela, você não conseguirá curtir a sua família e o melhor que a vida oferece.

Separe um tempo para você

Essa é a principal atitude que você deve tomar! Às vezes, a vida fica tão sobrecarregada que é fundamental separar um tempo só para relaxar.

Sair da rotina é extremamente necessário! Viaje, tire uns dias de férias, faça algo diferente. Realizar uma atividade prazerosa fará com que o seu cérebro produza hormônios de felicidade, alegria e bem-estar. Faça um planejamento diário e não abra mão do seu lazer.

Muitas pessoas só percebem que estão com problemas emocionais quando ficam doentes, então, fique de olho!

Como mostramos neste artigo, os sintomas de estresse são silenciosos e, por isso, muitas vezes não é possível notar a presença desse distúrbio em nossas vidas. Em vez de esperar que as doenças ocasionadas por ele apareçam, siga as nossas dicas e desenvolva hábitos cada vez mais saudáveis. Procure um lugar para relaxar, alivie as tensões do dia a dia e livre-se, de uma vez por todas, de tudo aquilo que estiver te prejudicando!

Agora que você já conhece os 10 sinais do estresse, não perca tempo e confira também o nosso post sobre como esse estado funciona e aprenda a lidar adequadamente com ele!

Últimas Notícias

Bem-Estar