6 exercícios de baixo impacto que você precisa conhecer

Provavelmente, você já deve saber que para ter um estilo de vida mais equilibrado, com qualidade, saúde e bem-estar, é preciso praticar atividades físicas, não é mesmo? No entanto, nem todo mundo suporta atividades que causam um maior impacto no corpo e, para isso, existem os exercícios de baixo impacto que, ao mesmo tempo, oferecem ótimos resultados, inclusive auxiliando no fortalecimento muscular.

Com base nisso, resolvemos apresentar no post de hoje o que são esses exercícios, em quais situações eles são indicados, quais são os principais e também os seus benefícios. Se você tem interesse no assunto, continue com a leitura e saiba um pouco mais!

Afinal, o que são os exercícios de baixo impacto?

Agindo com menos impacto sob as ligaduras, as estruturas ósseas e as articulações, os exercícios de baixo impacto são mais suaves para o corpo e se caracterizam por melhorar o condicionamento físico, deixar as articulações e os músculos mais fortes e preparar o corpo e o organismo para atividades mais intensas e que causam mais impacto.

Normalmente, esse tipo de exercício é indicado para qualquer indivíduo, em especial aqueles que possuem problemas na coluna, como hérnias de disco, ou problemas relacionados com desgaste articular. Ele também é prescrito para pessoas que estão iniciando a prática de atividades, para pessoas acima do peso (em geral, obesos) e indivíduos que passaram por um trauma e estão em fase de reabilitação.

Quais são as principais atividades?

Existem vários exercícios que são considerados de baixo impacto, no entanto, alguns se destacam por promoverem maiores benefícios ao corpo humano e, consequentemente, mais qualidade de vida. Confira!

1. Hidro Power

Como o próprio nome já diz, o hidro power é uma atividade praticada na água e é considerada mais intensa que a hidroginástica. Além disso, ela oferece menos riscos de lesões e trabalha bem os músculos.

Ela é realizada em um período que varia de 45 a 60 minutos com acessórios de pesos (que mudam de acordo com o condicionamento físico de cada pessoa) e com uma movimentação bastante intensa, que queima cerca de 600 calorias.

O exercício trabalha glúteos, pernas, braços, costa e abdome, aumentando a resistência física e cardiovascular, combatendo a celulite e a flacidez do corpo. Por esse motivo, é indicado para pessoas que buscam um condicionamento físico melhor, mas que, ao mesmo tempo, querem emagrecer e deixar o corpo mais bonito.

2. Hidro Light

Esse exercício é bastante parecido ao hidro power, no entanto, se assemelha mais com a hidroginástica, uma vez que utiliza movimentos menos intensos. A atividade pode ser realizada com ou sem equipamentos, provocando um impacto bem menor, especialmente nas articulações.

Por esse motivo, é mais indicado para pessoas que apresentam excesso de peso ou estão se recuperando de lesões. Em geral, o hidro light melhora o condicionamento cardiovascular, respiratório e físico, além de atuar no fortalecimento dos músculos.

3. Acqua zumba

A zumba é considerada um exercício para potencializar a queima de calorias e, praticada dentro da água, torna-se ainda uma atividade de baixo impacto. Dessa forma, a acqua zumba reúne uma mistura de ritmos dançantes com exercícios aeróbicos, que faz com que a própria água do ambiente crie uma resistência natural e tornem os movimentos praticados mais intensos, ideais para tonificar os músculos.

Além disso, ela atua melhorando a circulação sanguínea, aumentando a flexibilidade, reduzindo o estresse e fortalecendo o coração. Tudo isso sem que as articulações sejam afetadas.

Esse é um exercício que pode ser praticado por qualquer pessoa, incluindo gestantes e indivíduos que estiverem se recuperando de lesões. A atividade dura de 45 a 60 minutos, mas esse tempo varia de acordo com o condicionamento físico de cada um.

4. Deep running

O deep running consiste em uma corrida dentro da água, ou seja, realizada dentro de uma piscina. Ela utiliza um colete como auxílio e isso significa que, preferencialmente, os pés não devem tocar no chão.

O exercício é indicado para qualquer pessoa, como pessoas com sobrepeso, corredores e indivíduos que buscam qualidade de vida. Os benefícios são visíveis por meio da perda calórica, melhoria de coordenação, ganho de flexibilidade e força muscular, aumento do condicionamento respiratório e melhoria da postura corporal. A atividade dura de 45 a 60 minutos e nesse período é possível perder até 420 calorias.

5. Jogos aquáticos

Os jogos aquáticos nada mais são do que uma série de movimentações diferentes que acontecem dentro da água. Os exercícios podem variar, mas de uma maneira geral todos eles atuam queimando o estoque de gordura, sendo ideais para pessoas que querem perder peso.

As atividades também são indicadas para gestantes, indivíduos com excesso de peso ou que estão em um processo de reabilitação física. É possível dizer ainda que a prática dos jogos atua aumentando a força corporal e o condicionamento físico, queimando as calorias, diminuindo a flacidez corporal e reduzindo o estresse.

6. Pilates

O pilates é uma técnica que reúne uma respiração adequada com a concentração durante alongamentos e movimentos suaves e contínuos, fortalecendo e estabilizando os músculos centrais, como coluna, abdome e pelve.

Os movimentos necessitam de flexibilidade e força e atuam na melhoria da postura, na tonificação dos músculos, no aumento de coordenação física e respiratória e no equilíbrio e na melhoria da circulação sanguínea. A prática também alivia tensões, reduz o estresse, previne e recupera lesões, deixa a coluna mais flexível e forte, melhora a agilidade e deixa o corpo em forma, elevando a auto-estima.

É um exercício indicado para todo o público, incluindo pessoas da terceira idade, pessoas que estão se recuperando de lesões, gestantes e indivíduos que buscam o equilíbrio da mente e do corpo com a melhoria da qualidade de vida.

É isso aí, agora que você já conhece alguns dos principais exercícios de baixo impacto, não perca tempo e garanta um estilo de vida mais saudável para você e para toda a sua família. Não se esqueça de que a prática das atividades é uma maneira de melhorar a estética corporal e ainda de buscar o equilíbrio entre o corpo e a mente. Aproveite!

Gostou do artigo de hoje? Então assine a nossa newsletter e continue por dentro de vários outros assuntos para aumentar a sua qualidade de vida. Até próxima!

Últimas Notícias

beleza