Andar de bicicleta: 10 benefícios da prática para seu corpo

É comum associarmos atividades físicas apenas a esportes e às tardes em academias, mas, na verdade, existem várias atividades que já estão inseridas na nossa rotina e podem ajudar a aumentar a força muscular, fortalecer os ossos e articulações. Andar de bicicleta é uma delas! Isso porque, além de ser bem divertido, também ajuda a evitar diversas doenças no corpo, como a obesidade e os problemas cardíacos. E os benefícios não param por aí! Continue lendo para saber todos os seus benefícios.

Vamos pedalar? Confira 10 benefícios que a bicicleta traz para a sua saúde!

1. Reduz o estresse, promove relaxamento e melhora a qualidade do sono

O hábito de pedalar estimula a liberação da endorfina, substância que promove a sensação de bem-estar e é essencial para combater o estresse e a ansiedade. Além disso, andar de bicicleta também contribui para aumentar os níveis de serotonina — conhecida como o hormônio da felicidade e que proporciona relaxamento do corpo e melhora na qualidade do sono! 

2. Previne contra diabetes e doenças cardiovasculares

Andar de bicicleta faz com que os níveis de açúcar disponíveis no sangue permaneçam estáveis. Com isso, diminui-se o risco de desenvolvimento do diabetes. o ciclismo também estimula e melhora a circulação, bem como a saúde dos pulmões e coração. Assim, você também fica livre de doenças cardiovasculares que podem ser fatais, como pressão alta, derrame e ataque cardíaco.

3. Aprimora a coordenação motora

Mais do que um exercício simples, pedalar também aprimora a coordenação motora. A atividade exige o esforço de todo o corpo, como pernas, braços e mãos. Portanto, favorece o aperfeiçoamento do equilíbrio e reflexo e, assim, reduz o tempo de reação diante de alguma adversidade.

4. Ajuda na recuperação de lesões ósseas

Por o contato com o chão ser realizado pelas pernas e pés enquanto você está andando (a bicicleta é quem recebe os primeiros impactos do percurso), isso diminui o impacto sentido pelas articulações, principalmente nos pés e joelhos. Além disso, como é um exercício de baixo impacto, o ciclismo reforça as articulações, prevenindo contra a osteoporose e artrite.

5. Controla o peso

Se praticada com regularidade, essa atividade física é uma grande aliada para controlar o peso. Afinal, trata-se de uma maneira confortável de se exercitar que eleva a taxa metabólica, construindo os músculos e queimando o excesso de gordura corporal.

6. Aumenta a resistência muscular

Tal como outros exercícios físicos, pedalar requer bastante força dos seus músculos. E um dos maiores benefícios de andar de bicicleta é que essa atividade é uma das poucas que é capaz de trabalhar praticamente todos os grupos musculares do corpo humano. A prática desse esporte fortalece os músculos da perna, melhorando muito a modalidade do quadril e joelhos.

7. Melhora a saúde mental

O interessante de andar de bicicleta é que estamos falando de uma atividade física, mas que também pode ser encarada como um hobby ou lazer. Você pode pegar a sua bicicleta e sair pedalando sozinho ou chamar os seus familiares e amigos para uma pedalada coletiva para explorar uma área desconhecida da cidade, por exemplo. Tudo isso melhora a sua saúde mental, permitindo que você relaxe e se desconecte dos seus compromissos e preocupações.

8. Beneficia o fôlego

É só trocar o elevador pelas escadas que você já sente dificuldade para respirar? Esse é um problema que pode ser resolvido com a adoção do ciclismo como esporte! Para pedalar é preciso muito oxigênio e, por isso, a sua respiração será exercitada e melhorada. Ao longo do tempo, você vai ver que terá fôlego para fazer pedaladas mais longas, subir escadas sem sofrimento e até apostar em exercícios mais intensos.

9. Reduz o colesterol

Durante a realização do esporte há um estímulo ao seu metabolismo, o que faz com que as substâncias que acarretam o colesterol ruim (LDL) sejam queimadas rapidamente. Ao pedalar, a sua dieta pode ficar mais flexível, com espaço para comer aquela sobremesa preferida sem se preocupar com o ganho de peso.

10. Elimina as toxinas do corpo

Suar enquanto está pedalando elimina as toxinas que estão no nosso corpo com mais facilidade. Quando há menos substâncias tóxicas no seu organismo, o seu funcionamento será bem melhor. Levando isso em consideração, vale a pena pedalar nos dias de calor para se livrar desses males.

Viu só quantos benefícios andar de bicicleta pode trazer para a sua qualidade de vida? Para quem quer ser mais saudável, é fundamental buscar ajuda especializada. Em um espaço como o Rituaali, você encontra uma estrutura completa tanto para melhorar a sua alimentação quanto para começar a praticar atividades físicas.

Quer cuidar da sua saúde física e mental? Entre em contato conosco e descubra como podemos ajudá-lo!

 

Você também pode se interessar por: 

8 razões para correr uma maratona

Pilates: saiba como ele ajuda no tratamento das dores nas costas

Conheça 6 benefícios do tênis para a sua saúde

Últimas Notícias

Saúde