Por que sentimos mais dores nas articulações ao envelhecer? Entenda essa relação!

Por Viva Rituaali
Por que sentimos mais dores nas articulações ao envelhecer? Entenda essa relação!

Você tem aquela sensação de que, com o passar do anos, parece que as dores no corpo aumentam? As dores articulares podem ocorrer devido a vários motivos, incluindo o envelhecimento. Elas podem ocorrer com ou sem movimento muscular e vêm acompanhadas de uma série de desconfortos. Mas, você sabe por que elas se tornam mais comuns a partir dos 40 anos de idade? Descubra qual é a relação entre as dores nas articulações e o envelhecimento abaixo!

Por que as articulações doem quando envelhecemos

Você já deve ter ouvido falar que, com o passar do anos, os ossos ficam mais “fáceis”, né? Isso acontece porque, conforme envelhecemos, os ossos tendem a perder densidade, uma vez que a quantidade de cálcio, nutriente que dá força à nossa estrutura óssea, cai consideravelmente conforme a idade avança — condição que chamamos de osteoporose. E é daí que vem o problema! As articulações são responsáveis por unir os ossos, suportar o peso e, acima de tudo, possibilitar os nossos movimentos. No entanto, ao longo do tempo, elas sofrem desgastes, causando as dores articulares. 

Alterações nas articulações também são motivo de dores

As mudanças que acontecem nos ossos também afetam a cartilagem, cuja função é revestir as articulações. A cartilagem passa a afinar-se com o passar dos anos, principalmente por causa dos desgastes provocados por anos de movimento. Com isso, as superfícies das articulações têm dificuldade para deslizar sobre as outras, gerando atrito entre os ossos e causando dor.

Como tratar as dores articulares

Agora que você já sabe as causas, está na hora de aprender a como prevenir, né? Afinal, nós queremos prolongar o nosso bem-estar e a saúde do corpo! A principal atitude que você deve tomar para cuidar das suas articulações é a prática de exercícios físicos, uma vez que as atividades fortalecem a musculatura do corpo e ajudam a estimular a movimentação. Porém, se você já estiver sentindo dores, é importante que procure por um médico, pois pode haver restrições.

O sobrepeso e a obesidade também são vilões para quem sofre com inflamações e dores articulares. Isso porque o excesso de peso aumenta a pressão sobre as articulações, tornando as dores mais intensas. Dependendo do tipo de dor que você sente, a fisioterapia pode ser uma excelente saída! E, para deixar as dores longes de uma vez por toda, combine todas as nossas dicas com uma mudança nos hábitos alimentares. Há doenças reumáticas que podem ter os sintomas, como dores nas articulações, amenizados ou intensificados conforme o tipo de dieta que o paciente segue. Uma alimentação saudável e rica em ácidos graxos e ômega-3 é benéfica para combater a artrite.

Você também pode se interessar por:

Pilates: saiba como ele ajuda no tratamento das dores nas costas

7 cuidados com a postura para acabar com as dores nas costas

Saiba por que a atividade física desacelera o envelhecimento

 

Últimas Notícias

Saúde