Qualidade do sono: dormindo bem para uma saúde melhor

Você sabia que a qualidade do sono é fundamental para aliviar as tensões do dia a dia? Vivemos na correria do trabalho e isso gera muito estresse e cansaço. Buscar pelo bem-estar e por formas de recompor as energias é o desejo de todo mundo que passa por desafios. A mente e o corpo têm a necessidade de um bom descanso para tudo fluir bem. Noites mal dormidas são como uma bomba no nosso cotidiano.

Pensando nisso, resolvemos criar este post para mostrar o porquê de uma boa noite de sono auxiliar na saúde e, consequentemente, na qualidade de vida. Ficou interessado? Então, venha conferir!

Os benefícios de uma boa qualidade do sono

Que uma boa noite de sono traz benefícios para o corpo e para mente já não é mais novidade, certo? É importante saber que essas vantagens fazem muita diferença, tanto no dia a dia quanto a longo prazo. Algumas delas são:

Fortalecimento da memória

Uma noite com sono de qualidade é uma boa maneira de fortalecer a sua memória. O indicado é que você durma de 7 a 8 horas por noite para realmente experimentar todas as etapas do sono.

Durante um processo chamado de consolidação, sua mente reforça tudo aquilo que foi aprendido anteriormente. Além disso, outras contribuições também são geradas, como o pensamento criativo, a memória em longo prazo, o processamento da memória e a memória de procedimentos.

Melhora do sistema imunológico

Compostos chamados citocinas são liberados no sistema imunológico quando estamos dormindo. Com função protetora nesse sistema, infecções e inflamações podem ser combatidas por alguns desses grupos de moléculas.

Se você não dormir o suficiente, essas substâncias não são liberadas e o sistema imunológico deixa de ganhar uma função protetora a mais.

Controle do sono e diminuição do estresse

Acredite: o sono e o estresse estão diretamente ligados. É importante que o corpo, o organismo e a mente consigam ter o tempo de descanso necessário. Com uma disposição maior, os níveis de estresse diminuem e a pressão arterial fica mais estável.

Os possíveis problemas de noites mal dormidas

É fato que uma noite de sono sem qualidade pode afetar — e muito — a saúde do organismo. Essa é uma maneira silenciosa de provocar doenças e problemas ao nosso corpo. Alguns desses transtornos são:

Obesidade

É durante o sono que o corpo produz a substância responsável pela saciedade, chamada leptina. Na falta de um sono de qualidade, esse hormônio não é produzido, levando ao organismo a necessidade de mais comida e a vontade de comer.

Como consequência, o indivíduo pode passar a se alimentar mais, se exercitar menos e ter um aumento de peso.

Depressão

O sono de qualidade possibilita um bem estar maior, melhor qualidade de vida e estabilidade emocional. Se você não dorme o suficiente, altos níveis de ansiedade, mau-humor, impaciência e irritabilidade são diagnosticados. Esses sintomas podem levar a crises de depressão.

Diabetes

A diabetes é uma doença crônica que pode estar relacionada às noites de sono. Quando você dorme mal, o corpo cria uma resistência maior à insulina e o controle da doença torna-se ainda mais complicado.

O que fazer para dormir melhor

Para ter uma noite de sono com qualidade, é preciso tomar alguns cuidados, principalmente se você já sofre com insônia ou outros problemas. Vale ressaltar que são medidas simples, mas fazem toda a diferença. Vamos lá?

Deixe o ambiente favorável

Não adianta querer ter um sono de qualidade se você dorme no sofá ou em condições desfavoráveis. É importante que se crie um ambiente harmonioso para uma boa noite.

O ideal é que você tenha um horário específico para dormir todos os dias e comece a desacelerar suas atividades duas horas antes.

Nesse período, tome um banho quente, evite exercícios físicos, faça uma alimentação leve e corra de barulhos ou objetos eletrônicos, como o computador e o celular.

Quando tudo estiver tranquilo e resolvido, vá para a cama e relaxe. O ambiente deve estar com uma temperatura adequada, sem muitos ruídos e bastante escuro. Se você quiser deixá-lo ainda mais agradável, coloque uma planta que libere oxigênio no quarto.

Reserve um tempo para se exercitar

Fazer exercícios físicos pode ser uma boa opção para liberar todo o estresse e os atritos acumulados na mente. Os problemas geram tensões durante a noite e acabam dificultando um sono tranquilo. Um corpo que se exercita funciona melhor.

No entanto, é importante que essas atividades não sejam feitas quase na hora de dormir. O indicado é aproveitar a parte da manhã, pois, assim, toda a adrenalina liberada é utilizada durante o dia (e não no momento de dormir).

Invista no colchão e em equipamentos

Um colchão de qualidade faz toda a diferença no momento de descanso. Além de evitar dores no corpo, um bom produto é capaz de fazer com que você durma com mais conforto e relaxe durante a noite.

Travesseiros e climatizadores também são muito importantes. Se der para investir nesses equipamentos, não hesite! Os resultados são significativos e duradouros — sem contar que seu sono, com certeza, terá muito mais qualidade.

Tenha uma boa alimentação

Uma boa alimentação durante o dia é crucial para ter uma noite de sono de qualidade. Faça refeições completas, com comidas balanceadas e nutritivas, incluindo carboidratos integrais, ferro e proteínas.

Antes de dormir — cerca de duas horas — também é preciso adotar uma alimentação saudável e específica. Abacaxi e banana, por exemplo, produzem um hormônio responsável pelo controle dos ciclos das atividades.

Já o mel orgânico possui substâncias que favorecem o sono reparador, além de aumentar os níveis de insulina. E alimentos como abacate, grão de bico, couve, e castanhas são responsáveis pelo magnésio, que está relacionado a várias ações enzimáticas no corpo.

Lembre-se de não consumir nenhum alimento energético. Nada de energia durante a noite, OK? Por isso, evite principalmente o café!

Pronto! Viu como a qualidade do sono influencia vários fatores do corpo e está diretamente relacionada com a saúde, a qualidade de vida e o bem-estar? Com uma boa noite de sono, os dias serão menos estressantes, mais tranquilos e com mais disposição.

Agora que você já sabe como dormir melhor, que tal conhecer rituais para relaxar corpo e mente? Até a próxima!

Últimas Notícias

Saúde