Saúde masculina: 5 exames que todo homem deve fazer

Segundo uma pesquisa, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres vivem entre sete e oito anos a mais que os homens. Isso porque, ao contrário do público masculino, elas costumam cuidar mais da sua saúde. A falta de realização de exames de rotina que são capazes de identificar vários problemas, como diabetes e câncer de próstata, faz os homens adoecerem com maior facilidade. Por meio de exames rotineiros é possível identificar desde as doenças mais simples até as mais graves e, assim, buscar o tratamento ideal. Abaixo, nós listamos 7 exames médicos que os homens não podem deixar de lado para garantir uma vida mais saudável e longa. 

1. Exame de próstata

Um dos mais conhecidos e necessários, o exame de próstata caracteriza-se por ser um toque retal, em que o médico verifica qual é o tamanho da glândula da próstata e a textura. Nesse caso, também pode ser indicado o PSA, um exame de sangue que tem a finalidade de medir uma substância produzida pelas células da próstata. Se houver uma elevação, é sinal de que algo está errado. Os dois procedimentos visam identificar o aumento da próstata e câncer nessa área. O ideal é que sejam realizados a partir dos 40 anos, com periodicidade determinada pelo urologista.

2. Autoexame testicular

Trata-se de um autoexame que o homem pode fazer durante o banho, bastando apalpar o testículo para conferir se há alguma alteração. A prática desse exame ajuda na identificação de câncer no testículo e previne a progressão da doença precocemente. Esse é um autocuidado que o público masculino pode começar a fazer a partir dos 15 anos, de preferência, todos os dias.

3. Exame de sangue

A coleta sanguínea mensura os níveis de glicose, ácido úrico, perfil lipídico (colesterol e triglicerídeos), creatina e, em algumas circunstâncias, os níveis de testosterona. A análise da sua amostra de sangue detecta diversas patologias, como diabetes, colesterol ou triglicérides altos, além de alteração nos hormônios sexuais, se os sintomas já existirem. É recomendável fazer o exame de sangue uma vez por ano, a partir dos 20 anos.

4. Exames cardiovasculares

Muitos homens podem sofrer de hipertensão com o avanço da idade ou por causa de maus hábitos alimentares e a falta de prática de exercícios físicos. Nesse sentido, é preciso aferir a pressão, realizar o teste ergométrico, além do ecocardiograma e eletrocardiograma (ECG). Aferir a pressão e fazer o ECG são exames de rotina. Já o ecocardiograma e o teste ergométrico são feitos de acordo os fatores de risco ou suspeita diagnóstica do paciente. Nesse caso, é fundamental que haja indicação médica, uma vez que há riscos nesses exames. Essa bateria de exames é responsável por detectar as doenças cardíacas, como a hipertensão ou, até mesmo, algum tipo de arritmia.

5. Exame de colonoscopia

Executado por um tubo ótico, o procedimento filma e analisa toda a mucosa intestinal, checando se há algum tipo de alteração ou ferida no local. Com isso, pode-se identificar câncer no intestino grosso ou no reto, inflamações ou úlceras. A colonoscopia é indicada, periodicamente, quando há fatores de risco para o paciente, como alterações intestinais, diarreia crônica ou sangramento, seguindo indicação médica.

Você também pode se interessar por:

7 doenças que podem ser prevenidas com a mudança de hábitos!

Viver sem dores: desejo de grande parte da população

Como o seu estilo de vida pode agir na prevenção de doenças?

 

Últimas Notícias

Saúde