Cansaço excessivo e alimentação: qual a relação entre eles?

Você já se perguntou o porquê de sentir, diariamente, um cansaço excessivo? É claro que o estilo de vida moderno, que nos exige estar sempre correndo para dar conta de todas as responsabilidades, está nos deixando cada vez mais cansados. Mas, você sabia que há outro vilão nesta história?  O cansaço excessivo pode, também, estar relacionado a uma alimentação desequilibrada. Quer saber como isso acontece? Continue a leitura!

Quais hábitos alimentares influenciam no cansaço excessivo?

Exagerar na alimentação

Quem nunca sentiu aquele soninho depois de uma refeição bem-servida? A quantidade de comida que você coloca no seu prato interfere no seu ânimo! Isso acontece porque, após a realização de uma refeição volumosa, o organismo humano se vê obrigado a trabalhar mais para fazer a digestão. Assim, o fluxo sanguíneo passa a ser direcionado para os órgãos que participam do processo digestivo. Como resultado, a circulação no cérebro fica comprometida. Para não sofrer com esse problema, o caminho é maneirar na hora de montar o prato! 

Consumir sal e proteínas em excesso

Em um estudo de laboratório realizado pelo químico William Já, nos Estados Unidos, as moscas utilizadas no experimento entraram em ‘’coma alimentar’’ após o consumo exagerado de fontes de sal e proteína.  Tal sonolência pode estar relacionada à necessidade de regular a digestão dos nutrientes depois da ingestão de alimentos com muito sal ou proteína. Outro fator que traz o cansaço excessivo e faz com que você fique bocejando é a gordura, pois, da mesma forma que a proteína, também leva mais tempo para ser digerida.

Fazer dietas radicais

Está se esforçando para emagrecer? Saiba que isso não é desculpa para se jogar em dietas radicais. Geralmente, quando colocadas em práticas, elas apresentam uma pobreza nutricional, reduzindo de forma brusca as calorias do seu organismo, gerando moleza e cansaço.  Mais do que afetarem negativamente a sua energia, essas propostas malucas ainda alteram o seu estado de raciocínio e causam mau humor, o que prejudica as suas relações pessoais

Quais alimentos evitam o cansaço?

Coloque na sua dieta as verduras com tonalidade verde-escuro, tais como:

  • escarola;
  • brócolis;
  • couve;
  • espinafre.

Essas alternativas elevam o seu nível de disposição. Também é recomendado apostar em frutas cítricas, como morango, laranja, acerola, limão e mexerica, que são fontes de vitamina C, pois elas ajudam na absorção de ferro. Invista também em alimentos ricos em vitaminas do complexo B.

Está com problemas para manter uma alimentação saudável? Visite o Rituaali Clínica & SPA! Com programas únicos no Brasil de Combate ao Sobrepeso e Obesidade, sua equipe de médicos e especialistas é capaz de descobrir quais fatores físicos e mentais estão contribuindo para esse desequilíbrio e traçar as estratégias mais efetivas. Confira o que o Rituaali pode fazer por você!

Você também pode se interessar por:

Alimentação e longevidade: entenda essa relação

Alimentação fora de casa: como seguir a dieta no dia a dia?

Saiba por que incluir alimentos frescos nas refeições diárias

Últimas Notícias

Alimentação