Guia de combate à celulite: dicas para se livrar dos furinhos

Por Viva Rituaali
Guia de combate à celulite: dicas para se livrar dos furinhos

Ela não é uma doença, mas deixa a gente cabisbaixa, preocupada e querendo ficar “boa” logo. Leve, moderada ou grave, não importa: ninguém quer a danadinha sob a pele. Estamos falando da celulite, um desequilíbrio de gordura, água e toxinas nas células, que causa o aumento do tecido fibroso com nódulos, ondulações e furinhos, dando aquela aparência de “casca de laranja” à região afetada.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, oito em cada dez mulheres (inclusive as magras) apresentam algum grau de celulite, que ocorre onde a gordura está sob a influência do estrógeno (hormônio feminino) como nos quadris, coxas, nádegas, mamas, braços e abdome. Muitos são os agravantes, entre eles: fatores hereditários como sexo, etnia e biotipo corporal, alimentação inadequada, sedentarismo, má circulação, disfunções hormonais, fumo, estresse, uso de medicamentos, gravidez.

Temos uma má notícia: não há solução definitiva. E uma boa: tratamentos combinados com alterações na dieta e prática de exercícios amenizam bastante a incidência. Reduza o consumo de açúcar e gorduras, beba (muito) mais água, invista em atividades físicas aeróbias e musculação, que queimam a gordura localizada e remodelam os músculos, hidrate a pele. Apertar a tecla dos hábitos saudáveis sempre é o melhor caminho.

Veja o que ajuda no combate à celulite:

Alimentação

Beleza vem de dentro. Literalmente. Então, vamos começar pelo básico: evite (mesmo!) açúcar, gorduras, bebidas com gás, cafeína em excesso, sal e álcool. Muito bem. Agora inclua no cardápio (quanto maior a variedade, melhor) fontes de Vitamina C, E, A, zinco, iodo (regulam hormônios), selênio e ômega 3, fibras (ajudam o na “faxina” de toxinas) e antioxidantes.

São ótimas opções: goiaba, banana, abacaxi, abacate, maçã, frutas vermelhas (amora, framboesa, morango), laranja, limão, lima, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas), cereais integrais (arroz, linhaça, aveia, germe de trigo), soja, couve-flor, gengibre, leguminosas como feijão, ervilha e lentilha, azeite de oliva. E para beber? Invista no chá verde (antioxidante, diurético, regulador hormonal, dissolve a gordura local e estimula a produção de colágeno). E muita água!

Tratamentos

Alguns procedimentos apresentam melhoras imediatas (não a longo prazo) como radiação infravermelha, ultrassom localizado, laser, radiofrequência, ondas de choque, ondas acústicas e subincisão. “Em geral, são propostas associações desses tratamentos com exercícios físicos e dieta adequada, sem dúvida importantes para saúde geral”, afirma a Profa. Dra. Ediléia Bagatin, do Departamento de Dermatologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Massagem

Duas massagens se sobressaem, sendo ideal a combinação entre elas: a drenagem linfática, que melhora a circulação direcionando para as glândulas linfáticas as toxinas e os líquidos retidos (posteriormente eliminados pela urina). E a vigorosa massagem modeladora, focada em dissolver a gordura localizada e nódulos aprisionados nos tecidos. Recomendação: 2 a 3 vezes por semana.

Exercício

A prática regular de exercícios aeróbios (no mínimo 3 vezes por semana) ativa a circulação, queima gordura, acelera o metabolismo e elimina toxinas através da transpiração. Ufa! Agora, se quiser algo duradouro, mais que pontual, adote para a vida hábitos simples, diários e essenciais à saúde. Alongue-se e massageie vigorosamente braços, pernas, glúteos, barriga e couro cabeludo toda manhã. Caminhe pelo menos 30 minutos todos os dias. Troque o elevador pela escada. Mexa-se mais, mesmo dentro de casa (faça 10 agachamentos, assim, do nada, ou mesmo polichinelos). Dê pausas no trabalho e estique as pernas, os braços, o pescoço, faça movimentos circulares com a cintura. Não espere pelo horário da academia para colocar o corpo em movimento. Comece já. E para sempre.

Suco detox

A missão é desintoxicar? Anote essa receita:

  • 2 fatias de abacaxi (diurético e elimina toxinas)
  • 6 morango (antioxidante rico em Vitamina C)
  • ½ xíc. água de coco (hidratante rico em sais minerais)
  • ½ xíc. de chá verde pronto e resfriado (anti-inflamatório)
  • Hortelã a gosto
  • Bata tudo no liquidificador

Tim-tim.

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