Óleos essenciais | O que são e quais os seus benefícios

two small bottles on a table

Conteúdos

Agora, imagine se fosse possível, além de aproveitar a aproximação com o verde, ter um pouco dos seus benefícios armazenados em recipiente. Seria incrível, não é? É, mais ou menos, dessa forma que os óleos essenciais funcionam.

Responsáveis pelos odores aromáticos encontrados nas plantas, os óleos essenciais conseguem chegar até o cérebro e promover o alívio dos mesmos sintomas que falamos anteriormente — estresse, ansiedade e crises respiratórias.

Quer saber como isso acontece? Continue lendo este artigo — nós vamos dar as melhores dicas sobre esses óleos, seu uso e benefícios.

óleos essenciais

O que são óleos essenciais?  

Os óleos essenciais são substâncias naturais e extraídos das sementes, cascas, caules, raízes, flores ou outras partes das plantas. O seu aroma, ao mesmo tempo, é agradável e extremamente potente, graças as suas propriedades e ações terapêuticas e farmacológicas.  

Desde o Egito Antigo, descobriu-se que os óleos essenciais poderiam ser usados em infusões e embalsamento, nos cosméticos e em tratamentos para as doenças.

Nas plantas, por exemplo, os óleos cumprem função de proteção e tem papel importante em sua polinização. Já nos seres humanos, os óleos essenciais são muito usados em tratamentos de beleza, cuidados do bem-estar e aromaterapia — uso dos óleos essenciais para manter a mente, o corpo e o espírito saudável.  

Os benefícios dos óleos essenciais podem ser facilmente aproveitados por causa da sua propriedade volátil (eles evaporam facilmente) e por serem rapidamente absorvidos pelos receptores olfativos, ajudando a controlar frequência cardíaca, pressão arterial, respiração, estresse e outros sintomas e doenças.  

Como são usados os óleos essenciais

Por serem muito concentrados, os óleos essenciais não devem ser aplicados diretamente na pele. Nesse caso, é importante que sejam diluídos em água antes. Seu uso é possível em massagens corporais, compressas, banhos, escalda-pés, inalação ou vaporização.  

Inalação: é a forma mais eficiente de obter os benefícios dos óleos essenciais, pois permite que as moléculas cheguem facilmente ao sistema límbico do cérebro, responsável pelas nossas emoções.

Para quem está começando, importante iniciar com inalações leves (3 a 7 respirações seguidas) e aumentar até as inalações longas (10 a 15 minutos de respirações seguidas).  

Aromatizador: para quem tem um aromatizador de ambientes em casa, adicione 2 ou 3 gotas do óleo essencial de preferência junto com a água. O aparelho vai criar uma nuvem de fumaça que libera o aroma por todo o espaço. 

Vaporização: o melhor método para quem quer tratar problemas respiratórios ou resfriados, pois permite liberar a fragrância direto para o sistema respiratório. A inalação do vapor consegue hidratar e relaxar as vias respiratórias.

Para fazer a vaporização, ferva um pouco de água e depois adicione algumas gotas do óleo na água. Cobrindo a cabeça com uma toalha, respire a fumaça liberada. O uso da toalha vai ajudar a concentrar o vapor da água. 

Massagemo massoterapeuta pode utilizar os óleos essenciais e aplicá-los diretamente na pele como uma forma de tratar dores musculares, infecções, problemas de pele ou dores articulares.

Como o corpo reage aos óleos essenciais?

Durante a inalação, por exemplo, as moléculas aromáticas dos óleos essenciais são reconhecidas pelos receptores olfativos, passam pelos neurônios olfativos e chegam até o sistema límbico, no cérebro, responsável pelas emoções.

Outra forma de aproveitar os benefícios dos óleos essenciais é através da pele. Os óleos são lipo-solúveis, ou seja, as suas moléculas são leves e conseguem penetrar mais rapidamente na derme e chegar na corrente sanguínea.  

Os benefícios dos óleos essenciais  

Os benefícios dos óleos essenciais vão depender do tipo de óleo usado e das suas propriedades. Por exemplo, o óleo de lavanda é muito usado para estimular o sono e tratar casos de enxaqueca, enquanto o de ylang-ylang é recomendado para quem sofre de hipertensão.

Para aproveitar o melhor dos seus benefícios, procure pelo óleo que corresponde às suas necessidades. De modo geral, podemos dizer que os benefícios dos óleos essenciais são:  

  • Aumenta a sensação de bem-estar

  • Ameniza as dores crônicas 

  • Fortalece o sistema imunológico 

  • Auxilia no tratamento da hipertensão
  • Trata os sintomas de transtornos psicológicos, como a ansiedade a depressão 
  • Diminui a insônia
  • Alivia quadros respiratórios 
  • Potencializa a concentração
  • Alivia o estresse 
  • Reduz os quadros de enxaqueca

Apesar de serem substâncias 100% naturais, os óleos essenciais podem causar manchas sobre a pele se usados e, em seguida, expostos ao sol por serem altamente concentrados.

As gestantes também precisam ter atenção quanto ao seu uso: é recomendado que os óleos essenciais sejam evitados até o quinto mês de gravidez. Já as crianças só devem utilizá-los após os 07 anos de idade e em doses pequenas. Antes de usar o seu óleo essencial, procure por um aromaterapeuta para tirar todas as suas dúvidas. 

Referências:

  • https://www.tuasaude.com/ylang-ylang/

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Estamos felizes em anunciar que o Rituaali é um dos indicados ao prêmio de melhor spa do Brasil pelo World Spa Awards!

Esta é uma oportunidade incrível para sermos reconhecidos mundialmente,
e não podemos fazer isso sem você.
🏆 Melhor spa do Brasil

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.