Ser otimista faz bem à saúde

Você é uma pessoa otimista? Muitos ignoram sua importância, mas existem muitos benefícios ao se levar a vida com mais leveza.

Conteúdos

Seja otimista. Evidências crescentes da literatura médica ligam sentimentos positivos a um menor risco de doenças no longo prazo, especialmente diabetes e doenças cardiovasculares.

Em um novo estudo da Universidade de Harvard envolvendo mais de 70 mil mulheres no período de 8 anos foi constatado que, comparando as mulheres que apresentavam poucos sinais de otimismo, as mulheres com os maiores níveis de otimismo apresentavam um menor risco de mortalidade para as principais causas de morte, incluindo câncer e derrame.

Apenas cerca de 25% do otimismo de um indivíduo é herdado. O resto é determinado pelo ambiente e pelos esforços do indivíduo. Os resultados parecem mágicos, mas na verdade, emular sentimentos positivos leva a alterações cerebrais e hormonais que se traduzem em mais saúde e longevidade.

A pergunta é : como aumentar nossos níveis de otimismo?

Separei algumas dicas simples que aumentam seus níveis de otimismo:

Agradeça

A gratidão ativa áreas do cérebro relacionadas ao prazer. Além disso, a gratidão é um sentimento que aumenta a sensação de conexão com as outras pessoas. Criar um diário de gratidão que não toma mais de 15 minutos para ser preenchido três vezes por semana é uma maneira agradável de aumentar seu otimismo e níveis de felicidade comprovadamente.

Visualize o seu melhor futuro para ser mais otimista

Para ser mais otimista, visualize-se por pelo menos 10 minutos em um futuro onde você realizou suas metas: algo estimulante e prazeroso, como encontrar o amor da sua vida, abrir seu negócio, estar na companhia de amigos queridos.

Sinta isso acontecendo agora, através de uma ou mais visualizações. Adicionalmente, você pode escrever sobre os sentimentos e pensamentos que lhe ocorreram. Esse exercício inclusive diminui a dor!

Dedique tempo para atividades que lhe dão prazer

Pense em maneiras como você poderia criar experiências agradáveis amanhã. Perceba como essas atividades são importantes, lhe trazendo prazer e realização. Exemplos seriam ligar para um amigo, dedicar-se à caridade, andar por um bosque, dar mais atenção aos seus filhos ou familiares.

Para ser otimista, escolha ser feliz

Ser feliz não é o resultado de circunstâncias ou qualquer outra força externa. A felicidade é uma decisão que tomamos. Por que não fazer a sua mente abraçar a felicidade a partir de agora? Escolher ver o copo meio cheio, além de te fazer ser mais otimista, vai aumentar sua longevidade.  

Como você viu, você pode adotar atitudes agora mesmo que vão mudar sua qualidade de vida e trazer mais saúde para sua vida!

A felicidade é uma decisão que tomamos. Por que não fazer a sua mente abraçar a felicidade a partir de agora? Comece já!

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