Benefícios do chá: conheça 8 tipos que vão ajudar a manter a sua saúde em dia

Por Viva Rituaali
Benefícios do chá: conheça 8 tipos que vão ajudar a manter a sua saúde em dia

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre os benefícios dos chás, não é mesmo? Ideal para manter o equilíbrio do corpo e da mente, o chá atua diretamente na saúde de uma pessoa e possue propriedades medicinais. Prevenindo problemas e auxiliando no funcionamento do organismo, eles promovem maior qualidade de vida e bem-estar.

Com base nisso, vamos apresentar neste post alguns diferentes tipos de chás, juntamente com as suas propriedades e a maneira correta de preparo. Vale mencionar que eles também são ótimas bebidas para serem apreciadas em momentos de descanso e relaxamento, seja sozinho, com amigos ou familiares.

Se você ficou interessado no assunto, continue a leitura e saiba mais!

1. Chá de hibisco

Propriedades

Rico em flavonoides antioxidantes, como a antocianina e a quercetina, o hibisco é uma planta que atua no controle do colesterol bom e mau, da pressão, dos triglicérides e ainda possui efeito vasodilatador e cardioprotetor. Ele também é conhecido por ter ação diurética e contribuir para a eliminação de toxinas.

Além disso, o chá é rico em vitaminas C e do complexo B, que deixam cabelo, pele e ossos fortes e saudáveis. Vale mencionar que ele age como um “combustível” para as células do sistema nervoso.

Como preparar

Para uma xícara de chá — considerada a quantidade diária ideal — você deve ferver 200 ml de água, adicionar uma colher de chá rasa de flor de hibisco seca, tampar, desligar o fogo e deixar descansando de 5 a 10 minutos. Feito isso, coe e sirva.

2. Chá de alecrim

Propriedades

Com propriedades medicinais estimulantes, antissépticas, expectorantes, descongestionantes, antiespasmódicas e diuréticas, o alecrim é rico em antioxidantes e outras moléculas que auxiliam na circulação do sangue, na atividade cerebral, no relaxamento muscular e no fortalecimento do sistema imunológico.

O chá de alecrim também melhora complicações digestivas, atua na prevenção de alguns tipos de câncer e evita problemas causados por radicais livres.

Como preparar

Leve 250 ml de água ao fogo e espere ferver. Depois, adicione 1 colher de alecrim seco, tampe, reduza o fogo e deixe ferver por 5 minutos. Desligue e coloque para descansar por mais 10 minutos.

Em seguida, coe a bebida e sirva. Vale mencionar que o ideal é tomar 1 xícara a cada 3 dias

3. Chá de gengibre

Propriedades

O chá de gengibre possui propriedades anticoagulantes e antiinflamatórias que atuam na prevenção de doenças circulatórias, na manutenção da saúde dos vasos sanguíneos e na proteção das paredes arteriais contra a junção de lipídios. Para um tratamento mais eficaz, é indicado tomar o chá de gengibre até 3 vezes ao dia por, pelo menos, 2 semanas seguidas.

Como preparar

Deixe 1 xícara de água ferver, adicione 2 pedaços de gengibre fresco cortado em rodelinhas, tampe e deixe descansar por 10 minutos. Passado o tempo, coe e sirva. Uma dica é colocar uma rodela de limão na bebida, tornando o sabor mais agradável.

4. Chá de camomila

Propriedades

O chá de camomila atua para reduzir a ansiedade, aliviar o estresse e o nervosismo, diminuir enjoos e cólicas menstruais, remover as impurezas da pele, tratar feridas e inflamações, controlar a hiperatividade, auxiliar no funcionamento do organismo e até mesmo combater sintomas de resfriados e dor de cabeça.

Como preparar

Em 1 xícara de chá de água fervente, adicione 2 colheres de chá de flores secas de camomila, mexa, tampe e deixe repousar por 10 minutos. Coe e beba até 3 vezes ao dia.

5. Chá de hortelã

Propriedades

Utilizado no tratamento de resfriados, tosses e bronquite, para diminuir o inchaço abdominal, melhorar a coordenação motora, conservar o colágeno, eliminar as toxinas do organismo, ajudar o sistema digestivo e para aliviar o estresse, o chá de hortelã também possui propriedades emagrecedoras e antioxidantes. Além disso, é fonte de cálcio, ferro, vitaminas A, B e C e tem características antissépticas.

Como preparar

Ideal para ser consumido de 2 a 3 vezes por dia, o chá é feito com 250 ml de água e meia xícara de folhas de hortelã. Deixe o líquido ferver, adicione as folhas, tampe e espere descansar por 10 minutos. Logo em seguida, coe e sirva.

6. Chá de dente-de-leão

Propriedades

Com propriedades purificadoras e diuréticas, o chá de dente-de-leão atua no tratamento de problemas cardiovasculares ligados à má circulação sanguínea, reduz a retenção de líquidos do corpo, auxilia no emagrecimento e remove as toxinas presentes no sangue. O ideal é consumir por 3 semanas, 2 xícaras por dia.

Como preparar

Coloque 250 ml de água em um canecão, leve ao fogo, coloque 1 colher de sobremesa de dente-de-leão e deixe ferver por 2 a 5 minutos. Retire do fogo, coe e sirva em seguida.

7. Chá de casca de salgueiro-branco

Propriedades

Capaz de melhorar o fluxo sanguíneo e diminuir o risco de aparecimento de doenças cardiovasculares, derrames cerebrais e varizes, o chá de casca de salgueiro-branco é conhecido também por ter ação de uma aspirina, mas de maneira natural. Ele também atua como anticoagulante.

Como preparar

Coloque em 250 ml de água fervente o equivalente a 1 colher de chá de flores secas do salgueiro-branco. Tampe, deixe descansar por 10 a 15 minutos, coe e sirva logo em seguida. Tome 2 vezes ao dia, de 3 em 3 dias.

8. Chá de Cavalinha

Propriedades

Atuando na prevenção do acúmulo de lipídeos, colesterol e triglicerídeos altos, a cavalinha também é uma planta que previne a formação de varizes e diminui os transtornos relacionados à má circulação.

O consumo de seu chá combate a retenção de líquido, auxilia no aceleramento do metabolismo, melhora o aspecto da pele, do cabelo e das unhas, atua como antioxidante, auxilia na memória e na cognição e combate resfriados. O chá também possui propriedades antiinflamatórias e antimicrobiana.

Como preparar

Coloque 250 ml de água para ferver, adicione 1 colher de sopa de cavalinha, mexa, tampe e espere cerca de 5 minutos. Coe em seguida e sirva. É possível tomar até 2 xícaras por dia por 1 mês seguido.

Agora que você já sabe alguns benefícios dos chás e tipos que podem entrar em sua rotina, não perca tempo e aproveite as vantagens que eles podem proporcionar! Não se esqueça de que essa também é uma forma de equilibrar o corpo e a mente, cuidar da sua saúde e ter mais qualidade de vida e bem-estar.

Se você gostou do artigo, compartilhe em suas redes sociais e mostre aos seus amigos esses benefícios e o motivo de os chás serem tão importante. Até mais!

Últimas Notícias

Dicas