Sua vida pode estar diminuindo…

Sua vida pode estar diminuindo…

Você está acima do peso? Sim? Então, saiba que sua vida pode estar diminuindo.

Pesquisa da Universidade de Cambridge mostrou que estar acima do peso diminui cerca de um ano de expectativa de vida e nos casos de obesidade severa, esta conta passa para cerca de 10 anos.

Ao contrário de estudos anteriores, que diziam que estar com alguns quilos extras não traz risco para a saúde, esta pesquisa revelou evidências de que o risco de morrer antes de seu aniversário de 70 anos aumenta conforme sua cintura se expande.

A pesquisa coordenada pelos cientistas britânicos usou dados de quase quatro milhões de adultos de quatro continentes e dividiu as amostras por Índice de Massa Corporal (IMC). Os resultados são alarmantes. Se todas as pessoas com sobrepeso (IMC entre 25 e 29,9) e obesidade (IMC entre 30 e 34,9) tivessem índices considerados normais, uma em cada sete mortes prematuras seria evitadas só na Europa.

No Brasil, são cerca de 30 milhões de cidadão com obesidade e estes números colocam o país entre os mais obesos do mundo. Por outro lado, o estudo mostrou que o Brasil melhorou em relação a pessoas abaixo do peso e está em 13º lugar no ranking mundial em relação às mulheres e 18º em relação aos homens.

Conscientização pelo choque

Campanhas contra a obesidade vêm aumentando em todo o mundo, principalmente aquelas com focam obesidade infantil. E uma das mais chocantes é a criada pelo Children’s Healthcare of Atlanta, “Rewind the future: Stop the cycle”

 

Outra campanha de sucesso na luta contra a obesidade foi realizada em 2009 pela Prefeitura de Nova York, com peças veiculadas nas estações de metrô e em vídeo. A estratégia trazia uma garrafa de refrigerante despejando banha em um copo com a frase “Are you pouring on the pounds?” (que pode ser traduzido como “Você está derramando os quilos a mais?”)

1-93g7vmgdkblxve7ub_iofg

Campanha Prefeitura de Nova York

 

O Ministério da Saúde da França criou a campanha “L’obésité commence dès le plus jeune âge”, com o conceito “A obesidade começa na infância”.

1-ucokklljtaarldooyjhczg

A publicidade brasileira, já conhecida por suas campanhas de impacto, também fez sua contribuição. A campanha “Seu filho é o que você come” foi desenvolvida para a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul.

1-xcsthg2gqrizqf-fpiglg

 

Últimas Notícias

Saúde