Tratamento para artrose: entenda como é feito e por que investir

Por Viva Rituaali
Tratamento para artrose: entenda como é feito e por que investir

O tratamento para artrose é o melhor caminho para quem quer recuperar a qualidade de vida e aliviar o incômodo causado pelas dores articulares. Imagine chegar em um momento em que você não consegue realizar movimentos rotineiros como subir escadas, caminhar ou sentar e levantar. É assim que muitas pessoas que sofrem com doenças articulares, como a artrose, se sentem.

As articulações são as partes do corpo onde os ossos se encontram e são responsáveis por permitir a movimentação e a locomoção. Assim, diversas doenças e problemas de saúde podem causar dores nas articulações e limitar os movimentos. Por isso, investir em um bom tratamento para artrose é essencial para recuperar a mobilidade.

A seguir, leia tudo sobre o assunto e descubra qual o tratamento para artrose mais indicado para o seu caso.

Afinal, o que é artrose?

Antes de falarmos sobre o tratamento da artrose é preciso entender o que é essa doença. Embora seja mais comum em pessoas com mais de 65 anos, a artrose não é exclusividade dos mais velhos. 

Pessoas com hábitos não saudáveis, como alimentação desregulada e sedentarismo, também podem ser surpreendidos com o diagnóstico.

A artrose é um problema degenerativo das articulações gerado por uma inflamação. Atinge pessoas de todas as idades e também afeta a cartilagem, os ligamentos e os ossos, causando sintomas abaixo:

  • inchaço;
  • dor;
  • rigidez nas juntas;
  • sensação de calor na região afetada.

Quais regiões são mais atingidas pela artrose?  

  • Joelhos;
  • pulsos;
  • quadris;
  • tornozelos;
  • região do pescoço;
  • final da coluna;
  • mãos;
  • juntas dos dedos;
  • ombros.

Tratamento para artrose: quais atividades são mais indicadas?

É importante lembrar que a artrose é uma doença que não tem cura. Por isso, fazer um bom tratamento com acompanhamento profissional é o caminho mais eficiente para evitar que a doença evolua.

Antes de começar qualquer uma das atividades abaixo é recomendável que você procure um profissional especializado. Apenas um médico pode avaliar o seu quadro e indicar o tratamento para a artrose mais adequado.

1. Fisioterapia 

Com o objetivo de diminuir a dor e o desconforto, a fisioterapia utiliza aparelhos, recursos técnicos e exercícios de mobilização e fortalecimento. A atividade evita que a cartilagem sofra ainda mais danos e aumenta a resistência dos músculos que estão em volta.

2. Hidroterapia 

A hidroterapia é uma excelente opção para quem está em busca de tratamento para artrose. Isso porque a água é capaz de retirar a carga das articulações progressivamente, diminuindo a força de compressão e o esforço feito durante o exercício.

3. Alongamento 

Os alongamentos são super indicados para quem sofre com dores articulares porque, ao praticá-los, o indivíduo diminui a sobrecarga na articulação, fazendo com que a sua musculatura fique mais livre e, consequentemente, diminuindo a dor.

4. Exercícios físicos regulares  

Evitar o sedentarismo é um passo muito importante para impedir que a doença apareça ou evolua. Caminhadas, hidroginástica, natação e até exercícios de força ajudam a trabalhar a musculatura em torno da área acometida.

5. Outras dicas relevantes

  • Tenha sempre uma consciência postural ao andar, sentar e levantar objetos;  
  • tente repousar após atividades que exijam esforço das articulações; 
  • aposte em uma alimentação balanceada para não aumentar o peso e sobrecarregar as articulações; 
  • controle o nível de açúcar no sangue, pois altos níveis de glicose podem afetar a estrutura e a função da cartilagem.  

Tratamento para artrose deve ser feito apenas com profissionais  

Se você está em busca de um local para começar seu tratamento para artrose, o Rituaali é a escolha ideal. 

Com uma equipe multidisciplinar de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e massoterapeutas à disposição, seus programas não ajudam apenas a aliviar as dores articulares, mas também a ter uma vida mais saudável e conquistar novos hábitos.  

Como explicado anteriormente, a prática de exercícios e a manutenção do peso são essenciais para retardar ou evitar a doença. No Rituaali, você terá acompanhamento nutricional e educadores físicos ao seu lado para indicá-lo o melhor caminho para aliviar as dores. No local, também estão disponíveis massagens terapêuticas e outras atividades essenciais para a saúde. 

Quer saber mais sobre os serviços do Rituaali? Então, acesse nosso site e veja como é possível cuidar da sua saúde como um todo.

Últimas Notícias

Dicas