Vida tranquila: como viver longe do estresse?

Você já reparou que, cada vez mais, as pessoas dizem que estão estressadas? O estresse é o mal do século e, embora seja visto como um problema simples e passageiro, a realidade nos mostra que não é bem assim.

Ao contrário do que se pensa, o estresse não é sinônimo de irritação. Quando alguém chega a esse limite, pode se sentir nervoso, frustrado, ansioso, agitado ou desanimado. Além disso, esse problema está associado ao desenvolvimento de diversas doenças graves, como depressão, câncer, pressão alta e diabetes. Por isso, é tão importante ficar atento aos sintomas.

A vida corrida, os problemas no trabalho e na família e a pressão social podem fazer com que a tarefa de controlar o estresse pareça difícil. Mas calma! São inúmeras as maneiras de contornar essa adversidade e aumentar a qualidade de vida.

Para ajudá-lo, nós preparamos este post com algumas dicas que você pode adotar no seu dia a dia. Acompanhe!

Não leve trabalho para casa

A primeira dica é separar a vida profissional da social. Sabemos que não é fácil, mas é necessário. Estar no trabalho resolvendo pendências pessoais ou chegar em casa e ter que se dedicar a algo inacabado da empresa são fatores que farão o seu nível de estresse aumentar. Veja alguns pontos relevantes dessa separação:

Saiba dizer “não”

Ninguém é obrigado a fazer aquele trabalho que o chefe ou o cliente solicita sempre ao final do dia, bem na hora de fechar a porta do escritório. É claro que, em alguns casos, há exceções, mas você não pode deixar que elas virem rotina.

Saber dizer “não” é muito importante. Primeiro porque preserva a saúde, mantendo a pressão e a preocupação com os prazos afastadas. Segundo, favorece a qualidade da produção, fazendo com que atividades mal executadas não sejam entregues. Quem produz com a cabeça livre tem muito mais chances de alcançar um resultado excelente.

Porém, mesmo que você se dedique 100% no seu horário de trabalho, às vezes não terá jeito: o serviço vai acumular. Nesse caso, o ideal é saber negociar. Em vez de levar tudo o que faltou para casa, que tal, antes, tentar ajustar o prazo de entrega? Esse pode ser um ótimo jeito de manter o estresse afastado e entregar uma tarefa realizada com excelência.

Esqueça o e-mail empresarial

A tecnologia é ótima e tem estado, na maioria das vezes, a favor da população. Porém, alguns aplicativos devem ser usados com moderação. O e-mail do trabalho é um deles. Com tudo na palma da mão hoje em dia, é comum que, ao chegar uma mensagem, a pessoa logo vá abrir para checar do que se trata.

Contudo, esse costume acaba sendo prejudicial, pois é muito difícil ler um e-mail e não pensar instantaneamente no assunto. O cérebro se concentra naquilo e lá está você pensando na empresa fora do serviço novamente.

A frequência desse ato pode estressar o indivíduo. Por isso, o ideal é silenciar o aplicativo assim que o horário de expediente acabar.

Aproveite os momentos de lazer

Dedique seu tempo livre para fazer aquilo que gosta! Se você sair do expediente e não fizer nada que o agrade, continuará pensando no serviço e gerará um estresse desnecessário. Portanto, é muito importante que, nas horas vagas, sejam realizadas tarefas prazerosas.

Assistir a um filme, praticar atividades físicas, ficar com os filhos, visitar os pais, estudar línguas, navegar na Internet, ir ao cinema ou teatro, enfim, as opções são infinitas, É preciso apenas eleger uma atividade favorita e praticá-la quando não estiver trabalhando.

Pratique esportes

As atividades físicas são aliadas do bem-estar. Manter o corpo em movimento é indispensável para prevenir doenças e ter uma saúde melhor. Quando se pratica exercícios, o organismo libera um hormônio neurológico chamado endorfina.

Ela é um analgésico natural e ajuda o corpo a controlar a tensão, bloquear a dor e inibir o estresse. Os benefícios da endorfina são sentidos durante algumas horas após o exercício, proporcionando às pessoas momentos de tranquilidade e prazer.

Não venda as suas férias

As férias são o momento ideal para relaxar, deixar o estresse de lado e curtir a vida, a família e os amigos. É tempo de fazer uma viagem legal, conhecer lugares diferentes e sair da rotina. Não há dinheiro que pague certas coisas na vida, por isso, você deve aproveitar!

Além disso, ao tirar férias completas, a pessoa volta renovada, sem preocupações e rendendo muito mais no trabalho. A família e os amigos são as únicas constantes na vida, o resto é passageiro. Invista seu esforço naquilo que vale a pena.

Tenha uma alimentação saudável

Manter uma dieta equilibrada previne muitas doenças, como obesidade, diabetes, anemia, pressão alta e problemas cardiovasculares. Alimentos fritos, embutidos, enlatados, com muito sódio, açúcar ou gordura devem ser evitados.

Ademais, quando alguém tem uma crise de estresse, o organismo usa alguns nutrientes oxidantes, como a vitamina C e o selênio. Então é preciso que eles sejam repostos, caso contrário a doença pode ser agravada.

Cuide do seu sono

Uma boa noite de descanso pode afastar problemas e preocupações. O sono é responsável pela produção de hormônios que causam sensação de bem-estar nos indivíduos, portanto, dormir bem mantém o corpo e a mente saudáveis.

Além disso, durante o sono, o organismo continua funcionando e se preparando para o próximo dia. São nessas horas que o corpo reproduz as células de defesa, fazendo com que o sistema imunológico combata as doenças. Então, cuide desses momentos e preze por um sono de qualidade. Do contrário, de nada adianta o esforço.

Zelar pela saúde é o pontapé inicial para investir em um estilo de vida mais tranquilo. Manter uma boa alimentação, dormir bem, dedicar-se ao trabalho somente nos horários voltados a isso, aproveitando os momentos de lazer. Esse é o caminho para manter os problemas longe!

Se você deseja viver mais e com menos estresse, veja os 5 principais hábitos que influenciam a longevidade.

Últimas Notícias

Saúde