7 benefícios do pilates que você precisa conhecer

Por que o pilates se tornou o exercício favorito de muitas pessoas? Conheça os 7 benefícios que o pilates proporciona!

Conteúdos

O pilates é uma atividade física que se popularizou com os anos e ganhou o coração dos praticantes, principalmente aqueles que não conseguem se adaptar ao ambiente das academias e aos exercícios de alto impacto. Mas será que você conhece todos os benefícios do pilates?  

Criado pelo alemão Joseph Pilates, na década de 1920, o exercício utiliza a respiração, os músculos e o equilíbrio em conjunto. Dessa forma, os benefícios do pilates englobam não apenas o físico, mas a mente também.  

Neste artigo, você vai conhecer 7 benefícios dos pilates, para quem a prática é indicada e como são os movimentos. Continue lendo!  

Benefícios dos pilates: quem pode se beneficiar deles?  

O pilates é indicado para todas as pessoas, desde atletas de alto nível até idosos. Isso ocorre, principalmente, por ser uma atividade de baixo impacto, com pouco uso de aparelhos — em alguns casos, os exercícios são feitos apenas com o peso do corpo — e que respeita às capacidades individuais. Crianças, gestantes, pessoas com deficiência ou com necessidades especiais também podem aproveitar os benefícios dos pilates.  

Independente de qual for o seu objetivo, o pilates pode te ajudar a:

  • ter mais condicionamento físico;
  • garantir a reabilitação física;
  • emagrecer ou definir a musculatura. 

Mas lembre-se de consultar um médico antes de iniciar a prática. 

Como são feitos os exercícios de pilates?  

Para garantir os benefícios do pilates para corpo e mente você precisa, em primeiro lugar, ter o acompanhamento de um profissional especializado. Os exercícios podem ser feitos com o auxílio de aparelhos ou apenas com o peso do corpo. Em sua maioria, eles são de baixo impacto e, por isso, têm menor risco de lesão.  

Pessoas que sofrem com depressão e/ou ansiedade também vão se favorecer dos benefícios do pilates. Isso porque eles trabalham a respiração e a conexão entre o corpo e a mente. Por precisar focar na respiração durante os movimentos, o pilates ajuda na redução do estresse.  

7 benefícios dos pilates  

1) Tonificação muscular  

Durante os exercícios do pilates, a contração e a força dos músculos são muito bem trabalhadas. Com isso, as fibras musculares são rompidas e reconstruídas, o que contribui para o ganho de massa magra

2) Melhora cardiorrespiratória  

Os movimentos exigem que o indivíduo foque na respiração, melhorando a função de todo o sistema cardiorrespiratório. Com a recorrência da atividade, problemas de respiração conseguem ser amenizados.  

3) Alívio do estresse, ansiedade e depressão 

Como citamos, os benefícios do pilates não estão ligados apenas ao físico, mas também à mente. Por precisar focar na respiração durante os movimentos, o praticante concentra os pensamentos no presente e obtém maior relaxamento, inibindo os efeitos do estresse, da ansiedade e da depressão.  

4) Aumenta a flexibilidade 

Assim como acontece com os músculos, a prática de exercícios do pilates ajuda a aumentar a flexibilidade do corpo. Durante a prática, são feitos muitos movimentos com equilíbrio e postura.  

5) Corrige problemas de postura  

O mais conhecido benefício do pilates é a correção de problemas corporais, principalmente para quem tem postura incorreta. Além disso, também contribui para menos dores nas costas durante o dia.  

6) Promove o relaxamento, bem-estar e eleva autoestima 

O ganho de massa magra, os exercícios de respiração e a melhora da postura contribuem para o bem-estar geral e também para a autoestima. Após os exercícios de pilates, o praticante se sente mais confiante, equilibrado e saudável.  

7) Maior mobilidade para as articulações 

Esse benefício é ideal para os idosos, que são super bem-vindos na prática do pilates. Como os exercícios são de baixo impacto, há menos risco de lesões e eles podem se beneficiar dos exercícios para fortalecer as articulações e, consequentemente, diminuir o risco de quedas.  

Confira outros benefícios do pilates:  

  • alongamento;
  • resistência física e mental;  
  • consciência corporal; 
  • coordenação motora;  
  • reeducação do movimento.  

Agora que você já conhece todos os benefícios do pilates, que tal experimentar essa prática? 

No Rituaali, o pilates faz parte do nosso cronograma de atividades para os hóspedes. A aula é ministrada por um educador físico e é personalizada de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, oferecemos um ambiente aconchegante e seguro. 

Saiba mais em: https://rituaali.com.br/

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.