Alimentação detox: muito mais do que um tipo de dieta

A alimentação detox é um processo de desintoxicação para seu organismo funcionar em harmonia e você viver melhor

Conteúdos

Alimentação detox significa uma dieta efetivamente destinada a limpar o nosso organismo das toxinas acumuladas por causa do nosso estilo de vida contemporâneo, por comidas fast-food, bebidas alcoólicas, estresse, cigarro, medicamentos e poluição ambiental, ou seja, a alimentação detox é um processo de desintoxicação para seu organismo funcionar em harmonia e você viver melhor.

Essa alimentação propõe uma melhora no estado geral da saúde e bem-estar. Continue lendo e entenda melhor o que é a alimentação detox e seus benefícios!

Entenda a importância da alimentação detox

A saúde do nosso corpo depende da relação entre a quantidade de toxinas introduzidas nele e a quantidade que o nosso corpo consegue eliminar por meio dos excretores, ou seja, pulmões, rins, fígado e intestino.

Quando a quantidade de toxinas introduzidas no nosso organismo é igual às eliminadas, tudo funciona bem, mas caso isso não ocorra, por causa de má nutrição ou por má funcionamento dos órgãos excretores, esse acúmulo de toxinas é depositado nos tecidos, prejudicando o organismo e favorecendo o aparecimento de vários inconvenientes e doenças, como acúmulo de gordura abdominal, dores de cabeça, esforço excessivo dos rins, problemas de pele, insônia, língua com capa branca, problemas digestivos, nariz congestionado, entre outras.

Como preparar a alimentação detox no seu dia a dia?

A alimentação detox, é muito fácil de preparar: é à base de alimentos naturais e você elimina do seu cardápio os alimentos industrializados como laticínios, leite se soja, cereais, açúcar, corantes, conservantes, café, álcool, etc.

É preparada em forma de sucos e se utiliza de frutas, legumes e verduras. Essa alimentação poderá ser feita de tempos em tempos num período de sete a dez dias para a limpeza de seu organismo — e não se esqueça de beber muita água!

Porque os sucos detox fazem bem à sua saúde?

Como os sucos são preparados à base de legumes, verduras e frutas, são uma grande fonte de nutrientes, ricos em fibras e vitaminas.

Além disso, ajudam até mesmo no tratamento de doenças, regulam os intestinos, previnem gripe, anemia, doenças ­­­­­­­cardíacas, entre outras.

É preciso quatro ou cinco porções diferentes de verduras ou legumes por dia para suprir as nossas necessidades diárias de vitaminas e nutrientes, então os sucos detox são a maneira mais fácil para se obter isso.

Vale notar que cada cor das hortaliças indica suas propriedades e benefícios, vejam:

  • Vermelho: ajudam a diminuir risco de câncer de próstata e são grandes fontes de vitamina C, como o tomate, rabanete, pimentão, etc.
  • Verde: as hortaliças de cor verde como a rúcula, brócolis, espinafre, agrião, salsa e couve atuam nas células do sangue, fortalecendo o sistema imunológico e previnindo o crescimento de tumores.
  • Branco: as hortaliças de cor branca como a cebola e couve flor ajudam a prevenir doenças como anemia, doenças cardiovasculares, câncer e outras.
  • Roxo: temos a beterraba, que é rica em ferro e ajuda na anemia, problemas do fígado, colesterol, etc.
  • Laranja: já na cor laranja temos a cenoura e a abóbora, que ajudam na prevenção de diarreias, bronquite, sarampo, asma e doenças de pele e ainda protege a visão.

As frutas também têm seu grande valor nutricional — contêm fibras e fitoquímicos, que previnem várias doenças, entre elas o câncer, e são excelentes no combate ao envelhecimento. Por isso, o consumo de frutas deve fazer parte de qualquer dieta nutricional. Veja abaixo alguns exemplos de seus benefícios:

  • Banana: fonte de potássio, regula a pressão arterial. É rica em vitaminas B e C, ferro, magnésio, manganês zinco e fluoreto.
  • Pera: rica em vitamina A, C, E e B12, contém alto teor de fibra, cobre e potássio.
  • Laranja: vitamina C, compostos anticancerígenos, previne o câncer de pulmão e estômago.
  • Limão: diminui o colesterol, é rico em vitamina C, antioxidante e combate o aparecimento de tumores.
  • Goiaba: rica em licopeno, estimula o sistema imunológico e ajuda na prevenção de câncer de próstata.
  • Morango: rico em antioxidante fonte de polifenóis, que protegem as doenças vasculares, principalmente o coração.
  • Uva: reduz os riscos de doenças cardiovasculares, combate coágulos, inflamações e colesterol alto e é fonte de antioxidantes.
  • Abacaxi: auxilia na digestão, contém fibras alimentares, vitaminas e minerais como o Zinco, Magnésio, Fósforo, Cálcio e Ferro.
  • Mamão: é altamente digestivo, laxante e antioxidante, contém vitaminas, minerais e ajuda no desenvolvimento do corpo.
  • Abacate: eleva o colesterol bom devido à gordura monoinsaturada, é rico em vitamina E, auxilia na prevenção das doenças cardiovasculares e melhora o sistema imunológico.

Conheça outros alimentos que são permitidos na alimentação detox

Além das frutas, verduras e legumes, você pode adicionar na sua alimentação detox alguns alimentos que beneficiam a sua dieta detox, veja abaixo:

  • Grãos integrais: contêm vitaminas e fibras que auxiliam no trânsito intestinal, além de ácidos graxos ômega 3, como a quinoa, aveia, chia e a linhaça. Você pode adicionar os grãos ao fazer o seu suco detox.
  • Limão: contém vitamina C, estimula o funcionamento do fígado e elimina toxinas. Pode acrescentar no seu suco detox ou tomar em jejum com água morna, porém não é recomendado para pessoas com problemas de úlceras ou gastrites.
  • Shitake: limpa o organismo e ajuda na formação de hormônios e neurotransmissores. Contém vitaminas do complexo B.
  • Água de coco: antioxidante, contém minerais e vitaminas A, B1, B2 e B5, que ajudam na desinflamação, além de estimular o funcionamento dos rins e contém.
  • Ovos caipira: fonte de proteína, melhora a pele, olhos e função do fígado e cérebro.
  • Azeito de oliva extravirgem: por ser rico em ácidos graxos monoinsaturados, melhora os níveis de colesterol no sangue e evita doenças cardiovasculares.
  • Castanha-do-pará: rica em substâncias antioxidantes, especialmente selênio, auxilia nos problemas de tiroide, reduz o risco de câncer, contém potássio, é antioxidante e ajuda no sistema cardiovascular. Duas castanhas-do-pará ao dia é o suficiente para a ingestão dos seus nutrientes.
  • Alcachofra: ajuda no funcionamento do fígado, é antioxidante, rica em fibras, vitaminas C e K e ajuda a diminuir o colesterol.
  • Aspargo: o aspargo é excelente para uma alimentação detox — é altamente nutritivo, combate o envelhecimento precoce, contém grande quantidade de ácido fólico, betacaroteno, magnésio, manganês e fósforo e é rico em fibras e vitaminas C, B e K.
  • Chás: os chás, além de limpar o organismo, desincham e melhoram o vigor da pele. Alguns chás como o de pimenta caiena, chicória, gengibre e o chá verde auxiliam muito na sua alimentação detox.

A alimentação detox lhe fornece todos esses benefícios e muito mais! Quer saber mais sobre o assunto e como ter uma vida saudável? Entre em contato com o Rituaali!

E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

alimentação detox

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.