A ansiedade é considerada o “mal do século” por algumas pessoas. E isso não é por acaso.
De acordo com os dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o Brasil é o país com mais ansiosos em todo o mundo: já somamos mais de 18 milhões de pessoas e nem todas buscam por um tratamento de ansiedade.
Quem convive com esse problema sabe muito bem o quanto ele afeta a qualidade de vida.
Insônia, dores pelo corpo, medo e preocupações excessivas — tudo isso faz parte do quadro da ansiedade, que nem sempre é fácil de ser tratada. Além do uso de medicamentos e da psicoterapia, contudo, existem outros métodos naturais para ansiedade que podem ser aliados no tratamento da ansiedade. Você também faz parte dessas estatísticas?
Continue a leitura!
Qual é a importância da visão multidisciplinar no tratamento de ansiedade?
Primeiro é preciso compreender que a ansiedade não é uma doença. Afinal, todos nós somos ansiosos e é graças a ela que conseguimos evoluir.
Ela, de forma natural, é benéfica e ajuda a nos prepararmos para situações de fuga ou ainda fazendo com que o medo nos impeça de seguirmos adiante em uma situação perigosa. Contudo, para algumas pessoas, esse sentimento está um pouco “desregulado”.
Ou seja, a ansiedade se torna patológica quando ela aparece sem nenhuma situação que justifique isso. Dentro do termo “ansiedade” existem muitos transtornos, como o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), a Personalidade Ansiosa e até a Síndrome do Pânico.
Além de tudo isso, a ansiedade ainda pode “andar de mãos dadas” com outros distúrbios psiquiátricos, como a depressão e as psicoses, exigindo um tratamento ainda mais intenso.
Por isso, se você está sentindo que a ansiedade tem trazido problemas a sua vida, é hora de procurar ajuda especializada.
Alguns dos sinais clássicos são:
- irritabilidade;
- tensão muscular;
- problemas gastrointestinais;
- taquicardia;
- falta ou excesso de apetite;
- insônia;
- dificuldade de concentração;
- vulnerabilidade e sentimento de alerta constante.
Embora o tratamento tradicional envolva medicamentos e a psicoterapia, a ansiedade é um distúrbio que engloba muitas vertentes. Principalmente porque esse é um sentimento natural do ser humano.
Geralmente, quem sofre de transtornos de ansiedade tem uma personalidade ansiosa e é difícil “reaprender” a ver o mundo.
Viver no “aqui e no agora” é um dos principais desafios dos ansiosos.
Desacelerar e modificar a forma de encarar os problemas e a vida, passando a ter uma visão mais leve, são medidas extremamente importantes para conseguir colher os frutos do tratamento.
Por isso, uma equipe multidisciplinar é fundamental, ajudando o ansioso a reconquistar os vínculos sociais e principalmente a se conectar consigo mesmo, reduzindo o ritmo e vivendo no presente (e não tão no futuro, como é costume de quem sofre com ansiedade).
Quais métodos naturais para ansiedade ajudam no tratamento da ansiedade?
Existem muitos métodos naturais para ansiedade que podem ajudar a tornar o tratamento de ansiedade mais proveitoso. As atividades físicas, por exemplo, ajudam a liberar endorfina, um hormônio importante no bem-estar, ajudando também a desacelerar a mente do ansioso. Além dos exercícios, existem outras práticas interessantes. Veja algumas delas a seguir!
Alimentação
Evite alimentos com alto teor de açúcar e de cafeína, por exemplo. Eles podem contribuir para exacerbar alguns sintomas, como a insônia, a agitação e o excesso de pensamentos, elementos que são comumente abordados ao se buscar métodos naturais para ansiedade. Além disso, consumir muito açúcar e gordura pode modificar a flora intestinal, aumentando a população das bactérias que se alimentam preferencialmente do açúcar.
Esses micro-organismos conseguem inibir a produção de serotonina, fundamental no controle do humor e da ansiedade. Alguns alimentos que podem ajudar a controlar a ansiedade, adequados como parte dos métodos naturais para ansiedade, são:
- frutas cítricas como laranja, limão, acerola, kiwi, morango e abacaxi são ótimas fontes de vitamina C e ajudam a reduzir a secreção do cortisol, hormônio ligado ao estresse;
- banana, que é rica em triptofano e ajuda a aumentar a produção de serotonina, melhorando a sensação de bem-estar;
- maçã, que é rica em zinco, selênio e magnésio, que juntos ajudam a reduzir a ansiedade;
- espinafre, que é uma ótima fonte de ácido fólico que ajuda na eliminação de resíduos químicos oxidantes produzidos pelo estresse (que pode contribuir para a ansiedade);
- chocolate com mais de 70% de cacau, rico em flavonoides, que é um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina; mel, que também favorece a produção de serotonina;
- frutas vermelhas, que são alimentos antioxidantes, além de ajudarem na redução do cortisol.
Hidroterapia
A hidroterapia consiste na realização de exercícios fisioterápicos dentro da água que ajudam, sobretudo, no relaxamento e também no alívio das dores musculares, aspectos frequentemente tratados nos métodos naturais para ansiedade.
Além disso, as atividades na água ainda podem contribuir para melhorar o sono, reduzir o estresse e promover um relaxamento mais profundo e intenso, o que é essencial no tratamento natural da ansiedade.
Fitoterapia
A fitoterapia se baseia no uso de princípios ativos de origem vegetal para tratar doenças, sendo uma abordagem comum entre os métodos naturais para ansiedade.
Alguns fitoterápicos que podem ajudar no tratamento da ansiedade são:
- melissa, também conhecida como erva-cidreira, que ajuda a acalmar levemente;
- camomila, que também possui um efeito calmante; erva-de-são-joão, muito usada no combate à depressão;
- valeriana, que ajuda a melhorar o sono;
- passiflora, que auxilia no controle das crises de ansiedade e também melhora o sono;
- griffonia, uma planta rica em 5-HTP, um precursor direto do neurotransmissor da serotonina, que ajuda a melhorar a sensação de bem-estar.
Massoterapia
É um conjunto de procedimentos usados para aliviar a dor muscular e combater o estresse, aspectos relevantes no uso de métodos naturais para ansiedade. A massoterapia promove o relaxamento muscular e mental, ajudando a aumentar a produção de dopamina e serotonina, favorecendo a sensação de bem-estar.
Muitos desses sentimentos ainda são potencializados com o uso de óleos essenciais terapêuticos durante as técnicas de massagem.
Como você viu, o tratamento de ansiedade pode ser potencializado com o uso de métodos naturais, ajudando a relaxar, a viver o aqui e o agora e a se conectar consigo mesmo (questões muito importantes para quem convive com transtornos de ansiedade).
Porém, é fundamental sempre buscar a ajuda de centros especializados e, claro, combinar esses métodos naturais com os tratamentos que você já realiza, como o acompanhamento com psicólogo e psiquiatra.
Você gostou deste conteúdo e ficou interessado nesses tratamentos? Então venha para o Rituaali! Faça sua reserva!
E aí, gostou deste post sobre os métodos naturais para ansiedade? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!