Como o contato com a natureza potencializa a saúde?

Conteúdos

Você consegue se lembrar da última vez em que esteve em contato com a natureza? Com a rotina atribulada, o ritmo intenso de trabalho e o tempo gasto dentro de automóveis, ter uma experiência ao ar livre durante o dia parece até uma realidade utópica. Mas, a ciência comprova: aqueles que conseguem ter contato com a natureza ganham benefícios para a saúde física e mental.

Um estudo publicado em 2016 pela renomada revista científica Nature revelou que passeios semanais em espaços arborizados podem prevenir aproximadamente 7% dos casos de depressão e 9% dos casos de hipertensão arterial. E não precisa ir muito longe: o mesmo estudo considera que 30 minutos já é o suficiente. 

Quer saber mais sobre os benefícios do contato com a natureza para a saúde? Continue lendo o artigo!  

contato com a natureza

Contato com a natureza: quais são os benefícios para a saúde?  

Abaixo, confira os benefícios que o contato com a natureza pode oferecer para a sua saúde.

1. Melhora da saúde mental 

Você já ouviu falar sobre a depressão sazonal que ocorre em locais pouco ensolarados do planeta? Nesses países, a interação entre pessoas diminui no inverno e há pouca exposição solar, o que leva a uma queda de vitamina D

A deficiência desse nutriente e seus sintomas ocasionam um desgaste na saúde mental que, a depender do tratamento dado, pode desencadear uma depressão.  

Um estudo realizado pelo periódico Health & Place, especializado em conteúdos ligados à saúde e natureza, revelou que aqueles que vivem perto do mar ou de um rio, têm seu estresse reduzido. Pois, acredita-se que o contato com a natureza nos deixa mais focado no presente e desacelera a mente.  

2. Redução dos riscos de hipertensão 

Para os cientistas, a resposta do nosso corpo ao contato com a natureza é a redução da pressão sanguínea. 

No Japão, por exemplo, eles adotaram um conceito chamado de “banho de floresta” que consiste em passar 15 minutos ou mais, durante o expediente de trabalho, em um parque ou bosque. Os estudos sobre a prática mostraram que houve uma redução no nível de cortisol (hormônio do estresse) e diminuição da pulsação e pressão arterial.  

3. Potencialização da memória 

A Universidade de Michigan fez um estudo em que dois grupos de estudantes foram submetidos a um teste de memória e, em seguida, um deles foi designado a caminhar em uma área arborizada, enquanto o outro foi para um centro urbano.

Ao voltarem para o centro de estudo, o mesmo teste de memória foi aplicado e o grupo que esteve em contato com a natureza apresentou os melhores resultados.  

4. Aumento da concentração 

Em parques, bosques ou praias, as pessoas tendem a manter sua atenção voltada à paisagem e a natureza, o que estimula o cérebro a turbinar a concentração.

Experimente ter contato com a natureza durante o seu dia de trabalho e depois volte a trabalhar. Com isso, é possível que a sua produtividade aumente bastante.  

5. Redução das doenças cardiorrespiratórias  

De acordo com uma pesquisa da Escola de Saúde Pública de Harvard, EUA, aqueles que moram próximos a parques e jardins têm maior longevidade e um menor risco de enfrentar doenças respiratórias. Isso porque estão menos expostos a poluentes oriundos da combustão dos automóveis.  

Contato com a natureza pode ser dentro de casa  

Já ouviu a frase “o feito é melhor que o perfeito”? Pois, ela se encaixa muito bem aqui. Se você não consegue estar em contato com a natureza ou passar a sua tarde em uma praça ou bosque, não se preocupe. 

Estudos revelam que passar por uma rua arborizada ou ficar alguns minutos observando o céu já fazem efeito no corpo humano. Outra solução é trazer a natureza para dentro da sua casa com plantas e hortas no quintal.

Confira outras soluções para ter mais contato com a natureza no dia a dia: 

  • mantenha uma planta na mesa do trabalho;
  • explore o seu bairro;
  • se possível, opte pela bicicleta;
  • deixe a sua casa mais verde com plantas;
  • tente encaixar visitas a parques e bosques na sua semana;
  • pratique atividades ao ar livre.

Busque por locais que valorizem o contato com a natureza

O Rituaali é um centro de saúde e SPA localizado em Penedo, no Rio de Janeiro, um bairro ecológico e cercado pela Serra da Mantiqueira, com paisagens deslumbrantes de cachoeiras, trilhas e quedas d’água. Por estar imerso na natureza, o Rituaali aproveita todos os benefícios que a natureza proporciona para potencializar o tratamento dos seus hóspedes.  

Nas terapias de SPA, por exemplo, a água, a argila, o carvão mineral, a dolomita, as plantas medicinais e os óleos essenciais têm papel de destaque. Eles são inseridos nos tratamentos dos hóspedes para devolver o bem-estar, potencializar a saúde mental e tratar incômodos como a dor de cabeça, as dores crônicas e insônia. 

Além dos tratamentos, o Rituaali oferece mais de 155 mil m² de área verde para os hóspedes aproveitarem em trilhas, atividades ao ar livre, caminhadas e momentos de relaxamento profundo. Para saber mais, acesse o Rituaali

E aí, gostou deste post sobre como o contato com a natureza ajuda na saúde? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Estamos felizes em anunciar que o Rituaali é um dos indicados ao prêmio de melhor spa do Brasil pelo World Spa Awards!

Esta é uma oportunidade incrível para sermos reconhecidos mundialmente,
e não podemos fazer isso sem você.
🏆 Melhor spa do Brasil

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.