Entenda qual o papel da fisioterapia no tratamento da dor

Descubra como a fisioterapia pode transformar sua qualidade de vida! Explore tratamentos inovadores para síndromes dolorosas como fibromialgia e lombalgias. Conheça técnicas como laserterapia, ultrassom e RPG para aliviar dores e melhorar sua saúde física e mental.

Conteúdos

Sabe aquela dor no corpo que chega aos poucos e, quando você se dá conta, já está atrapalhando o seu dia a dia pessoal e profissional?

Trata-se de um alerta de que algo não está funcionando bem e é hora de buscar ajuda médica, pois você pode estar sofrendo de síndromes dolorosas, como fibromialgia, lombalgias ou cefaleia. Nesse contexto, o uso da fisioterapia no tratamento da dor é crucial para amenizar o problema e aumentar a sua qualidade de vida.

A fisioterapia oferece recursos apropriados para tratar lesões dos sistemas muscular e esquelético. Por meio do diagnóstico correto da doença, com um exame clínico e o histórico do paciente, o especialista indica o tratamento específico para as suas necessidades. Se isso não acontece da maneira certa, podem surgir complicações que afetam a sua saúde permanentemente.

Quer se livrar das dores frequentes no corpo? Veja, abaixo, os diferentes tratamentos da fisioterapia que ajudam nesse processo!

fisioterapia

8 Papeis da fisioterapia no tratamento da dor

Laserterapia

O laser caracteriza-se como uma luz amplificada que age de forma diferenciada, conforme cada área em que é aplicada. A ação dessa ferramenta reduz o tempo de tratamento e auxilia na cicatrização de ferimentos, no fechamento de feridas pós-operatórias e úlceras, bem como nas enfermidades inflamatórias e degenerativas que acometem os membros.

Quando aplicado na fisioterapia a partir de pontos gatilhos, o laser é capaz de aliviar a dor, oferecendo benefícios para lesões em tecidos moles, como músculos, ligamentos e tendões, e também fortalece esses dois últimos.  

Infravermelho

Apontado como uma alternativa moderna para os fisioterapeutas, o infravermelho é utilizado para trabalhar o calor mais profundo, promovendo o aquecimento da parte do corpo que deve ser tratada.

O equipamento funciona com base em ondas eletromagnéticas, sendo que elas variam de 760nm a 15.000nm, e são consideradas terapêuticas aquelas que se aproximam de 100nm.

Geralmente, essa técnica é usada na estimulação por termoterapia e é recomendada para o tratamento de lesões, visto que tem um grande efeito analgésico. Ao aplicar o infravermelho, você sente uma sensível melhora no seu bem-estar e facilidade para executar os demais exercícios da fisioterapia.

Ultrassom

O uso do ultrassom é bastante comum nos tratamentos fisioterapêuticos, principalmente para tratar lesões de tecidos moles. Os seus efeitos incluem a redução de estados inflamatórios e da dor, o que aumenta a mobilidade funcional e diminui o tempo de recuperação do paciente.

Essa terapia é feita por meio de estimulação térmica, aplicando o princípio de vibração de moléculas, que aquece intensamente a área interna da parte do corpo tratada. A opção é recomendada para reduzir as dores musculares e ósseas originadas por lesões e problemas de postura.

Além disso, é importante ressaltar que o ultrassom é indolor e prazeroso. Também é considerado mais vantajoso em relação às técnicas manuais, como compressão isquêmica em situações em que há dor diante de toques ou massagens. 

RPG

A Reeducação Postural Global (RPG) é conhecida como uma técnica da fisioterapia que tem a finalidade de estimular a reeducação posicional do corpo. Assim, trata-se de uma modalidade que traz melhorias comprovadas para os problemas dorsolombares e de má postura, como a escoliose e a cifose.

Na maioria das vezes, os resultados proporcionados pela RPG são superiores aos obtidos pelos métodos tradicionais da fisioterapia, agindo tanto na correção da postura quanto no alívio da dor.

TENS

O TENS (Transcutane Electric Nerve Stimulation ou Estimulação Nervosa Elétrica Transcutânea) é uma modalidade usada na eletroterapia, que se dá por meio da utilização da eletricidade para provocar estímulos ou choques de leve potência nos músculos.

No geral, usam-se aparelhos específicos que emitem impulsos elétricos diretamente na pele. Quando estes são recebidos pelo corpo, ativam os mecanismos de controle interno do sistema nervoso, resultando em uma ação analgésica.  A técnica é indicada para amenizar a dor e agir na redução da atrofia muscular.

Drenagem linfática

Popular e eficaz, a drenagem linfática consiste em desobstruir os vasos linfáticos, o que é realizado pelo deslizamento das mãos na região tratada, ajudando na redução de edemas. É muito aplicada em pacientes oncológicos, sobretudo naqueles que foram submetidos à extração dos linfonodos axilares por conta do câncer de mama

O recurso ainda pode ser adotado como forma de prevenir ou tratar edemas gelóides, enxertos, queimaduras e acne.

Hidroterapia

A hidroterapia, também chamada de aquaterapia ou fisioterapia aquática, é uma atividade de cunho terapêutico que visa a execução de atividades físicas dentro de uma piscina com água em uma temperatura aproximada de 34ºC e com o auxílio de um fisioterapeuta.

O contato com a água possibilita a realização de movimento de maior impacto, contribuindo para com a redução da dor e fadiga, além de melhorar consideravelmente a qualidade do sono.

Com essa técnica, é possível fortalecer os músculos, aumentar a amplitude das articulações, melhorar a circulação sanguínea e o funcionamento cardiorrespiratório e diminuir o estresse.

Massoterapia

O conceito de massoterapia se baseia na aplicação de técnicas de massagem, que não só previnem o estresse e proporcionam relaxamento, como também tem fins terapêuticos, esportivos e estéticos. O tratamento se dá por meio da manipulação dos tecidos moles do corpo, incluindo terapias térmicas, movimentos nas articulações e vibrações.

Quando acumulamos muitos problemas, um dos primeiros sintomas a aparecer é a dificuldade para relaxar o corpo e a mente — algo que deveria acontecer de forma natural. Isso é resultado do excesso de tensão, que acaba por deixar os músculos doloridos.

A massagem favorece o processo de relaxamento dos músculos de diferentes maneiras. Ao amassar os músculos, há uma melhora na circulação e distribuição do sangue — devido ao fato de o calor gerado pela fricção dilatar os vasos. Assim, os músculos ficam mais bem nutridos e relaxados, aliviando a dor.

Como podemos perceber, a fisioterapia no tratamento da dor é muito importante a fim de recuperar a saúde das pessoas, pois as suas técnicas melhoram as funções das estruturas que foram prejudicadas pelo processo doloroso. Contudo, para que a intervenção seja bem-sucedida, é necessário que tanto o fisioterapeuta quanto o paciente cumpram com as suas responsabilidades.

É preciso que o profissional realize um diagnóstico detalhado com o objetivo de prescrever a técnica de tratamento mais adequada às condições do paciente, assim como o mesmo deverá se comprometer a realizar as sessões com o programa de atividades e tomar os cuidados indicados fora do consultório.

E aí, gostou deste post sobre fisioterapia no tratamento da dor? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Referências:

  • https://www.tuasaude.com/rpg-reeducacao-postural-global/

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.