Equipe multidisciplinar na saúde e sua importância

Você sabe qual a importância de uma equipe multidisciplinar na saúde? Neste artigo, vamos explicar o que é e seus benefícios.

Conteúdos

Graças a Deus já foi tempo em que a maior preocupação dos médicos era apenas tratar e curar enfermidades. Hoje, percebemos como a medicina preventiva e uma equipe multidisciplinar na saúde são importantes para evitar Doenças Crônicas Não Transmissíveis como diabetes, hipertensão e câncer.  

Como Clínica especializada em Medicina do Estilo de Vida percebemos que ainda existe muito desconhecimento sobre esse tema. Neste artigo, vamos explicar tudo isso e ressaltar como essa abordagem é importante para sua saúde, bem-estar e longevidade.  

Equipe multidisciplinar na saúde, o que é afinal de contas? 

Ter a sua disposição uma equipe multidisciplinar de saúde é poder contar com a atenção e conhecimento de múltiplas áreas e profissionais não só durante o tratamento, mas também como estratégia de prevenção de doenças.  

Por exemplo, no combate a doenças cardiovasculares causadas pela obesidade ou má alimentação. Ao invés de somente tratar o problema com a ajuda de um médico cardiologista, o paciente passa por outros profissionais para acompanhar agravantes e pontos de atenção.  

Esse paciente hipotético, poderia dentro deste cenário, contar com o acompanhamento de nutricionistas, médicos do esporte, ortopedistas e até mesmo terapeutas.  

Esse último profissional é crucial, contudo, infelizmente, nem sempre é levado em consideração durante o tratamento e prevenção de doenças. Muitas doenças e comportamentos possuem um forte fundo emocional e aprender a identificá-los é crucial.  

Motivo pelo qual uma abordagem multidisciplinar dentro da Medicina do Estilo de Vida deve considerar diversos fatores, não só físicos, mas também emocionais e espirituais.  

Em conjunto esses profissionais averiguam o estado de saúde do paciente e decidem os objetivos e estratégias de tratamento ou prevenção

A primeiro momento, pensar toda essa integração entre as diferentes áreas pode parecer difícil, mas não é. A chave é escolher profissionais que já seguem essa abordagem e saibam da importância de ver a saúde do paciente como um todo e não apenas de forma isolada.  

Quais são os benefícios da equipe multidisciplinar na saúde?  

Melhora da saúde e qualidade de vida do paciente

A qualidade de vida apresenta uma grande melhora quando seus problemas de saúde são tratados de forma integral e multidisciplinar, sobretudo naqueles onde o sobrepeso, estresse e ansiedade possam ser fatores agravantes.  

Tratamento e atendimento completo e individualizado 

É muito mais do que dizer que tem um problema e receber uma receita genérica para apenas tratar ou controlar a doença.  Quando se tem um tratamento individualizado os médicos te escutam para saber como ajudar para além das suas especialidades. Cada pessoa é única e sua vida e saúde também.  

Conforto e segurança 

Quando bem tratado o paciente se sente mais seguro quanto ao tratamento aplicado. Essa sensação ajuda sobretudo a controlar a ansiedade.  

Melhora o quadro clínico de doenças simples e complexas 

O cuidado multidisciplinar ajuda a impedir o agravo de doenças simples e a controlar os efeitos colaterais de casos mais complexos.  

Aqui no Rituaali não atendemos casos graves, mas como Clínica especializada em Medicina do Estilo de Vida entendemos a importância e benefícios de uma equipe multidisciplinar na saúde.  

Nossos hóspedes que aqui chegam participam de uma avaliação completa de saúde e são direcionados sobre a melhor estratégia de combate aos sintomas.  

Alguns dos serviços que disponibilizamos são: 

  • Massagens e tratamentos terapêuticos; 

  • Reeducação alimentar; 

  • Atividades físicas; 

  • Workshops e palestras educacionais que ajudam a pessoa a conseguir mais saúde e qualidade de vida no mundo lá fora; 

  • Consultas médicas com diversos profissionais como cardiologistas, ortopedistas, nutricionistas e terapeutas comportamentais durante a estadia.

Você sabia o quanto uma equipe multidisciplinar na saúde poderia contribuir para sua qualidade de vida e longevidade? 

E aí, gostou deste post? Então assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos direto no seu e-mail!

Viva Rituaali

Compartilhe esse post:

WhatsApp
Facebook
Email

Procurando por conteúdos de saúde, simples e práticos?

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Talvez você também goste disso:

Assine agora 🍃

Receba conteúdos relevantes, descomplicados e objetivos sobre qualidade de vida e longevidade.

Não fique com dúvida. Pergunte e nós respondemos.

Envie sua dúvida

Envie suas perguntas abaixo (anonimamente) e nosso especialista poderá respondê-las em uma próxima edição de nossa newsletter.

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.